quinta-feira, 26 de março de 2009

ELOGIOS E SATISFAÇÕES COM BLOGS DAS ESCOLAS

Um dos principais motivos de elogios e satisfação dos professores de Sala de Informática Educativa (SI) tem sido os blogs das escolas, alguns dos quais desenvolvidos por alunos e professores, outros são totalmente mantido por alunos, ficando o professor da SI apenas supervisionando os trabalhos de pesquisa, edição e postagem.

Assim, o NTE realizou nesta sexta feira, dia 20 de março, a oficina "Incrementando seu Blog", para cerca de 70 professores distribuídos em três turnos, com o objetivo de oferecer ferramentas para melhorar e dinamizar os blogs das escolas. No entanto, foi uma surpresa encontrar cerca de 30% dos presentes com a proposta de criar o blog de sua escola pela primeira vez. Isso nos enche de satisfação e alegria, pois percebemos que, na busca por melhorias na educação pública, estamos no caminho certo.

Contudo, como disse o professor Luis Augusto Malcher, do Cordeiro de Farias, "No começo é um tanto difícil convencer da importância do Blog, mas depois fica fácil". Para ele, a principal dificuldade no trabalho com blogs é criar parcerias com outros professores e com a equipe pedagógica da escola. "Tem que ter parcerias - adverte. E o responsável pelo blog muitas das vezes tem que correr atrás de material para postar". No caso dele, que é o único coordenador SI da escola, essa dificuldade ainda não o deixou se abater, mas reconhece que é desgastante.

Para o professor José Raimundo Correa de Oliveira, do Souza Franco, "o blog está vendendo a imagem da escola. Por isso devemos ter cuidado nas postagens." E acrescenta: "A dificuldade não é a criação, mas a alimentação. Porque é um trabalho de formiguinha: a gente tem que ficar pedindo para os professores os trabalhos produzidos nas salas de aula".

Por sua vez a professora Maria Alice Miranda Correia, da Escola Mª Araújo de Figueiredo, disse que "o blog está servindo como forma de aproximação entre professores. Esse ano os professores já estão me procurando, os alunos também". Segundo ela, a escola está mais divulgada, e todos estão interagindo a partir desse projeto do blog. Esses depoimentos estimularam aqueles que estão iniciando o trabalho com blogs educativos, e serviram de apoio e reforço aos que já está nessa nova estrada pedagógica.

É isso aí, pessoal. Somos educadores brasileiros, e não desistimos nunca! A garra e disposição que vocês demonstram no enfrentamento dessas dificuldades, não somente culminaram na superação, mas também enobrece o trabalho de vocês e nos honra como seus instrutores e parceiros nessa caminhada.

O impacto dos blogs nas escolas da rede pública estadual paraense pode ser facilmente percebido não apenas por esses depoimentos, mas também pela forma como outros NTE e a própria Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Educação-CTAE se empenha em estimular os blogs das escolas, tendo inclusive criado um blog para isso.

Quando, em 2007, iniciamos a primeira oficina de Blogs para escolas da rede pública estadual, sabíamos que estamos no caminho certo para a promoção de mudanças e melhorias no processo de ensino-aprendizagem nessas escolas. Hoje, observando o número crescente de escolas que adotaram o blog como recurso pedagógico no processo de pesquisa, escrita e leitura; como ferramenta de interação social e promoção da cidadania digital, como instrumento de inserção tecnológica e como forma de divulgação das ações e projetos desenvolvidos no chão da escola, sentimos uma grande satisfação ao ver que não nos enganamos, e que nosso trabalho está fazendo a diferença. Mas nada disso seria possível se vocês, professores de salas de informática, não acreditassem também.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tive a oportunidade de participar das oficinas e da construção do blog da escola Dr. Freitas. Na última oficina, foi feito um blog para o turno da noite chamado:
http://jornalvirtualbocadanoite.blogspot.com

Solicito a inserção do blog na lista do NTE

Obrigado,
Roberto Martins