Cursos do NTE


 
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL – 60 h
Este curso visa promover a inclusão digital de professores e técnicos em educação. O curso é presencial e tem carga horária de 40 horas e o objetivo é apresentar aos professores e técnicos em educação o computador, o sistema operacional Linux (BotoSetCabano), os principais aplicativos do pacote BR-Office (editor de texto, de apresentação e planilha eletrônica) e a internet e suas possibilidades de uso pedagógico.  
Introdução 
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC – 60 H
Este curso objetiva articular, de modo criativo, a tecnologia ao trabalho do professor, discutindo concepções, metodologias e estratégias de ensino. O curso é semi-presencial e utiliza o Portal Escolar da SEDUC (Plataforma Moodle). Este curso, tem duração definida pelo MEC em 6 meses. Veja o Conteúdo programático do Curso


ELABORAÇÃO DE PROJETOS – 40 h
Neste curso os professores são instigados a pensarem e articularem três elementos: o projeto pedagógico, as tecnologias e o currículo. Durante o curso, o professor elabora e executa um projeto pedagógico em sua escola e busca refletir sobre todo o desenvolvimento do processo, ou seja, da elaboração à execução. A carga horária é de 40h e o curso é semi-presencial .  Veja o Conteúdo Programático do Curso.


REDES DE APRENDIZAGEM - 40 H


            No curso Redes de Aprendizagem, os professores das salas de informática serão estimulados a pensar no papel da escola frente à tecnologias digitais que surgem a todo instante na internet. Nesse sentido, o curso tem como objetivos principais: promover a análise de ambientes educacionais tecnológicos do ponto de vista do professor e da escola; compreender como as novas mídias e relações sociais se estendem e se diversificam frente às novas mudanças perceptíveis pelos jovens e pela sociedade e ainda, utilizar o potencial de novas ferramentas de ensino e de aprendizagem envolvendo mídias e tecnologias informáticas no contexto escolar.   

Nota: O material deste curso encontra-se on line para ser impresso pelos cursistas.    


CONTEÚDOS DIGITAIS: Mini Cursos e Oficinas
1 - Scribus: editoração e diagramação de folder, apresentações e calendários
2 - Gimp: ferramenta de desenho
3 - HagáQuê: criação de histórias em Quadrinhos
4 - Composição editoração de vídeos
5 - Composição e edição de áudio
6 - Portal do Professor: pesquisa e usos de conteúdos e objetos digitais
7 - J-Clic: construção de Objetos de Aprendizagem
8 - Foto Montagem
9 - Animação: software livre
10 - Google Docs: formulários on line 
11 - Webquest: construção de atividades on line
12 - Construção de Blogs Educacionais
13 - Oficina de GeoGebra: matemática para professores e alunos
14 - Oficina de Produção de texto: para professores e alunos
15 - Hot Potatoes: atividades para educação infantil 
16 - Instalação do Linux Educacional 4 e configurações básicas 
Carga-horária:
A carga horária dos cursos varia de acordo com o conteúdo programático            estabelecido pelos professores ministrantes e pode variar entre 4 e 20h (de 1 a 5 encontros presenciais)
Vagas Limitadas:
O número de vagas para os cursos não excederá a 20 inscritos por curso. As inscrições para os cursos, mini cursos e oficinas serão disponibilizados para inscrição durante os semestres letivos. O período e as inscrições das atividades desenvolvidas pelo NTE, serão divulgadas no BLOG do NTE e também para as USES da SEDUC via e-mail e telefone.  
Turnos:
Manhã (8 às 12 h), Tarde (14 às 18 h) e Noite (18 às 22 h)