segunda-feira, 4 de maio de 2009

O Impacto dos Blogs Educativos nas escolas da rede pública estadual

O NTE de Belém se fez presente no V Fórum Municipal de Gestão Escolar, com o tema "Gestão Escolar: Atuais Tendências, Novos Desafios", realizado pela Prefeitura Municipal de Educação de Augusto Corrêa.O convite partiu da professora Socorro Braga.

Com o objetivo de divulgar e estimular o uso de Blogs como auxiliar pedagógico e como ferramenta de divulgação das ações desenvolvidas no chão da escolas, nosso colega e multiplicador Franz K. Pereira esteve no município de Augusto Corrêa, cerca de 230 km de Belém, para ministrar a palestra
"O Impacto dos Blogs Educativos nas Escolas Públicas do Estado do Pará".

O evento aconteceu às vésperas do feriado do Dia do Trabalho (30/04), no Centro de N. Senhora de Nazaré, e contou com a presença da Sra. Glaucia Ferreira de Araujo Sério, Secretária de Educação do município, além de outros convidados e mais de 60 gestores e técnicos das escolas do município.

O prof. Franz fez um breve histórico da Web, abordou as redes sociais como transformadoras de hábitos do internauta e mostrou que os primeiros blogs surgiram no Brasil em 1998, mas seu uso na educação é relativamente recente. Nas escolas da rede pública estadual de Belém os blogs começaram a surgir a partir de uma oficina ministrada por ele no NTE, em 2007, quando apenas 3 blogs foram criados, dos quais resta apenas o blog da Escola Dr.Agostinho Monteiro. Desde então podemos observar o extraordinário crescimento dos blogs, e hoje temos não só escolas, mas também órgãos da SEDUC, como o CTAE e algumas URES e USES, que divulgam suas ações e projetos através de seus blogs, além dos blogs pessoais de dezenas de professores focando suas experiências pedagógicas.

Nos cursos de formação de professores realizados no NTE, a criação de blogs faz parte do conteúdo e todo cursista aprende a criar seu blog pessoal. Isso tem contribuído para estimular e desenvolver o emprego desse novo instrumento de interação entre alunos e professores, e servido para dinamizar suas aulas. O exemplo foi seguido por outros NTE e se espalhou-se por todo o estado.

Nenhum comentário: