quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

TECNOLOGIAS DIGITAIS E CURRICULO

Durante a aula de ontem, na turma 18 do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, tivemos um debate muito produtivo e interessante sobre Informática e Currículo. Para enriquecer ulteriores pesquisas, sugerimos a leitura do material produzido na disciplina TECNOLOGIA, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES (textos em .doc e PDF) do curso de PG em Educação: Currículo, da PUC-SP.

O trecho a seguir foi extraído da ementa da disciplina, e pode servir como mote para algumas reflexões que iremos desenvolver no FÓRUM criado no ambiente e-proinfo, e no CHAT do dia 12/12 às 16h, onde os professores-cursistas das turmas 17 e 18 participarão.

O uso de tecnologias na educação suscita o embate entre dois importantes temas no panorama educativo atual: tecnologias e currículo. Os estudos desses dois temas têm se realizado em disciplinas acadêmicas consolidadas desenvolvidas de modo independente, o que tem conduzido à produção de concepções teóricas e atividades práticas nem sempre coerentes entre si. No entanto, as bases para o uso de tecnologias na educação se apóiam no campo da educação e as tecnologias podem trazer contribuições significativas à educação se houver clareza da intencionalidade pedagógica, isto é, se o seu uso ocorrer integrado com a concepção e o desenvolvimento de um projeto curricular, e voltado para o desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.

Nenhum comentário: