"Belém, 15 de dezembro de 2008.
INFORMÁTICA EDUCATIVA - NTE I & NTE II / BELÉM DO PARÁ
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
CONGRATULAÇÕES PARA OS NTE
"Belém, 15 de dezembro de 2008.
Vencedores do I Concurso Estadual de blogs
3º lugar – Professora Daniela Torres – Bragança
Na categoria Blog de escola
1º lugar Escola Helena Guilhon – Belém
2º lugar Escola Rui Barbosa – Tucurui
3º lugar Escola Simão Jacinto – Tucurui
Os vencedores ganharam computadores, pen drives, microsystems, caixa amplificada entre outros prêmios.
Professor Cavalcante ex-coordenador do CTAE e atual diretor da DITEC ressalta que o evento “Concurso de blog” iniciativa do NTE Belém em 2007, contemplando apenas os blogs das escolas da região metropolitana de Belém, hoje transformado em uma política estadual permanecerá por muitos anos, pois tal iniciativa está construída em uma base sólida. Vanja, coordenadora interina do CATE afirma que a tendência desse evento é cada vez mais ser implementada para que a cada ano aconteça com mais qualidade e que a novidade do próximo concurso é inserção da categoria aluno.
Cavalcante com muito orgulho enfatiza que apenas os NTE de Redenção e Altamira ficaram de fora desse concurso, mas acredita que no próximo, esses NTE avancem nessa perspectiva de blogs e façam parte, não por imposição e sim por adesão. Ressalta ainda que é muito bom ver que outros blogs estão nascendo e dando visibilidade às suas escolas, como o Miriti blog, alunos argonautas, que também farão sua premiação de blog.
Para encerar, Professor Cavalcante agradece a todos e em especial a equipe do CTAE que envolveu, que lutou, brigou internamente para conseguir o apoio e os prêmios.
Cavalcante encerra o evento dizendo: “Estou muito orgulhoso de nossos professores. Orgulhoso de nossos alunos, orgulhoso de nossas escolas. Nós podemos ter todos os defeitos do mundo mas temos uma virtude – gostar de escola”.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
BLOG PARA COMBATER A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Desde sua criação em 1998, que o NTE vem trabalhando na perspectiva da Inclusão Digital como um dos instrumentos de cidadania, e na Formação de Professores para o uso das TIC como propulsora de melhorias no ensino-aprendizagem. E desde que iniciou suas oficinas de criação de Blogs para escolas da rede pública estadual, em 2007, sempre acreditou nos blogs como poderosos auxiliares pedagógico na formação curricular, social e crítica do estudante. Algumas postagens nos blogs das escolas ilustram bem essa condição (Clique no número para ver algumas: 1; 2; 3; 4). Também já havíamos observado o potencial dos blogs das escolas como instrumento de denúncias, tanto por parte de professores, quanto de alunos e seus responsáveis (Clique no número para ver algumas: 1; 2).
O NTE parabeniza a Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPOE) pela brilhante idéia e iniciativa, e espera que os Blogs também sejam ferramentas de promoção de ambiente de paz e tranquilidade no chão da escola.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Turmas de Nov/2008
FORMAÇÃO EM ABAETETUBA
BLOGS: ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO
Os blogs podem ser ferramentas estratégicas na formação do aluno, pois oportunizam uma interação mais que perfeita entre a leitura e a escrita, entre a pesquisa e a produção textual (ou gráfica) dela oriunda. Não há contra indicações nem limites pedagógicos para o uso de Blogs, a não ser a falta de formação do professor.
Para contribuir com essa formação, sugerimos que assistam a apresentação a seguir, montada pelo Prof. Simão Pedro Marinho. É um manual básico para a criação de blogs no Blogger, e traz alguns textos muito interessantes sobre Blogs Educacionais. Confiram:
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
TECNOLOGIAS DIGITAIS E CURRICULO
O trecho a seguir foi extraído da ementa da disciplina, e pode servir como mote para algumas reflexões que iremos desenvolver no FÓRUM criado no ambiente e-proinfo, e no CHAT do dia 12/12 às 16h, onde os professores-cursistas das turmas 17 e 18 participarão.
O uso de tecnologias na educação suscita o embate entre dois importantes temas no panorama educativo atual: tecnologias e currículo. Os estudos desses dois temas têm se realizado em disciplinas acadêmicas consolidadas desenvolvidas de modo independente, o que tem conduzido à produção de concepções teóricas e atividades práticas nem sempre coerentes entre si. No entanto, as bases para o uso de tecnologias na educação se apóiam no campo da educação e as tecnologias podem trazer contribuições significativas à educação se houver clareza da intencionalidade pedagógica, isto é, se o seu uso ocorrer integrado com a concepção e o desenvolvimento de um projeto curricular, e voltado para o desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL NA ESCOLA ESTADUAL D. HELENA GUILHON
Nesse particular, queremos destacar o trabalho dos professores Eric Ulisses (acesse seu blog AQUI) e Sidney Silva, que participaram do curso na sua primeira edição de 2008, no período de agosto a outubro. Os referidos professores foram da turma do Prof. Alberto Gomes, e após o curso foram lotados na recém-inaugurada sala de informática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio D. Helena Guilhon, e já tomaram a iniciativa de realizar uma oficina com o objetivo de promover a inclusão digital para a comunidade escolar. Nesse projeto foram orientados pelo Prof. Alberto Gomes.
A oficina acontece na própria escola, nos dias 02, 03 e 04/12, atendendo 60 professores nos turnos da manhã, tarde e noite. Os professores fazem uso da apostila “Introdução à Educação Digital”, elaborada pelo NTE, cujo conteúdo traz os seguintes temas: Conhecendo o Computador; Introdução ao BotoSet Linus; Internet, Pesquisa escolar e Intercâmbio; Edição de Textos e Apresentação Multimídia.
* Foto da sala de Informática do Escola D. Helena Guilhom, obtida do blog do professor Eric.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
PROJETO MINHA ESCOLA NA WEB & O CONCURSO DE BLOGS
O concurso encerrou-se na sexta-feira passada, dia 28, com a cerimonia de entrega de certificados a todos os participantes e a premiação dos 10 melhores blogs, escolhidos pelo nosso júri. Foi uma cerimonia simples, mas que encheu de satisfação tanto os participantes do concurso quanto nos, os organizadores e executores.
Das 23 escolas participantes do concurso de blogs apenas uma não compareceu. Inclusive é uma das 10 melhores. Cada uma dessas escolas recebeu um aparelho de som microsistem, enquanto a professora responsável pelo blog classificado em primeiro lugar (Escola do Outeiro), ganhou uma impressora. Mas todos os professores de sala de informática, que criaram e administraram os blogs, receberam uma lembrança do evento, coisa de pouco valor, mas que representava nosso esforço no sentido de reconhecer seus méritos no trabalho com o blog da escola, na coordenação dos alunos e colabordores, na construção de parcerias e na habilidade de envolver os colegas.
Um dos momentos de maior destaque na cerimonia teve a participação de alguns alunos colaboraradores nos blogs, além dos depoimentos de professores(as) responsáveis pelos blogs e de gestores; como o caso da diretora da Escola Paulino de Brito, que foi chamada pelo Prof. Franz para fazer um rico e significativo depoimento a respeito do quanto o blog dinamizou o colégio e despertou o interesse dos alunos, contribuindo para melhorar seu desempenho.
Estamos vendo surgir e crescer um novo conceito de ensinar mediado pelo computador e com o uso da Web, nas escolas públicas da rede estadual paraense. E acreditamos que ao introduzirmos o uso de Blogs como instrumentos para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, o NTE deu esse passo significativo para a melhoria da educação pública no estado, possibilitando ao aluno e ao professor uma forma de ter prazer em ensinar e em aprender.Um dos reflexos desse evento é o fato de que muitos professores nos tem procurado para aprenderem a construi blogs para suas escolas. Eles perceberam o quanto essa ferramenta pode incrementar o trabalho pedagógico. Em breve teremos uma grande teia de blogs interligando centenas de escolas da rede pública do Pará, e em todas os alunos estarão mostrando o que estão aprendendo, os professores mostrando como estão ensinando, o pessoal de apoio revelando também seu papel no processo e a equipe técnico-pedagógica mostrando como administra tudo isso. Nesse dia, a educação no Pará deixará de apresentar os níveis baixos que nos envergonham atualmente.
Em 2009 daremos continuidade a esse projeto, e já temos a promessa do Coordenador do CTAE, Prof. Luiz Cavalcante, que o próximo Concurso será em nível estadual. Aguardem!
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
CURSO MIDIAS NA EDUCAÇÃO
Aconteceu nesta terça-feira, dia 25/11, no Hangar-Centro de Convenções da Amazônia, a aula inaugural do 3º Curso de Mídias na Educação do Estado do Pará, realização da Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Educação-CTAE/SEDUC em parceria com o MEC e a Universidade Federal do Pará.
Essa é o 15º Encontro de Cursistas do Mídias na Educação e a 15ª aula, que atualmente envolve 106 dos 143 municípios do estado. Nesta edição do curso, o Pará ocupa a segunda colocação em número de inscritos, com cerca de dois mil, perdendo para o estado da Bahia, que possui mais de três mil cursistas.
Na cerimônia de abertura, estiveram presentes à mesa o Sr. Otacílio Amaral Filho, Diretor da Faculdade de Comunicação da UFPA e Coordenador do Curso no estado; a Profa. Socorro Brasil, Secretária Adjunta de Educação; Prof. João, Secretário Adjunto de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia/SEDECT; o Prof. Wilson da Costa Barroso, Diretor da DENDIC- Diretoria para Diversidade, Inclusão Digital e Cidadania; a Profa. Carmem Prata/MEC, Coordenadora do E-ProInfo e Portal do Professor, o Prof. Alexandre Mathias Pedro, Coordenador Nacional do Mídias na Educação/MEC e o Prof. Luis Cavalcante, Coordenador do CTAE.
As palestras de abertura foram proferidas pelos professores Ezio Lamarca, Fundador do Grupo Linux Paid’Égua, e pelos representantes do MEC. O Prof. Enzio que falou dos softwares livres; a Profª Carmem Prata procurou mostrar como o professor pode trabalhar um tema de sua disciplina, utilizando as tecnologias da Informática, com o tema “Conteúdos Livres para a Educação”, apresentando o pacote de conteúdos do Proinfo Integrado e do Portal do Professor, mantidos pelo MEC/SEED, enquanto o Prof. Alexandre Mathias apresentou o tema “Inclusão Digital, Educação a Distância e Formação de Professores”, vaticinando que os próximos 5 anos trarão mais mudanças do que os últimos 30 anos. Na ocasião, o Prof. Aderilson fez um relato de experiência da participação da Escola Estadual Agostinho Monteiro no programa Educarede. Segundo informou o Prof. Cavalcante, o conteúdo das palestras estaão disponíveis no portal da SEDUC.
No horário da tarde aconteceram as palestras dos professores Benedito Ferreira, da UFPA, e Antônio José, da UEPA, que apresentou alguns softwares de animação baseados em linguagem Logo, como o Scratch. Em seguida o Prof. Franz Pereira, em nome do NTE, falou sobre Blogs na Educação e apresentou a experiência do I Concurso de Blogs realizado pelo CTAE/NTE. E o dia foi encerrado com o Prof. Orcimar Marcelo, do CTAE, que falou sobre o cadastramento dos cursistas no ambiente do e-Proinfo, e deu outros informes.
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
PREMIAÇÃO DOS MELHORES BLOGS DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE 2008
Convidamos todos os blogs participantes do I Concurso de Blogs de Escolas Públicas Estaduais da Grande Belém-2008 para receberem os certificados de participação e assistirem a cerimônia de premiação dos 10 melhores, que se realizará nesta sexta-feira, dia 28 de novembro, no Gold Mar Hotel, localizado na Rua Prof. Nelson Ribeiro, 132 (Próximo a Fundação Curro Velho), às 16 horas. Esperamos contar com a presença dos gestores, dos professores responsáveis pelos blogs e de seus alunos colaboradores.
Esta cerimônia acontecerá dentro do evento "Educação e Diálogos", promovido pela Secretaria Adjunta de Ensino-SAEN, da Secretaria de Estado de Educação-SEDUC, cujo foco é a discussão de temas relacionados com a educação, com vistas a contribuir para a formação de gestores e técnivos de URES e USES.
Atenção: Por uma questão de espaço, solicitamos que atentem para o número máximo de cinco (5) pessoas por escola.
LOCAL: GOLD MAR HOTEL
ENDEREÇO: Rua Prof. Nelson Ribeiro, 132 - Entrada pela Av. Pedro Alvares Cabral, próximo a Fundação Curro Velho.
HORÁRIO: 16 HORAS
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
OS BLOGS VENCEDORES DO CONCURSO 2008
Finalmente podemos divulgar os 10 melhores blogs e vencedores deste certame. Já temos a relação dos blogs vencedores do nosso 1º Concurso de Blogs de Escolas Públicas Estaduais da Grande Belém.
Depois de semanas de trabalho árduo para analisar e selecionar os melhores blogs dentre os 24 inscritos, finalmente nossa equipe de jurados concluir sua missão. Durante esse processo foram observados, como critérios para a avaliação, diversos elementos constituintes do blog, tais como: Título, logomarca, identificação da escola, conteúdo, elementos de página, quantidade de postagens, quantidade de acesso e de comentários, participações e colaborações de alunos e professores no blog. Nosso júri foi composto pelo Prof. Cavalcante (SEDUC), Profa. Sandra Trindade e equipe do SET (UFPA), e da Profa. Jenny Horta (Niterói-RJ). Todos especialistas em Informática Educativa e profundos conhecedores de Blogs e dos recursos da Internet para a educação. Agradecemos profundamente a participação dessas pessoas, que encontraram tempo em meio a sua estafante jornada diária de trabalho para nos ajudar nesse projeto. Muito obrigado, pessoal! Agradecemos também a colaboração do CTAE, que nos cedeu os prêmios para os 10 blogs classificados, aos Profs. Alberto Gomes, Mário Thomaz Neto (NTE) e a SBEM-Pará, que colaborou com Pendrives para a premiação de Melhor Blog, Postagem com mais Comentários, Blog mais visitado.
A cerimônia de premiação acontecerá dia 28/11. Mais tarde divulgaremos maiores detalhes.
Vejam agora a lista dos 10 classificados. (Clique na imagem para aumentar)

segunda-feira, 3 de novembro de 2008
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
PRA QUE SERVE UM BLOG?
Entendemos, também, que toda pessoa tem algo para dizer a outra, algo de si; e um blog pessoal é um excelente instrumento para isso, desde que o indivíduo se encontre naquilo que escreve e, principalmente, que escreva sobre algo que goste realmente. Um exemplo excelente disso é o depoimento da profª Cristina Mácula, da turma do Prof. Dilson Aires.
O depoimento da professora Cristina é a expressão mais clara daquilo que buscamos ao ensinar. Parabéns, professora Cristina, e que seu blog seja uma fonte permanente de satisfação e partilha.

Até que um dia, meu professor, o Mestre Dilson, disse que todos os alunos deveriam criar um Blog... AAAAAH!! O que vou dizer no Blooooooog??? Pelo amor de Deeeeus!!...
Passado o desespero inicial, lembrei de um antigo sonho: conversar com o mundo sobre os meus filmes prediletos. Pronto!
Nunca usei tanto um 'computer', nunca digitei tanto, nunca tive tanto o que escrever, nunca estive tão empolgada na frente da 'internet' e nunca fui tão feliz!!!
De cinéfilo para cinéfilo, quero compartilhar com você, como nunca o fiz , a minha paixão: filmes.
E... nunca diga nunca.
* Imagem criada pela autora no TuxPaint, e postada no seu blog
---------------

Os discursos oficiais das autoridades públicas na abertura, em conjunto com membros da sociedade civil, fazem um balanço das atividades para inclusão digital realizadas pelo governo, indicando de forma ampla o tom do evento nos diversos paineis, oficinas e debates realizados até o encerramento da Oficina, dia 7/11.
*Texto extraído do site oficial
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
ENCERRAMENTO DO CURSO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Encerra-se nesta semana mais um curso de formação continuada em Tecnologias na Educação para professores da rede pública estadual, com carga horária de 100 horas. Esta formação faz parte da programação do MEC/SEED, executada pelos NTE de todo país, que pretende atingir 200 mil professores até 2010.
Nesta formação o NTE de Belém criou 12 turmas e vai certificar cerca de 120 professores. Um dos objetivos dessa formação é identificar professores que apresentam perfil para assumir a coordenação das salas de imformática das escolas, além de buscar sensibilizar os professores para empregarem as TICs na sua prática pedagógica, fazendo uso dos recursos tecnológicos disponiveis nas Salas de Informática de suas escolas.
A cerimônia de encerramento e certificação acontecerá dia 07 de novembro, às 14 horas, no auditório do CISNE, na Av. Almirante Barroso, ao lado da Igreja de Santa Cruz.



NOVAS TURMAS
Durante os dias 23 e 24 de outubro estamos realizando a confirmação das pré-inscrições e a formação de novas turmas, com a mesma configuração, objetivos e propostas. Este novo curso está previsto para ser desenvolvido no período de 03 de novembro de 2008 a 15 de janeiro de 2009.
Para maiores esclarecimentos, ligue para 3276 2223.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
FINALISTAS DO CONCURSO DE BLOGS
Um dos projetos desenvolvidos pelo NTE desde setembro de 2007 tem sido o de construção de Blogs. Como resultado das oficinas ministradas para professores de Salas de Informática de escolas públicas estaduais, em setembro/2007 e abril/2008 no NTE, foram construídos 44 blogs. E objetivando difundir e estimular seu emprego como ferramenta didático-pedagógica capaz de promover melhorias no processo de leitura e escrita de alunos, enquanto funciona como instrumento de divulgação e de acompanhamento das ações desenvolvidas na escola, foi criado o I Concurso de Blogs de Escolas Públicas Estaduais, que chegou ao final no mês de setembro com 23 blogs inscritos.
Para o Prof. Franz Pereira, criador do projeto e coordenador do concurso, ainda que o Concurso não tenha envolvido todas as escolas com blogs, esse número de participantes (50%) representa um sucesso e revela um interesse significativo pelo projeto, tanto por parte de professores das salas de informática quanto de alunos. Eles sabem que os blogs se revelaram uma excelente vitrine para o mundo e através dela a escola, como um todo, tem mostrado sua cara. O professor agora pode mostrar o que ensina e o aluno mostrar o que sabe e aprendeu pra todo mundo. Alguns projetos, que não saíam dos muros escolares, agora podem ser apreciados e avaliados por pessoas que acessam a Web em todos os cantos do mundo. Um exemplo é o Blog do NAAHS, com excelentes trabalhos de alunos, e que já conta com quase dois mil acessos e visita de dezenas de países.
O Prof. Franz lamenta, no entanto, que este primeiro concurso não tenha contado com o patrocínio cultural das principais lojas de informática da cidade que foram procuradas por ele. Somente Sociedade Brasileira de Educação Matemática-SBEM-Pará apoiou o evento. E espera que no próximo ano a segunda versão do concurso tenha mais apoio, e prêmios melhores.
E quanto aos ganhadores do concurso? Já estamos recebendo dos Srs. jurados os resultados e procedendo a análise e contagem dos pontos. Até o final de outubro estaremos divulgando os vencedores e convidando-os para receberem os prêmios a que tiveram direito. O CTAE e NTE pretendem fazer a entrega dos prêmios aos 10 melhores blogs e certificados a todos os participantes durante uma cerimonia oficial.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
BLOGS CRIADOS NO CURSO DE FORMAÇÃO-2008
Vejam abaixo e à direita, em "BLOGS CRIADOS NO CURSO DE FORMAÇÃO-2008", os links para os blogs criados pelos nossos cursistas.
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
INAUGURAÇÃO DO NTE PROF. WASHINGTON LOPES

O evento contou com a presença da família do homenageado, do Prof. Wilson Barroso (diretor da DEDIC), representando na ocasião a Secretária de Estado de Educação; Diego Cardoso (diretor da DITEC); Prof. Luiz Cavalcante (coordenador da CTAE), Profª Bertolina Silva (coordenadora estadual do Proinfo Integrado); Prof. Juscelino Hernandez (coordenador do NTE); Profª Marcelina Pereira (representante do NAVEGAPARÁ na SEDUC), da equipe do NTE, além de diretores de USEs e de escolas, coordenadores de Salas de Informática, de alunos e convidados.

Foi ressaltada a importância do trabalho do NTE na formação continuada de professores, gestores e técnicos para o uso das TIC, bem como a contribuição do homenageado como um dos pioneiros na implantação da Informática Educativa no estado. Dentre as diversas atividades de formação continuada, foi destacado o papel educomunicativo dos Blogs das escolas assessoradas pelo NTE.
A cerimônia culminou com uma apresentação lítero-cultural feita pelos alunos da Escola Estadual Palmira Gabriel, e com o descerramento da placa alusiva ao evento.
Assista o vídeo da inauguração
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Estudantes de Pedagogia em palestra no NTE

No dia 11 de setembro próximo passado, o NTE recebeu a visita da Turma SPDN 22, formada por alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú. A visita do grupo de estudantes universitários fez parte de uma pesquisa de campo para a disciplina Tecnologia de Informação e Comunicação, ministrada pela professora Suzane Christine Luz Fernandez, que acompanhava a turma.
Como parte da programação, os alunos também ouviram uma palestra ministrada pelo coordenador do NTE, Prof. Juscelino Hernandez. Durante seu discurso o prof. Hernandez fez um histórico da Informática Educativa no Estado do Pará, apresentou o Programa Nacional de Informática Educativa-ProInfo Integrado, falou da importância do Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE na formação continuada em Tecnologias na Educação para os professores da rede pública estadual, e do papel das Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC para a educação e formação do homem contemporâneo.
Em seguida o prof. Hernandez abriu espaço para perguntas, respondendo as questões que faziam parte do formulário da pesquisa, bem como oportunizando um debate produtivo e enriquecedor.
Queremos, assim, registrar a nossa satisfação em ter contribuído para a ampliar os conhecimentos desses futuros profissionais da educação na área da Informática aplicada a educação, bem como parabenizar a professora Suzane pela dedicação demonstrada, e dizer que o NTE está sempre de portas abertas para receber pesquisadores, professores e estudantes que desejarem agendar atividades semelhantes a esta.
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
ENCONTRO REGIONAL DO PROINFO INTEGRADO


O ProInfo é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED/MEC criado em 1997 em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais, para promover o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação –TIC na rede pública de ensino fundamental e médio. Nos últimos anos o Proinfo ficou num estado hibernativo, e em alguns estados praticamente ficou inoperante. Por isso, estamos satisfeitos em ver a retomada deste programa tão importante e significativo para a educação pública nacional.
NOTA: Nas fotos, o Secretário de Tecnologia da SEDUC, Murilo Monteiro saúda os participantes; a Coordenadora Geral de Formação em EAD do MEC, Profª. Simone Medeiros apresenta o Painel 1; o Prof. Dr. Adalberto Tornaghi, da UFRJ apresenta a palestra "EScola faz Tecnologia, Tecnologia faz Escola", e o Prof. Cavalcante, Coordenador da CTAE/SEDUC fala na abertura do Encontro. Clique nas fotos para aumentar
OFICINA: PROJETOS DE INTERCÂMBIO MEDIADOS POR COMPUTADOR
APRESENTAÇÃO DA OFICINA
“Um professor deve ser um Mestre de vôo”
Rubem Alves em uma de suas inúmeras crônicas dedicadas à refelexão sobre os atos de ensinar e aprender nos diz que: "Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas gaiolas prendem. Escolas asas fazem voar."
As oficinas de assessoramento do NTE-Belém têm procurado fornecer aos professores lotados nas salas de informática, não só uma oportunidade de reflexão para viabilizar práticas significativas utilizando as TIC, como, sobretudo, estimular a elaboração e a implementação próprias, pessoais, criativas, de atividades e projetos para que, em um amplo sentido, suas escolas concretizem o objetivo sugerido pelo Mestre de Campinas.
A Oficina “Projetos de Intercâmbio mediados por computador” inscrevesse nessa linha de ação, procurando fornecer subsídios que propiciem à comunidade escolar, oportunidades para a descoberta do mundo que a rodeia, próximo ou distante, através do uso das TIC e, assim, caminhar na direção de um ensino-aprendizado mais autônomo e colaborativo, aberto aos diferentes contextos de que fazemos parte.
Pretende-se, portanto, no decorrer da oficina, refletir sobre estratégias que possibilitem intercâmbios mediados por computador com o objetivo de diversificar as situações pedagógicas, desenvolver competências cooperativas como as de comunicação, mutualização de saberes, co-produção, co-aprendizagem e, assim, reforçar as lógicas coletivas de entre-ajuda e de solidariedade, moderando as lógicas individualistas que permeiam o uso de certos recursos tecnológicos.
Objetivos:
Geral: Favorecer o processo de ensino-aprendizagem em contexto escolar por meio de sugestões de práticas pedagógicas a serem efetivadas nas escolas da SEDUC pelos coordenadores das salas de informática com o objetivo de implementar projetos de intercâmbio mediados por computador.
Específicos:
Propiciar a reflexão sobre o interesse pedagógico de projetos de intercâmbio mediados por computador;
Oportunizar aos participantes o acesso e o estudo de projetos ligados ao tema da oficina;
Dinamizar o uso efetivo dos recursos disponíveis nas salas de informática para elaboração de projetos de intercâmbio;
Estimular os participantes da oficina a elaborarem projetos de intercâmbio mediados pelo computador.
ANÁLISE do PROJETO MÚSICA URBANA
PROJETO MÚSICA URBANA - ANÁLISE
Professora: Marlene Onofre Magalhães (da “E.E.E.M. Profº Orlando Bitar”)
É um projeto de intercâmbio entre escolas do Brasil e de Portugal, mediados pelo computador. Um projeto proposto pela professora Daniele Bertocchi Seawright, uma paulista, com vontade e jeito pedagógico, alçou vôo, rompeu fronteiras, desafiou “mares nunca dantes navegados”, em busca de novos saberes através da música. Nessa troca de informações participaram os alunos da Escola Estadual Dr. Américo Brasiliense de Santo André em São Paulo e da Escola Profissional Profitecia de Barcelos, do outro lado do Atlântico, em Portugal.
As composições trabalhadas, por sinal, muito bem escolhidas. A música brasileira “Não é Sério” da banda “Charlie Brown” retrata com exatidão o sentimento dos jovens de hoje ao serem julgados pelos adultos, pela mídia, pela polícia sem que ninguém dê importância para suas existências, muito menos, levar a sério suas filosofia, os seus sonhos e como diz a letra “ só faz destruir a esperança”. O tom da letra do começo ao fim vem carregado de um desabafo dessa juventude, a começar pelo título “Não é Sério”. Um desabafo carregado de dor, de ressentimento, de melancolia e de perda de identidade. A música portuguesa “Educação (É Liberdade)” vem do grupo de hip hop da Weasel, com ela, os alunos lusitanos interagem com alunos brasileiros. Através da composição, os jovens da terra de Cabral procuram mostrar que ainda há esperanças para resgatarem a identidade dessa juventude, pois o mundo de hoje é árduo, não há duvida, o espaço de cada um tem quer ser conquistado,por isso os jovens não têm que “baixar a cabeça” e, sim, “ir a luta”, assim diz a música “Talvez daí tires uma lição/ Sobre o que se passa nesse mundo cão”. Afinal, toda conquista traz em si um aprendizado, um amadurecimento e essa geração retratada nos dois textos musicais padece da mesma angústia e sentimento de perda, fato este é comum em qualquer lugar do planeta.
