quarta-feira, 3 de setembro de 2008

OFICINA: PROJETOS DE INTERCÂMBIO MEDIADOS POR COMPUTADOR

Como parte do trabalho de assessoramento pedagógico às Salas de Informática das escolas da rede pública estadual vinculadas ao nosso NTE, realizamos no dia 29 de agosto de 2008 mais uma oficina para professores lotados nesses espaços. Desta feita, foi a OFICINA: PROJETOS DE INTERCÂMBIO MEDIADOS POR COMPUTADOR, da qual participaram mais de 40 professores de cerca de 35 escolas. Abaixo trecho do plano da oficina, conforme consta na apostila distribuida na ocasião.

APRESENTAÇÃO DA OFICINA
“Um professor deve ser um Mestre de vôo”

Rubem Alves em uma de suas inúmeras crônicas dedicadas à refelexão sobre os atos de ensinar e aprender nos diz que: "Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas gaiolas prendem. Escolas asas fazem voar."

As oficinas de assessoramento do NTE-Belém têm procurado fornecer aos professores lotados nas salas de informática, não só uma oportunidade de reflexão para viabilizar práticas significativas utilizando as TIC, como, sobretudo, estimular a elaboração e a implementação próprias, pessoais, criativas, de atividades e projetos para que, em um amplo sentido, suas escolas concretizem o objetivo sugerido pelo Mestre de Campinas.

A Oficina “Projetos de Intercâmbio mediados por computador” inscrevesse nessa linha de ação, procurando fornecer subsídios que propiciem à comunidade escolar, oportunidades para a descoberta do mundo que a rodeia, próximo ou distante, através do uso das TIC e, assim, caminhar na direção de um ensino-aprendizado mais autônomo e colaborativo, aberto aos diferentes contextos de que fazemos parte.

Pretende-se, portanto, no decorrer da oficina, refletir sobre estratégias que possibilitem intercâmbios mediados por computador com o objetivo de diversificar as situações pedagógicas, desenvolver competências cooperativas como as de comunicação, mutualização de saberes, co-produção, co-aprendizagem e, assim, reforçar as lógicas coletivas de entre-ajuda e de solidariedade, moderando as lógicas individualistas que permeiam o uso de certos recursos tecnológicos.

Objetivos:


Geral: Favorecer o processo de ensino-aprendizagem em contexto escolar por meio de sugestões de práticas pedagógicas a serem efetivadas nas escolas da SEDUC pelos coordenadores das salas de informática com o objetivo de implementar projetos de intercâmbio mediados por computador.

Específicos:

Propiciar a reflexão sobre o interesse pedagógico de projetos de intercâmbio mediados por computador;
Oportunizar aos participantes o acesso e o estudo de projetos ligados ao tema da oficina;
Dinamizar o uso efetivo dos recursos disponíveis nas salas de informática para elaboração de projetos de intercâmbio;
Estimular os participantes da oficina a elaborarem projetos de intercâmbio mediados pelo computador.

Nenhum comentário: