quarta-feira, 20 de maio de 2009

Relatando o Encontro de Brasília

Durante os dias 13, 14 e 15 de maio, aconteceu no Hotel St. Peter, em Brasília, o I Encontro Nacional PROINFO e TV ESCOLA. O encontro reuniu cerca de 380 participantes, distribuídos entre Coordenadores Estaduais do Proinfo, Coordenadores de NTE, multiplicadores e técnicos de todo Brasil. Representando nosso NTE estiveram presentes os professores Juscelino Hernandez, Coordenador do NTE e Franz Pereira, Multiplicador.

O encontro contou com a presença do Secretário de Educação a Distância-EAD/SEED/MEC, Carlos Bielschowsky; do Diretor de Produção de Conteúdos e Formação em EAD, Demerval Bruzzi entre outros. O Secretário Carlos Bieelschowsky disse que durante sua recente visita à Espanha reconheceu que o grau de utilização das TIC na educação aqui no Brasil está mais avançado do que lá, e enfatizou a importância e o papel dos NTE nesse processo.

Demerval Bruzzi apresentou as novidades no Portal do Professor, como o Portal do Aluno, Banco de Objetos de Aprendizagem e sobre as metas do MEC para a formação de professores em todo Brasil, até 2010. Falou sobre os cursos que estão em execução pelos NTE de todo Brasil, e anunciou o Curso de Formação em Metodologia de Projetos, com carga horária de 40h. A metodologia seguirá a dos cursos anteriores: primeiro os multiplicadores receberão a formação, depois os NTE oferecerão às escolas.

Durante os três dias foram apresentadas diversas palestras, tais como a do representante do Ministério das Comunicações, Carlos Paiva, que falou sobre os Telecentros e sobre a Universidade Aberta do Brasil-UAB; da representante da Secretaria de Educação Especial, que falou sobre inclusão digital e as implantação de Salas de Recursos Multifuncionais; do Coordenador do Projeto Um Computador por Aluno-UCA, Mauro Moura, que informou sobre algumas experiências pilotos em alguns estados, inclusive em duas escolas estaduais em Belém; do Coordenador do Programa Banda Larga na Escola, Wellington Mozart, que informou sobre o contrato do governo com todas as operadoras de telefonia. Mozart disse que as operadoras estão obrigadas a provêr todas as escolas públicas com conexão Banda Larga, até 2010. O não cumprimento das metas estipuladas acarretará pesadas multas por parte da ANATEL.

Noutro momento, os dois jornalistas representantes do TV Escola, Mônica Franco e Douglas Silveira, falaram sobre o "Uso da Televisão na Educação" e sobre as novidades no TV Escola, com o advento da TV Digital e da versão para a WEB. E para finalizar foram apresentados os casos de sucesso desenvolvidos nalguns NTE.

Na parte dos técnicos, foi realizada uma reunião para criação de uma comunidade de desenvolvimento do Linux Educacional. Foram criados grupos de trabalho responsáveis pela organizaçaõ e implementação dessa comunidade, que contará com colaboração técnica de multiplicadores como Rafael Nick, Sergio Lima e da Regiane, do DITEC-MEC, entre outros.

CASOS DE SUCESSO DOS NTE

Os NTE apresentaram alguns casos de sucesso inscritos e selecionados no ano passado. Dentre eles destacamos o projeto "Teclando na Aldeia", uma ação de inclusão digital de uma comunidade indígena desenvolvido pelo NTE de Crateús, no Ceará. Essa experiência valeu como prêmio um noteboock para o NTE.

O NTE de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, apresentou uma inovação para a formação do curso de Linux Educacional, empregando o software MUAN e JCLIC, aoresentaram também um aplicativo para o Linux Educacional batizado de VRLivreLEIA AQUI(Volta Redonda LIvre), que serve para converter e editar vídeos.

Outro NTE a apresentar seu trabalho foi o de Planaltina, em Brasilia, que apresentou um software para o Gerenciamento de Atividades dos NTE/NTM, via WEB.
* Foto obtida do Blog do NTE de Altamira

Nenhum comentário: