segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Histórias da vida real ou como se faz um projeto vencedor


Texto em Homenagem a Escola Estadual Tenoné

"Olá, nós com ajuda do NTE Belém submetemos um vídeo no Navegatube, categoria escola pública, documentário elaborado pelos estudantes da escola estadual Tenoné no dia 30 de outubro do corrente, porém até agora não tivemos retorno, nos disseram que o vídeo passaria por uma mediação antes de ir para o site. Solicitamos que o senhor nos ajude para que nosso vídeo seja logo liberado, pois já existe uma expectativa muito grande entre os estudantes, pais, funcionários da nossa escola para começar a acessar o vídeo e também os acessos vão até o dia 13/11/09".

O relato acima está postado no blog do Diretor da DITEC, professor Cavalcante e narra um dos episódios do nascimento do vídeo: Caminhos da Cultura no Tenoné, inicialmente elaborado por alunos e professores da referida escola, dentro de um dos projetos de nosso NTE. Como este, a criação do vídeo viveu outros episódios emocionantes como o dia em que o professor Petrônio Lima foi ao NTE com a primeira versão do vídeo. Ele chegou muito empolgado, com o filme que acabara de editar junto com os alunos da escola. Ligou o computador e mostrou-me o trabalho, era todo orgulho, já havia decorado todo o texto, reconhecia todas as palavras pronunciadas por D. Joana e, esperand por uma resposta, perguntou-me: “E aí?

Fiquei meio sem saber o o que dizer, pois era uma sexta-feira, por volta das 8 da noite e eu estava muito cansado. Confesso que fiquei constrangido por não ter uma boa resposta e tudo o que eu não queria era acabar com o estado emocional de entusiasmo do professor! Então, disse que era preciso melhorar a qualidade do som e talvez colocar algumas legendas. Depois não lembro mais do restante do diálogo. Cheguei a imaginar que ele não me procuraria mais. Mas ele voltou, preocupado e angustiado porque o vídeo não estava no NAVEGATUBE e sem isto não teria nenhuma chance de continuar sonhando.

Foi então que decidimos fazer a postagem no Blog do Cavalcante. Em seguida telefonamos e depois o professor Petrônio foi até a DITEC a fim de fazer o vídeo ganhar vida no NAVEGATUBE.

Depois desse dia, pensei que não veria mais o professor Petrônio e o vídeo do Tenoné. Estava enganado, no último dia para postagem ele apareceu e para a minha surpresa o vídeo estava melhor, o som ganhara um pouco mais de qualidade e já apareciam as legendas. Fizemos a postagem de uma das máquinas do NTE e ele e a professora Rosistela – que acompanha o desenvolvimento desse projeto desde seu início , ficaram muitos felizes.

No domingo, dia de nosso descanso e de passear com a família, tinha um compromisso: ir ao aniversário de minha afilhada. E o que esta festa tem com a história do vídeo? Aparentemente nada! Mas 'né' que na festa um dos convidados mais legais era o Ulisses? E quem é o Ulisses? Acertou quem respondeu: é o filho do Petrônio!

Vai daí que ficamos eu e o Petrônio conversando e ele continuava empolgado com o vídeo. Em nossa conversa surgiu a idéia de enviar e-mails para muitas pessoas para pedir que acessassem o vídeo. No dia seguinte ele colocou a idéia em prática e assim o vídeo ganhou a visita de milhares de internautas e, finalmente, foi consagrado vitorioso no primeiro concurso do Navegatube como vídeo mais acessado na sua categoria. A escola Tenoné, portanto, recebeu nesse domingo passado, dia 15/11/2009, último dia da Feira Panamazônica do Livro, R$5.000,00 e mais uma ilha de edição.

Mais que o prêmio, esta história mostra que duas coisas estão certas:

1- Quem quer fazer acha os meios e quem não quer acha os motivos (lema da escola Maria Helena Tavares, de Ananindeua)

2- Sem recursos eu faço muito, com recursos eu transformo o mundo (frase do blog do NTE Belém 2).

Clic e assista o vídeo

Marcelo Carvalho

Imagem: Navegatube


Um comentário:

Rosistela Oliveira disse...

Olá Marcelo!
Realmente foi emocionante ver o vídeo da escola ser premiado no Navegatube! Mas o mais emocionante mesmo foi todo o processo até chegarmos à inscrição e à publicação no site.
Quanto ao tom pessoal dessa tua postagem, respondo logo acima. Aqui temos um Blog institucional, mas nós que trabalhamos no NTE somos feitos de carne e ossos e... da matéria inefável de nossos sonhos! E quando eles viram metas por encontrarem um propósito maior, a "coisa" torna-se, realmente interessante!
Muito obrigada pelo apoio e pelas sugestões sempre pertinentes e amigas!
Rosistela (NTE-WLBL)