sexta-feira, 22 de maio de 2009

Por que tantos Blogs de Escolas não são atualizados?

Hoje, decidimos fazer uma postagem chamando a atenção para um fato que nos tem incomodado bastante, que são os blogs de escolas criados pelos professores durante nossas oficinas, e que ficaram parados desde sua criação, ou sem nenhuma postagem por diversas semanas.

Checando a nossa Lista de Blogs (na barra lateral) podemos acompanhar as atualizações dos 56 blogs até o momento listados. Nela, é possível observar, por exemplo que os blogs das Escolas Estaduais Honorato Filgueiras, Oneide Tavares, Ruth Almeida e Santa Maria de Belém estão PARADOS há 1 ano!! Outras, como a Escola Estadual Eduardo Lauand (Jornal Virtual NP), a Salomão Mufarrej e o Núcleo de Altas Habilidades do Vilhena Alves, estão parados a, respectivamente, 8, 7 e 6 meses.

Entre os que estão a mais de 1 mês sem uma postagem temos, exatamente, 13 blogs. Assim, dos 56 blogs de escolas que fazem parte da área de abrangência deste NTE, criados quase todos durante as nossas oficinas, cerca de 1/3 não recebem a devida atenção por parte de seus criadores ou responsáveis. Sabemos que há diversos problemas que podem acarretar essa desatualização, tais como: falta de Internet na escola, falta de tempo do professor de Sala de Informática para fazer as postagens, falta de parceria de outros professores, e até falta de interesse, pois manter atualizado um blog exige certo empenho do professor responsável, além de gosto pela leitura, pela escrita e pela pesquisa na Web.

Também pode acontecer de faltar visão de alguns desses professores e até mesmo de gestores, que não percebem que o Blog é mais que uma vitrine de suas ações pedagógicas e profissionais; ele é uma nova e poderosa ferramenta para a interação entre a escola e a comunidade, entre os professores e os alunos. Os blogs são, acima de tudo, um exercício de cidadania. Nas mãos de um aluno o poder do blog extrapola o processo educativo tradicional. Em nossas oficinas temos enfatizado que os Blogs das escolas DEVEM ser mantidos pelos alunos, com o assessoramento dos professores. Se adotassem essa norma, seguramente não teríamos tantos blogs parados, tantos professores sem oportunidade de mostrar como estão trabalhando suas disciplinase tantas escolas sem mostrar seus maravilhosos trabalhos e projetos.

Por isso, não entendemos como tantos blogs de escolas da rede estadual permanecem parados. Seguramente as ações desenvolvidas na escola não pararam durante esses períodos, e sempre há algo significativo para ser apresentado e postado no blog. Assim, convidamos nossos professores blogueiros a se empenharem em manter os blogs de suas escolas atualizado, a realizar projetos empregando blogs, a buscar parcerias com outros professores e alunos.

No próximo mes de junho o CTAE, junto com os NTE está organizando o 1º Encontro de Professores Blogueiros do Estado do Pará. Na ocasião esperamos discutiur essas e outras questões relevantes para o bom uso pedagógico dos Blogs.

5 comentários:

Léa Paraense Serra disse...

Prof. Marcelo:

Meu blog não faz parte da lista enumerada por você, não fiz curso da área de informática, mas criei um blog de Sociologia para aprofundamento dos conteúdos. É até irônica essa criação, pois nas Escolas em que leciono, justamente nos turnos dos meus horários não há professores lotados na Sala de Informática, portanto, como os meus alunos irão acessar o blog, fazer discussão se a maioria não possui computador?

Acho que a razão desse desabafo tem uma relação direta com sua publicação quando diz respeito às postagens realizadas com a cooperação de alunos. Mas como? Seria interessante que os alunos realmente levassem notícias para os blogs das Escolas. Nesse ponto, ressalto a importância do Grêmio Escolar, que poderia administrar essa participação.

Quanto aos meus alunos, estou pesquisando sobre os Infocentros para orientá-los a respeito.

Parabenizo pelo sua atuação no NTE.

Fábia disse...

Excelente postagem, pois os blogs educativos atualizados são um incentivo a mais a educação e pesquisa dos nossos educandos.

NTE BELÉM-PA disse...

Cara Profa. Léa, inicialmente, parabenizo-a pela iniciativa de criar um blog para trabalhar seus conteúdos, e pelo empenho em mostrar aos alunos novas maneiras de construir conhecimento. Quanto ao acesso de seus alunos aos computadores, sugiro que trabalhe na sala de informática da escola, pois mesmo sem um prof. lotado, ela pode e deve ser utilizada pelos alunos e professores. Basta planejar uma aula e levar a turma.
Segundamente, agradecemos por suas palavras e parabens ao prof. Marcelo, mas ele não trabalha aqui no NTE, mas no CTAE. Esperamos que um dia ele venha juntar forças conosco.
Obrigado por sua visita e comentário. NTE

Unknown disse...

Numa oficina de blogs no Gondim Lins da qual estamos participando, alguns alunos falaram que é muito mais atrativo um blog sempre atualizado, pois os alunos gostam de novidades e perdem o interesse por notícia velha. Se não atulizarmos nossos blogs, perderemos leitores e isto é ruim.

NTE BELÉM-PA disse...

É isso mesmo Gaudêncio. Deixem que os alunos cuidem de atualizar os blogs da escola e verão como eles surpreenderão.
NTE