sábado, 9 de janeiro de 2010

Alunos inauguram nova mídia na Escola Saturnino Favacho



Educação por meio da comunicação e da cidadania é parte da realidade dos alunos da Escola Estadual Saturnino Favacho, em Ananindeua. A ferramenta pedagógica é a transmissão da tão sonhada Rádio Escola, implementada e inaugurada na manhã desta sexta-feira (08) na instituição.

Autoridades, professores e alunos festejaram mais uma conquista: a liberdade de expressão e o fortalecimento de uma educação democrática e participativa na rede pública de ensino. Na oportunidade, a gestora da Unidade Seduc na Escola (USE 15), Rosiana Garcia, entregou kits esportivos contendo bolas, colchonetes, tabuleiros de xadrez e centenas de livros de literatura regional e nacional para compor a biblioteca da escola.

A mãe do cantor Walter Bandeira, que dá nome à rádio, Risoleta Bandeira, de 92 anos, visitou a rádio e falou de sua alegria e gratidão. “Não tenho palavras para definir a grande satisfação que sinto em participar deste momento”, disse Risoleta que também é cantora e compositora. No mês de novembro passado lançou o livro “As areias feiticeiras”, no Teatro Gasômetro.

Mileyd Casé, 17, é aluna da escola e se mostrou cheia de expectativas quanto aos avanços da rádio. “Ainda não sei como funciona exatamente a rádio, mas estou muito feliz e quero aprender sempre que puder”, disse ela.

“A emissora não tem ainda uma programação definida, pois os coordenadores da rádio irão conversar com os demais alunos para saber o que mais lhe agradam”, disse Hilton Kayan, 17 anos, que já tem experiência com o veículo e se disponibilizou a ajudar os alunos. Ainda segundo ele, o objetivo é que, futuramente, se concretize a Rádio Web – por meio do Navega Pará e a Rádio Comunitária – onde toda comunidade poderá ouví-los.

Investimento - Representando a Secretária de Educação, Socorro Coelho, o Diretor de Tecnologia da Seduc, Luis Cavalcante afirmou que o projeto “Rádio Escola” é o resultado de uma integração de projetos. Lembrou que além deste, o projeto “Aluno Repórter” - desenvolvido em Bragança também trabalha a ferramenta de comunicação para garantir à comunidade cidadania e inclusão digital. Ele explicou ainda que no Estado já se tem 80 escolas beneficiadas com recurso inteiramente do Governo do Estado.


São equipamentos de boa qualidade orçados no valor de R$ 84 mil somente para este ano. Para montar uma rádio, é necessário mesa de som com doze canais, pedestal para microfone, amplificador de som e demais equipamentos sonoros. Todo este material foi garantido pela Secretaria de Educação.


Para inaugurar a rádio, a voz singular do cantor paraense Walter Bandeira, falecido em junho (2009), interpretando as músicas “Constelação Sentimental” e “Entre nós”.

Imagem: www.ufmg.br/rede.le/radio
Texto: ASCOM/SEDUC

Postado por: Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: