terça-feira, 5 de agosto de 2008

Curso de Formação de Professores em Tecnologias na Educação.


Já em suas novas instalações, nosso NTE inicia mais um curso de Formação de Professores em Tecnologias na Educação. O referido curso, que começará no dia 11 de agosto, priorizará as 90 escolas que receberam computadores da 5ª fase do Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO Integrado, e tem como meta atender, até dezembro de 2008, cerca de 400 professores da rede estadual.

O curso será desenvolvido na Plataforma LINUX EDUCACIONAL BOTOSET, uma solução desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação-SEDUC, em parceria com a Universidade Federal do Pará-UFPA. O BotoSet Linux é o sistema oficial adotado pelas escolas da rede pública estadual. Veja abaixo o texto de apresentação que acompanha o material impresso distribuído aos professores-cursistas.


O desenvolvimento do ambiente cultural, incorporando tecnologias como o computador e a Internet aos nossos hábitos, é um processo carregado de certo pragmatismo que requer amadurecimento e conscientização de todos sobre a importância dessas tecnologias a serviço da educação. A simples implantação dessas tecnologias num ambiente educacional, sem a correspondente transformação do comportamento das pessoas envolvidas, não garante o sucesso do investimento.

Um determinado ambiente social, como o escolar, gera necessidades que não podem ser supridas ou resolvidas somente pela tecnologia disponível, a autonomia dos profissionais pode permitir a implantação de outros métodos de trabalho ou de ação que influenciam o ambiente e o próprio comportamento dos envolvidos. Essas modificações geram, por sua vez, novas necessidades e estimulam o surgimento de novas estratégias, novas metodologias ou novos processos.

É nessa perspectiva que a Secretaria de Educação do Pará – SEDUC, por meio da Coordenação de Tecnologia Aplicada a Educação – CTAE e dos Núcleos de Tecnologia Educacional – NTE, retomando sua política de inclusão digital, valorização do profissional de educação e formação continuada de professores na área das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs aplicadas à educação, vem ofertar mais este curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs, com carga horária de 100h na modalidade semi-presencial, para educadores da rede pública de ensino estadual, visando dotar os participantes de conhecimentos necessários sobre a plataforma BotoSet Linux, no sentido de aplicação de seus recursos para facilitar o trabalho docente e conseqüentemente a dinamizar aprendizagem, enquanto melhora os indicadores de desempenho dos estudantes da rede pública estadual.

Nesse sentido, sua participação e interação no curso, bem como seu empenho em aplicar os novos conhecimentos e recursos adquiridos em sua práxis pedagógica, se constituem em um dos eixos das mudanças que, certamente, promoverão a ansiada melhoria na/da educação pública paraense.

Objetivos

• Propiciar aos educadores a apropriação de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs na plataforma BotoSet Linux, bem como de procedimentos metodológicos para aplicação dos mesmos.
• Fomentar as trocas de experiências, o enriquecimento teórico-prático e o entrosamento do corpo docente das escolas da rede de ensino estadual, de forma presencial e à distância.

Metodologia

A metodologia do curso será marcada pela interatividade entre alunos-professor-objeto de estudo, com a finalidade de familiarizar o grupo com a utilização e elaboração própria e utilização de projetos e objetos de aprendizagem, relacionados com as diversas áreas do conteúdo curricular. As produções devem ser desenvolvidas na forma de textos, apresentações e construção colaborativa virtual.

O curso será desenvolvido em dois momentos distintos, a saber: presencial (72h) e à distância (28h). A parte presencial será desenvolvida de forma prática, em laboratório de Informática do NTE ou Escola, explorando os recursos do computador em:
Ambiente BotoSet Linux;
Editor de Textos, de Apresentações e Planilhas;
Navegador de Internet e Educação a distância;
Softwares Educativos e Objetos de Aprendizagem;
Metodologia de Projetos;

A parte à distância será desenvolvida através de recursos de interação virtual (Webmail, Fórum, Bate-papo, Mensageiro, Blog e Enquête) e constará de atividades de pesquisa, elaboração e discussão tendo como base os seguintes temas:
Fundamentos da Informática na Educação;
Dúvidas sobre o Sistema BotoSet Linux;
Educação à Distância no estado do Pará;
Softwares Educativos, Projetos e Objetos de Aprendizagem;
Dúvidas sobre os aplicativos do BrOffice.org;
Pesquisa na Internet sobre sua disciplina.

As referidas produções desenvolvidas serão postadas na Biblioteca virtual da turma e/ou no Blog da Turma.

Avaliação


A avaliação do desempenho do aluno será baseada principalmente na observação da participação/cooperação e do desenvolvimento de atividades práticas. As produções serão avaliadas pelos seguintes critérios:
Conclusão no tempo previsto
Domínio dos recursos envolvidos
Criatividade e aspectos de formatação e apresentação
Nível de participação individual e interação com o grupo
Nível de aprofundamento dos temas propostos.

Portanto, será um processo contínuo e formativo que resultará em um conceito final para o desempenho do aluno. Tal conceito constará no certificado de participação no curso, sendo que os conceitos E e MB serão considerados como critérios para lotação na Sala de Informática. O Blog e o Fórum da Turma também servirão como instrumentos para registrar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

*A ilustração deste post é imagem da área de trabalho do Linux Educacional BotoSet

5 comentários:

Instituto Felipe Smaldone - Belém-Pa disse...

Este curso é muito interessante! Como fazer para participar??.Iolanda(SI Felipe smaldone)

Rosistela disse...

Cara Iolanda,
Entre em contato com a secretaria do NTE-Belem:
32762223
Cordialmente, Rosistela Oliveira (professora multiplicadora do NTE-Belém)

Thais disse...

O curso está sendo maravilhoso! Estão todos de parabéns.

Rondinelly disse...

É um bom curso parabéns!

Maria Emília disse...

Olá!
Muito legal o trabalho realizado pela equipe. Parabéns!