Esse projeto começou em setembro de 2002, e o intercâmbio durou 40 dias. Nesse período, a professora teve o cuidado de selecionar a música, treinar grupos de alunos para produzirem textos dissertativos argumentativos, para depois partirem para análise e interpretação da música e finalizarem com as ações do intercâmbio via computador.
Vários objetivos foram envolvidos e nenhum deles alterou a pedagogia da professora e nem por isso negligenciou o currículo, entre eles podemos mencionar: motivar aos participantes a pesquisa via internet; aprender a trabalhar em grupo; estimular o grupo de alunos a participar de projetos de intercâmbio; produzir textos argumentativos dissertativos. Nisso tudo, o que ficou perceptível foi, a inexistência de fronteiras e de distâncias entre continentes para se comunicar no mundo informatizado, mesmo quando envolve interesses pedagógicos.
No decorrer da oficina, a professora de Língua Portuguesa aproveitou para trabalhar a inclusão digital, além de trabalhar produção de texto, uma vez que os alunos teriam que acessar internet para pesquisar e escolher uma música apropriada. Na etapa seguinte, discutir com o grupo o texto selecionado. Em seguida, registrar o resultado dessa discussão para iniciar a parte prática de intercâmbio através da internet.
Nota-se que trabalhos dessa natureza, contemplam as disciplinas envolvidas, das quais participaram: Língua Portuguesa, Artes e Geografia. Ao mesmo tempo, satisfazem professores e alunos, além de inserir ambos no mundo digital. O aluno aprende, vivencia situações desafiadoras e cresce enquanto pessoa, cidadão. O professor também, parodiando a máxima “é um eterno aprendiz”.
O conteúdo curricular não é deixado de lado, apenas é enriquecido com situações e realidades novas. O que antes parecia uma tarefa impossível de se concretizar, agora, é um fato. Durante o processo de realização, as dificuldades foram sendo rompidas à medida que elas iam sendo trabalhadas pela professora . A dificuldade de escrever, por exemplo, só foi solucionada com bastante treino. Intercâmbio só se faz, conhecendo os recursos que o computador oferece, portanto tudo isso foi feito em sala de aula e na sala de informática. Daí, o resultado final, todos os idealizadores do projeto satisfeitos porque as condições criadas favoreceram o processo de ensino-aprendizagem.
Finalmente, pode-se afirmar que os dois textos são poéticos, ricos de informações. O primeiro, embora use uma linguagem mais descontraída, eivada de gírias, porém grandioso em símbolos lingüísticos. O outro, traz uma linguagem mais cuidada, precisa, que é a linguagem de prestigio dos lusitanos. Portanto, ambos exerceram os mesmos papéis e de forma coletiva, trocaram conhecimentos através da linguagem e executaram o mais importante, a comunicação. Isto é projeto de intercâmbio mediado pelo computador.
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Curso de Especialização em Gestão Escolar

Neste inicio de mês de "Voltas às Aulas", nossa equipe prepara os últimos detalhes da apostila e do planejamento do próximo Curso de Formação Continuada de Professores, previsto para iniciar na segunda-feira, dia 11 de agosto. Enquanto isso, atendendo a um pedido oficial da Secretaria Adjunta de Ensino-SAEN, o NTE cedeu suas instalações para a realização de duas ações significativas em formação de professores para o uso das tecnologias de informação e comunicação.
A primeira foi o Curso de Formação de Professores Assistentes do Curso de Gestão Escolar, que aconteceu de 02 a 04 de agosto, e formou 15 assistentes que serão os mediadores entre os alunos do Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar e os professores da UFPA que ministram o curso. O referido curso faz parte do Programa Nacional de Escola de Gestores da Educação Básica/UFPA/ICED-FAE/SEDUC/UNDIME.

A segunda foi receber, durante os dias 06 e 07 de agosto, 62 alunos do Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar – Modalidade a Distância, para o primeiro Encontro Presencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar , ocasião em que aconteceu a aula "Introdução ao Ambiente MOODLE", ministrada pelas professoras Ana Célia e Diná Rocha, multiplicadoras do NTE de Castanhal.
Nossas novas instalações ainda não estão plenamente satisfatórias, mas nossos visitantes foram bem recebidos e saíra daqui com uma impressão positiva.
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Curso de Formação de Professores em Tecnologias na Educação.

Já em suas novas instalações, nosso NTE inicia mais um curso de Formação de Professores em Tecnologias na Educação. O referido curso, que começará no dia 11 de agosto, priorizará as 90 escolas que receberam computadores da 5ª fase do Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO Integrado, e tem como meta atender, até dezembro de 2008, cerca de 400 professores da rede estadual.
O curso será desenvolvido na Plataforma LINUX EDUCACIONAL BOTOSET, uma solução desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação-SEDUC, em parceria com a Universidade Federal do Pará-UFPA. O BotoSet Linux é o sistema oficial adotado pelas escolas da rede pública estadual. Veja abaixo o texto de apresentação que acompanha o material impresso distribuído aos professores-cursistas.
