Para 2009, com o apoio da CTAE e DITEC (SEDUC), além da PRODEPA e outros parceiros, estaremos promovendo sua versão estadual. O projeto, elaborado pelo Prof. Franz, já está nas mãos do CTAE, e aguardamos sua aprovação.
Um concurso de blogs nessa modalidade é uma iniciativa inédita no Norte e, posívelmente, no Brasil. Com propósitos semelhantes o Governo de Pernambuco também promoveu um concurso para incentivar o uso da Informática e incrementar o ensino público estadual, com destaque para o uso de Blogs.
Leia abaixo dois artigos publicados no Jornal do Commmercio. O primeiro fala do Concurso e o segundo fala de blogs na escola.
.................................................................................
Para incentivar o uso de novas tecnologias nas escolas públicas estaduais, a Secretaria de Educação de Pernambuco lança mão de estratégias como a promoção de concursos e a visita de caravanas a escolas do Estado. No dia a dia, a ideia é disponibilizar internet para pesquisas dos estudantes e o uso de softwares educativos. “Projetos envolvendo o uso de blogs são desenvolvidos por iniciativa das próprias escolas”, explicou osuperintendente de tecnologia da informação da secretaria, João Carlos Duarte.
Em 2007, foi instituído o concurso Tecnologia a serviço da educação, que visa incentivar o uso de ferramentas tecnológicas em ambiente escolar. Naquele ano, das cerca de mil escolas do Estado, 200 se inscreveram. As 52 vencedoras receberam, cada uma, um kit com webcam, televisão, DVD, filmadora e retroprojetor, entre outros equipamentos, e os professores ganharam computadores.
Um dos centros que conquistaram o prêmio foi a Escola Engenheiro Lauro Diniz, que fica no Ipsep. O colégio apresentou um projeto para desenvolver blogs sobre as Paraolimpíadas 2008, que ocorreram na China. A partir de um roteiro, os estudantes pesquisaram sobre os países participantes e criaram mascotes e regras de um jogo chinês, entre outros itens. Tudo para ser postado na rede virtual.
“O projeto era multidisciplinar. Para geografia, por exemplo, os alunos pesquisaram sobre dados populacionais dos países. Já a professora de português, analisou os textos postados”, conta a professora de matemática e coordenadora da iniciativa, Lucélia Amorim. O trabalho foi feito durante o segundo semestre de 2008, com alunos da então 8ª série do ensino fundamental e do 1º ano do médio.
O estudante Roger Natan, 16, comemorou os resultados. “Viajamos o mundo atrás de informações. Eu sempre olhava os blogs dos colegas e tentava fazer algo diferente”, destaca. Para Raiana Castro, 15, que desenvolveu o blog As lutadoras, o trabalho foi diferenciado. “O resultado ficou personalizado, pois podíamos escrever como gostávamos”, diz. Além de promover concursos, a Secretaria de Educação organiza anualmente uma caravana para visitar 10% das escolas, coletando sugestões sobre a área com alunos e professores. Este ano, a atividade começa em abril. Outra meta para 2009 é colocar em cada escola do Estado uma pessoa responsável pela área de tecnologia. (T.F.) LEIA NA ÍNTEGRA AQUI
............................................................................................
Blogs viram ferramenta de ensino
Publicado no Jornal do Commercio – PE, em 18.03.2009
Páginas virtuais são usadas por professores para tornar comunicação com alunos mais dinâmica. Recurso deve ser usado aliado à proposta pedagógica.
Os blogs deixaram de ser apenas diários virtuais há muito tempo, mas nos últimos anos eles ganharam novo papel. Aliando textos a outras formas de linguagem, passaram a servir como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da educação formal.
No Colégio Apoio, em Casa Amarela, no Recife, a tecnologia faz parte do cotidiano dos estudantes: todos os alunos têm acesso à internet, há debates para discutir o uso ético da rede mundial de computadores, são ministradas oficinas e aulas de robótica. E, em plena era da informação, o uso do blog em sala de aula não podia ficar de fora. No ano passado, estudantes da então 2ª série do ensino fundamental construíram, como parte do projeto O mangue mandou preservar, um blog sobre manguezais e sustentabilidade.
A atividade foi organizada pela professora de ciências, história, geografia e matemática, Jordélia Macedo, com o auxílio da coordenadora de tecnologia do Apoio, Vancleide Jordão. Alunos e pais eram estimulados a sugerir fotos e textos para postagem e os pequenos internautas tinham como tarefa de casa comentar o material incluído na rede. Luiza Mello, 8 anos, foi uma das que contribuiu para atualizar o blog. Em uma viagem ao litoral pernambucano, passou por uma área de mangue e parou para fotografar a paisagem.
“Era legal fazer a atividade porque eu podia até olhar de casa e minha família interagiu. Não atrapalhou nenhuma das minhas outras tarefas”, destacou a estudante. Nilo Fam, 9, também achou a tarefa divertida. “A gente podia trocar informações e fazer perguntas. No início, tive um pouco de dificuldade para mexer, mas depois consegui. E minha mãe gostou tanto que acabou criando um blog”, contou.
Para a coordenadora de tecnologia do colégio, o blog é uma ferramenta democrática e poderosa. “Ele é de fácil acesso e tem forte impacto na comunicação. Além disso, é estimulada a integração da escola com a família.”
Ao incrementar o uso de blogs nas atividades escolares, o Colégio Apoio mostra-se atento aos números que revelam o crescimento de acesso dos brasileiros às páginas virtuais. De acordo com dados do Ibope/Netratings, 11,6 milhões de pessoas acessaram blogs no Brasil em dezembro passado, contra 9,5 milhões no mesmo mês de 2007 – um crescimento de 22,1%. O maior índice foi registrado em novembro último, quando 12,4 milhões de pessoas acessaram blogs, número que representa 51% da base de internautas que usam a web em casa.
A pesquisadora Tânia Maria Hetkowski, do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), estuda há 14 anos a relação das tecnologias digitais com os processos de conhecimento e aposta no potencial dos blogs para auxiliar o ensino-aprendizagem. “Através das comunidades virtuais,..."(LEIA NA ÍNTEGRA AQUI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário