terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Centro de Estudo e Pesquisa Multimídia Prof. Ismar Oliveira

Hoje, dia do aniversário de Belém (394 anos), o Núcleo de Tecnologia Educacional Prof. Washington Lopes dá os primeiros passos para a implantação do seu Centro de Estudo e Pesquisa Multimídia- CEPEM, que tem como patrono o jornalista e emérito pesquisador na área da Comunicação e Educação Prof. Ismar Oliveira Soares, do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
* Nas imagens acima: o rack com a mesa de som e o amplificador (parte do equipamento do Projeto Rádio Escola); o Prof. Sanches montando o equipamento em nosso NTE e o Coordenador do NTE, Prof. Marcelo, verificando o aparelho de CD/ DVD, que juntamente com o micro system são do acervo do NTE.
A criação de um centro de estudo e pesquisas que integrasse ferramentas computacionais e multimidiáticas, numa perspectiva educomunicativa, acalentava os pensamentos do Coordenador do NTE, Prof. Marcelo Carvalho, e de alguns multiplicadores já há algum tempo.

E esse sonho começou a se concretizar com a chegada dos equipamentos do Projeto Rádio Escola (rack, mesa de som de 8 canais, amplificador e microfone), doados pelo CTAE/SEDUC.
* Nas imagens acima: o Prof. Marcelo observa o Prof. Sanches testar os equipamentos de audio e vídeo récem instalados; o sorriso de satisfação do Prof. Marcelo com o trabalho concluído.
Instalado, em um dos laboratórios do NTE (que a partir de hoje deixa de ser laboratório de informática e torna-se o centro multimídia), os equipamentos do Projeto Rádio Escola somaram-se aos equipamentos de som e vídeo do acervo do NTE para constituir o CEPEM Prof. Ismar Soares.
No centro teremos equipamentos para gravação e edição de áudio e vídeo, uma biblioteca e ainda reuniremos um acervo de CD-Rom, software educativos, textos digitalizados e também o Portal do NTE (ainda está em fase de finalização). No Portal teremos a Rádio-WEB e a TV-WEB do NTE.

Em março o NTE estará desenvolvendo projetos com criação e edição de pequenos vídeos (curtas, documentários, animações etc.) e de rádios digitais (Podcast) educativas. E já estão sendo programadas oficinas para habilitar os professores e alunos da rede estadual a empregarem os novos recursos de multimídia numa perspectiva educomunicativa, consoante com as propostas do Prof. Ismar Oliveira Soares.

*Postado por Franz K. Pereira

4 comentários:

Marcelo Carvalho disse...

Vida longa ao nosso centro! Agradeço a parceria da CTAE-DITEC-SEDUC, aos professores Jorge Andrade, Sanches e aos multiplicadores do NTE.
É mais uma realização alicerçada no trabalho colaborativo, coletivo.

Valeu!

Jorge Andrade disse...

Estamos apenas começando a transformação de um sonho em realidade, com coragem e idéias vamos longe, muito obrigado Prof. Marcelo Carvalho por esta oportunidade!

**Escola Dona Helena Guilhon** disse...

2010 promete! parabéns.

Fernanda Cruz disse...

Queremos visitar o CEPEM Prof. Ismar Soares!!!Parabéns.