O desenvolvimento do ambiente cultural, incorporando tecnologias como o computador e a Internet aos nossos hábitos, é um processo carregado de certo pragmatismo que requer amadurecimento e conscientização de todos sobre a importância dessas tecnologias a serviço da educação. A simples implantação dessas tecnologias num ambiente educacional, sem a correspondente transformação do comportamento das pessoas envolvidas, não garante o sucesso do investimento.
Um determinado ambiente social, como o escolar, gera necessidades que não podem ser supridas ou resolvidas somente pela tecnologia disponível, a autonomia dos profissionais pode permitir a implantação de outros métodos de trabalho ou de ação que influenciam o ambiente e o próprio comportamento dos envolvidos. Essas modificações geram, por sua vez, novas necessidades e estimulam o surgimento de novas estratégias, novas metodologias ou novos processos.
É nessa perspectiva que a Secretaria de Educação do Pará – SEDUC, por meio da Coordenação de Tecnologia Aplicada a Educação – CTAE e dos Núcleos de Tecnologia Educacional – NTE, retomando sua política de inclusão digital, valorização do profissional de educação e formação continuada de professores na área das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs aplicadas à educação, vem ofertar mais este curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs, com carga horária de 100h na modalidade semi-presencial, para educadores da rede pública de ensino estadual, visando dotar os participantes de conhecimentos necessários sobre a plataforma BotoSet Linux, no sentido de aplicação de seus recursos para facilitar o trabalho docente e conseqüentemente a dinamizar aprendizagem, enquanto melhora os indicadores de desempenho dos estudantes da rede pública estadual.
Nesse sentido, sua participação e interação no curso, bem como seu empenho em aplicar os novos conhecimentos e recursos adquiridos em sua práxis pedagógica, se constituem em um dos eixos das mudanças que, certamente, promoverão a ansiada melhoria na/da educação pública paraense.
Objetivos
• Propiciar aos educadores a apropriação de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs na plataforma BotoSet Linux, bem como de procedimentos metodológicos para aplicação dos mesmos.
• Fomentar as trocas de experiências, o enriquecimento teórico-prático e o entrosamento do corpo docente das escolas da rede de ensino estadual, de forma presencial e à distância.
Metodologia
A metodologia do curso será marcada pela interatividade entre alunos-professor-objeto de estudo, com a finalidade de familiarizar o grupo com a utilização e elaboração própria e utilização de projetos e objetos de aprendizagem, relacionados com as diversas áreas do conteúdo curricular. As produções devem ser desenvolvidas na forma de textos, apresentações e construção colaborativa virtual.
O curso será desenvolvido em dois momentos distintos, a saber: presencial (72h) e à distância (28h). A parte presencial será desenvolvida de forma prática, em laboratório de Informática do NTE ou Escola, explorando os recursos do computador em:
Ambiente BotoSet Linux;
Editor de Textos, de Apresentações e Planilhas;
Navegador de Internet e Educação a distância;
Softwares Educativos e Objetos de Aprendizagem;
Metodologia de Projetos;
A parte à distância será desenvolvida através de recursos de interação virtual (Webmail, Fórum, Bate-papo, Mensageiro, Blog e Enquête) e constará de atividades de pesquisa, elaboração e discussão tendo como base os seguintes temas:
Fundamentos da Informática na Educação;
Dúvidas sobre o Sistema BotoSet Linux;
Educação à Distância no estado do Pará;
Softwares Educativos, Projetos e Objetos de Aprendizagem;
Dúvidas sobre os aplicativos do BrOffice.org;
Pesquisa na Internet sobre sua disciplina.
As referidas produções desenvolvidas serão postadas na Biblioteca virtual da turma e/ou no Blog da Turma.
Avaliação
A avaliação do desempenho do aluno será baseada principalmente na observação da participação/cooperação e do desenvolvimento de atividades práticas. As produções serão avaliadas pelos seguintes critérios:
Conclusão no tempo previsto
Domínio dos recursos envolvidos
Criatividade e aspectos de formatação e apresentação
Nível de participação individual e interação com o grupo
Nível de aprofundamento dos temas propostos.
Portanto, será um processo contínuo e formativo que resultará em um conceito final para o desempenho do aluno. Tal conceito constará no certificado de participação no curso, sendo que os conceitos E e MB serão considerados como critérios para lotação na Sala de Informática. O Blog e o Fórum da Turma também servirão como instrumentos para registrar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
*A ilustração deste post é imagem da área de trabalho do Linux Educacional BotoSet
segunda-feira, 28 de julho de 2008
uso do computador no ensino é tido como precário
Crônica da informatização escolar
Sempre acanhado, uso do computador no ensino é tido como precário pela
própria secretaria paulista de Educação, que promete (de novo) revolução
nos próximos anos. Por Gustavo Heidrich.
O pedido era simples. Que a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo
apontasse uma escola referência no uso dos computadores no Ensino
Fundamental. A resposta demorou, mas chegou. Só que não trouxe apenas um
endereço, um telefone e o nome de um diretor. Funcionou também como uma
fotografia do difícil quadro em que se encontra a inserção dessa
tecnologia no trabalho do professor. A sugerida E.E. D. Cirene Laerte,
no Jaçanã, na capital, apesar de ser o "cartão de visitas do governo",
está longe de ser um exemplo.
"Não usamos o laboratório de Informática há pelo menos dois anos. A
maioria dos professores não tem familiaridade com o equipamento, nem
sabe como fazer um projeto didático para uso dos PC's. Isso sem
mencionar que são 12 máquinas para turmas que têm pelo menos 40 alunos,
sem manutenção nem auxílio técnico. O professor tem de fazer tudo, de
pensar na aula a ligar cada computador", contou uma professora da unidade.
