Texto: Marcelo Carvalho
Ainda não é o fim do ano, mas o sentimento natalino já começa a surgir e amolecer nossos corações e como manda o costume, é tempo de refletir sobre nosso trabalho e nossos resultados.Pensando nisso organizei este relatório, balanço preliminar e ao construir o texto fui percebendo quanto a equipe do NTE é comprometida e dedicada. Tivemos e temos muitas dificuldades, mas todos os dias nos esforçamos, para com criatividade e ousadia, colocar nossos projetos em prática.
O Núcleo de Tecnologia Educacional de Belém promoveu, em 2009, uma série de ações que objetivaram difundir o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, com ênfase em dois eixos principais: formação de professores e desenvolvimento de projetos e práticas inovadoras, dentro das escolas da SEDUC.
Em relação ao primeiro eixo de ação destacamos 5 (cinco) projetos de formação continuada de professores:
1-Curso de Introdução à Educação Digital, cujo foco é promover a inclusão digital de professores e técnicos em educação. Este curso tem carga horária de 40 h e o objetivo é apresentar aos professores e técnicos em educação o computador, o sistema operacional Linux, os aplicativos, o BR Office (editor de texto, de apresentação e planilha eletrônica) e a internet;
2-Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC, com carga horária de 100 h. Este curso busca articular, de modo criativo, a tecnologia ao trabalho do professor, discutindo as concepções, metodologias e estratégias de ensino.
3-Curso de Elaboração de projetos, com carga horária de 40 h. Neste curso os professores são instigados a pensarem e articularem três elementos: o projeto pedagógico, as tecnologias e o currículo. Durante o curso, o professor elabora e executa um projeto pedagógico em sua escola e busca refletir sobre todo o desenvolvimento do processo, ou seja, da elaboração à execução.
4-Curso de construção de objetos de aprendizagem utilizando o software JClic. O curso oferece ao usuário recursos para criar atividades baseando-se em pré-formatos como quebra-cabeças, jogos da memória, de completar palavras, de relacionar palavras e figuras, e outros, inserindo seu próprio conteúdo e garantindo, assim, que tais atividades sejam construídas de forma contextualizada.
5-Oficinas pedagógicas voltadas aos professores que atuam em Salas de Informática Educativas da SEDUC. As oficinas abordam temas, software ou ainda recursos da internet que podem ser utilizados pelos professores como forma de enriquecimento da aula e do currículo da escola. Em 2009 já ocorreram as seguintes oficinas: HagáQuê - Histórias em Quadrinhos, Google Docs, Portal do Professor, criação de blogs educativos, Educarede, Scribus e Objetos de Aprendizagem de Matemática e Física.
Os cursos de formação de professores ocorrem regularmente, de segunda a sexta-feira; porém, atendendo as reivindicações de professores abrimos, excepcionalmente, três turmas aos sábados pela manhã. Com esta ação o NTE assegura mais uma oportunidade para os professores participarem de nossas formações e adquirir condições de desenvolver projetos com uso de tecnologias nas escolas.
Em relação ao segundo eixo de ação, ou seja, desenvolvimento de projetos e práticas inovadoras nas escolas, podemos destacar:
1- Realização do 2º Concurso de Blogs Educativos. O concurso de blogs incentiva professores e alunos a assumirem o papel de produtores de conhecimento e conteúdo e a publicação deste material na internet; funcionando como um catalisador e também garante reconhecimento e visibilidade aos trabalhos desenvolvidos em nossas escolas.
2- O assessoramento pedagógico dos professores formadores do NTE as escolas com laboratório do PROINFO. As professoras formadoras Rosistela Oliveira, Anilza Brasil e Maria do Carmo Acácio desenvolvem o trabalho de acompanhamento aos projetos das escolas. Atualmente, elas trabalham com um conjunto de 22 escolas de Belém e Ananindeua. O resultado pode ser conferido nos projetos que estão participando do Potal Educarede, do NAVEGATUBE e também da Feira Amazônica do livro.
Outro campo de ação do NTE é a promoção da Inclusão Digital. Atualmente temos dois cursos com este perfil: Educação Digital para a Comunidade e Educação Digital para Alunos do Ensino Médio. Entre agosto e novembro já finalizamos 06 (seis) turmas, com total de mais de 60 pessoas formadas e teremos mais 04 turmas, ainda em 2009.
Alguns números do NTE Prof. Washington Luis Barbosa Lopes em 2009:
Mais de 350 professores formados;
Mais de 100 professores participantes das oficinas pedagógicas;
Mais de 50 escolas participantes do 2º concurso de blogs educativos;
Inclusão digital para 60 pessoas (alunos do Ensino Médio e Comunidade);
*Formação de 25 adolescentes do Projeto Alunos Argonautas (Curso de manutenção preventiva de computadores);
Participação na Feira Panamazônica do livro e no Projeto Educarede (22 escolas).
Prêmio NAVEGATUBE – Vídeo mais acessado - “Caminhos da Cultura” da Escola do Tenoné.
Em todas as nossas ações recebemos um amplo apoio da CTAE e da DITEC-SEDUC e também do programa Proinfo Integrado, desenvolvido pelo Ministério da Educação – MEC - Governo Federal.
Ao NTE 2 pela parceria nas ações, aos multiplicadores do NTE, a professora Socorro Brasão, D. Maria do Carmo e a equipe da segurança agradeço pela dedicação e profissionalismo.
* Ação desenvolvida em parceria com o NTE Belém 2.
Texto: Marcelo Carvalho
3 comentários:
Parabéns ao Prof. Marcelo e a toda equipe do NTE pelo brilhante trabalho desenvolvido neste ano e que possamos ser contemplados em 2010 com mais projetos importantes desenvolvidos pela familia NTE.
Um forte abraço a você e a todos do NTE.
Enquanto membro desta equipe quero agradecer o reconhecimento da coordenação do NTE, na pessoa do Prof. Marcelo e, ao mesmo tempo, manifestar meu incondicional apoio ao teor desta postagem. Ressalto, porém, a importância das parcerias conquistadas, fundamentais para o êxito de nosso trabalho.
Parabéns, Marcelo, pela capacidade de articulação e pela motivação da equipe.
Fico muito feliz em fazer parte desta equipe composta de notáveis competências o que me faz crescer como pessoa e profissional. Fico mais feliz ainda em trabalhar com um coordenador que além de amigo, (não só de um ou uns mas de todos) com carisma e simpatia nos dá apoio, nos apresenta sugestões e constante incentivo para a realização de nossas tarefas.
Com certeza, todos nós estamos felizes com sua administração.
Postar um comentário