quarta-feira, 11 de novembro de 2009

OFICINA: OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E DE FÍSICA



Na próxima sexta-feira, dia 13 de novembro, o NTE Profº. Washington L. Barbosa Lopes (Belém) inicia mais uma oficina pedagógica voltada para a formação dos professores que atuam nas Salas de Informática Educativa - SIE - da SEDUC-Pará.

Nossa oficina traz novidades, entre as quais destacamos:

1- Cada professor de SIE trará dois convidados, um professor de física e um de matemática. Todos devem, obrigatoriamente, atuar no mesmo turno e na mesma escola;

2- A oficina ocorrerá várias vezes durante o mês de novembro e, em cada edição, serão formados 15 professores de 5 escolas;

3- Cada escola que participar da oficina receberá um CD contendo os objetos de aprendizagem de Matemática e Física;

4- Os professores participantes comprometem-se a desenvolver aulas em suas escolas utilizando os conteúdos abordados nas oficinas. As aulas devem ser registradas (fotos ou vídeos) e os professores devem realizar uma postagem sobre a aula no blog da escola. A postagem precisa conter a opinião dos alunos sobre a aula e os recursos (objetos de aprendizagem, computadores, internet etc.).

5- As oficinas serão organizadas em parceria com as USEs, atendendo a uma antiga reivindicação dos professores das SIE. Assim, articularemos o trabalho do NTE, das USEs e das escolas.

Na oficina da próxima sexta-feira as escolas contempladas serão as da USE 15 e USE 17 (Ananindeua):

- Escola D. Alberto G. Ramos
- Escola Luis Nunes Direito
- Escola Antônio G. Lins
- Escola Luci Correa
- Escola Agostinho Monteiro
- Escola Zulima Virgulino
- Escola Maria Araújo de Figueredo

Obs.: os professores das SIE devem comparecer às oficinas nos turnos em que estão lotados.

Texto: Marcelo Carvalho
Imagem: Alberto Gomes

6 comentários:

Anônimo disse...

A oficina Objetos de Aprendizagem na matemática e física realizada pelo NTE Belém trará, para minha escola, alternativas metodológicas que contribuirão para um aprendizado mais eficiente, na medida que integra teoria e prática de forma tecnológica. A equipe do NTE está de parabéns e espero poder estar participando de outras oficinas abrangendo outras disciplinas do currículo.

PIna

Adererilson Parente disse...

Reunir Objetos de Aprendizagem e por a disposição de professores para serem usados com os alunos, além de ser algo simples é, como tudo simples, de fundamental importância para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
Parabéns ao NTE_Belém pela iniciativa, mas duplo parabéns aos professores Jucelino e Alberto pelo trabalho, pela contribuições para o educação do estado.
Aderilson Parente

Cinthya Lima disse...

É muito interessante essa oficina de objetos de aprendizagem porque dar ao professor de física e de matemática e aos alunos a possibilidade de visualizar uma atividade desenvolvida em sala de aula que antigamente parecia impossível para os alunos intenderem, como por exemplo: a questão da movimentação dos elétrons que o professor tentava explicar aos alunos utilizando algumas setas para indicar o movimento, mas como as setas estavam paradas ficava difícil do aluno entender. Agora não com as imagens dos objetos de aprendizagem dar para visualizar a movimentação dos elétrons, facilitando o entendimento do aluno.

prof: marcelo disse...

O processo de ensino precisa buscar caminhos para que o aluno saia do comum, de apenas aulas teóricas, mas também aulas práticas fazendo com que o aprendizado seja para a formação e para vida.

Magalhães Barata disse...

Esta oficina é muito importante para que os professores de Matemática e Física utilizem a sala de informática para poder levar seus alunos a conhecerem uma nova maneira de aprender essas disciplinas de forma mais dinâmica e prazerosa,Através doo Objeto de Aprendizagem os alunos poderam acessar vários assuntos.
Parabéns pela inciativa e pela dedicação do envolvidos na oficina.
Ademilde Girard Mendonça Batista

Socorro Santos disse...

Parabéns por essa iniciativa de estar oferetando esta oficina para os professores de matemática e física. Onde estes terão oportunidade de estar inovando as suas aulas e assim ofercecer aos alunos uma forma mais dinêmica e lúdica de aprender o conteúdo dessas disciplinas.
Prof Socorro Santos (SI do Souza Franco)