Já o diretor da escola, Edílson Henrique Marques, reclama da falta de
orientação. "Faz muita falta um professor específico para coordenar o
uso dos computadores, tanto na parte técnica quanto na pedagógica. Na
prática, os educadores ficam com receio de usar o equipamento e não
levam seus alunos ao laboratório. Só aqueles que já têm familiaridade
com a informática se sentem mais à vontade. Na manutenção, não temos
recursos próprios e ficamos na dependência da diretoria de ensino ou da
boa vontade da comunidade local", diz.
A titular da pasta da Educação em São Paulo, Maria Helena Guimarães,
afirmou recentemente que 97% das 5.500 escolas da rede paulista possuem
laboratórios de Informática e 80% têm obertura de internet banda larga.
"Mas as salas de informática ficam sem manutenção. Eu mesma visitei a
Escola Estadual Carrãozinho 3 (na zona leste paulistana) e encontrei
pilhas de computadores parados porque não havia quem os instalasse",
contou ela, que já anunciou mudanças na gestão, além do lançamento do
programa Acessa Escola, que promete ser uma inovação no setor.
Mas os diagnósticos de que a estrutura vai mal são vários. A Fundação
Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) realizou um levantamento entre
abril e maio nas escolas com melhores e piores médias no Índice de
Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), criado pela rede
estadual para definir metas de qualidade. Segundo dados obtidos com
exclusividade por NOVA ESCOLA ON-LINE, dos diretores da 379 unidades com
pior índice, 12% afirmaram que os laboratórios de informática não
estavam funcionando.
Uma análise da Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE),
instituição ligada à Secretaria Estadual de Educação e responsável pela
infra-estrutura das escolas paulistas, aponta que dos cerca de 75 mil
computadores utilizados pela rede pública, 10 mil apresentam problemas
de funcionamento de diversas ordens.
"Nos últimos anos, não havia centralização nem um sistema de manutenção
dos computadores. Tudo ficava a cargo de cada uma das 90 diretorias de
ensino, que tinham de dar conta de suas escolas. O resultado eram 30 a
50 contratos com empresas diferentes para dar suporte técnico aos
laboratórios. Era impossível controlar a qualidade desse serviço",
admite Fábio Bonini de Lima, presidente do FDE.
Segundo ele, tampouco existia organização para a compra dos
computadores. "As aquisições eram feitas a golfadas, quando havia verba.
Eram adquiridos computadores de até quatro fornecedores diferentes",
afirma. Como cada fabricante oferece uma garantia diferente, quando os
computadores quebram é preciso identificar a procedência para depois
iniciar o processo de atendimento.
Outra complicação eram as máquinas enviadas às escolas pelo Ministério
da Educação e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
"Os computadores chegavam, mas o MEC não se encarregava da instalação.
Assim, muitas vezes eles acabavam empilhados", explica Lima.
terça-feira, 8 de julho de 2008
Nosso concurso no site Busca Educação-Yahoo
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Curso de Introdução a Educação Digital
Durante os dias 10 e 13 de junho, o Coordenador do NTE, Prof. Juscelino Hernandez e o Prof. Franz Pereira, participaram do Curso de Introdução a Educação Digital, promovido pelo MEC/SEED em Brasília-DF. A delegação do Pará contou com multiplicadores dos dois NTE de Belém (Estado e Município) além de representantes dos NTE de Bragança, Benevides e Marabá. O evento reuniu cerca de 300 Multiplicadores de nove estados (Amazonas,Pará, Roraima, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás (DF), Bahia e Mato Grosso) na Academia de Tênis de Brasília para discutir um novo curso de formação de professores para o uso da tecnologia Informática em sua práxis pedagógica, que deverá ser desencadeada em todos os estados da federação. Serão cursos de 40h/a e 100h/a, sendo que alguns estados já derão início a essa formação mesmo antes desse evento, inclusive o Pará. Os multiplicadore presentes receberam materiais como apostilas,CD e DVD. O material impresso é de ótima qualidade, muito bem elaborado e numa linguagem própria para o Ensino a Distância. Também foi reapresentado o Portal do Professor. Para nós que fazemos parte do ProInfo desde 1997, e que lidamos com a formação de professores em Informática na educação faz tempo, o eveto não trouxe nada de novo. Ao contrário, não vimos necessidade de um evento desse porte (que acontecerá ainda em outros momentos e noutros estados, como São Paulo) apenas para apresentar um plano de formação de curso introdutório em Educação Digital de somente 40 horas. Mas, por outro lado, para o grande número de novos e inexperientes multiplicadores, essa pode ter sido uma grande oportunidade para discutir e planejar como irão executar o referido curso em seus estados. Além de ter sido uma oportunidade de congraçamento e comunhão daqueles que se conheciam apenas por e-mail, na Lista de Discussões do ProInfo. O evento serviu também para o MEC/SEED apresentar inovações na concepção do Programa Nacional de Informática Educativa, que agora se chama Proinfo Integrado, e que recobrou as forças cobalidas com a nova gestão do professor Carlos Eduardo Bielschowisky – Secretário de Educação à Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC). Na ocasião, o Secretário de EAD falou na RIVED que agora é um Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem, sendo o Brasil o único país no mundo a ter um projeto semelhante. Na foto um momento de descontração, com uma dinâmica comandada pela Profª. Helena Pontes, Coordenadora Municipal do ProInfo em Manaus. ![]() |