Nascido em 1943, em Rezende (RJ), o Professor Doutor Ismar de Oliveira Soares tem formação inicial em Filosofia e em Comunicação Social. Seu nome está historicamente ligado a ações que visam ao estabelecimento de uma melhor comunicação entre entidades representativas da igreja católica e dos movimentos sindicais brasileiros e a imprensa em geral. Desde 1991 é livre docente pela Universidade de São Paulo (USP). Coordena o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP), pesquisando juntamente com sua equipe na área da Educomunicação. É vice-Presidente do WCME - World Council for Media Education e professor visitante da Marquette University, Milwaukee, WI, USA.
Muitos teóricos têm na comunicação um dos pilares da linguagem humana e da produção do conhecimento. As pesquisas do prof. Ismar e de sua equipe do NCE abraçam esses princípios teóricos destacando a “interrelação entre a comunicação e a educação (...) como um novo campo de intervenção social e de pesquisas em matéria de educação”.
Urge à escola cidadã, que educadores e educandos sejam críticos com relação à produção e ao consumo de bens e derivados da atividade comunicativa. Para tanto, ações concretas devem ser tomadas no âmbito da apropriação dos bens culturais em geral e daqueles mais específicos ligados à comunicação como o jornal, o rádio, a televisão, o vídeo, o computador e o celular.
O NTE- Prof. Washington Luís Barbosa Lopes (SEDUC-PA), ao inaugurar seu Centro de Estudo e Pesquisa Multimídia Prof. Ismar Oliveira, ao lançar nas ondas sua rádio Web e planejar para 2010 seu I Festival multimídia das escolas públicas, abraça essas ideias estimulando os professores da SEDUC-PA a se desafiarem no aprendizado de técnicas e metodologias que estimulem uma “leitura crítica da comunicação e da educação para comunicação”, integrando-as à sua prática cotidiana. Mãos à obra, Educomunicadores!
*As citações dessa postagem se encontram em: http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/29.pdf e em
http://encipecom.metodista.br/mediawiki/index.php/Ismar_de_Oliveira_Soares.
Ambos os links foram consultados em 25/01/2010.
A imagem está em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário