terça-feira, 17 de março de 2009

1º Encontro de Assessoramento Pedagógico do NTE-Belém, em 2009

Com o objetivo de discutir a Agenda Pedagógica de 2009 e a infra-estrutura tecnológica das Sala de Informática (SI) das escolas estaduais de Belém e Ananindeua, cerca de 130 Coordenadores de Sala de Informática (SI) e Multiplicadores do NTE-Belém estiveram reunidos nesta sexta-feira, 13 de março, no auditório da Estação Gasômetro, para o primeiro Encontro Presencial de Assessoramento Pedagógico às SI do NTE-Belém de 2009.

O evento contou com a presença do Coordenador do CTAE, Prof. Luis Cavalcante; do Coordenador do NTE-Belém, Prof. Juscelino Hernandez; do Coordenador do Curso de Mídias na Educação da SEDUC, Prof. Ocimar Marcelo. Além destes, estiveram presentes o Diretor de Suporte Computacional da PRODEPA, Sr. Cláudio Alex Rocha; o Coordenador na SEDUC do Programa NavegaPará, Maximino Pingarilho e o Coordenador de Infra-estrutura tecnológica do DITEC/SEDUC, João Kimura, que aproveitaram a ocasião para prestar alguns esclarecimentos sobre a situação atual do programa NavegaPará. Segundo o Sr. Cláudio Alex, o cronograma de instalação da conexão de banda larga por fibra ótica do NavegaPará, deve começar nas escolas a partir de 20 de março próximo. A notícia causou excitação na platéia, visto que algumas escolas esperam há 8 meses a instalação da Internet prometida pelo NavegaPará.

Falando pelo CTAE, o Prof. Luis Cavalcante fez um breve relato das ações desenvolvidas no ano passado, destacando a inauguração de mais dois NTE, sendo um em Abaetetuba e outro em Cametá, além do segundo NTE-Belém, instalado na sede da SEDUC. Destacou, também, a participação dos NTE na realização dos cursos de formação do ProInfo, que atingiu a marca de mais de 3 mil professores formados em todo o Estado, ultrapassando a meta estipulada em Brasília (junho/2008) de 2 mil professores. Cavalcante também ressaltou o papel do projeto Aluno Argonauta, cuja formação acontecerá nos NTE, e informou que já existem escolas realizando a seleção de alunos, os quais receberão uma bolsa de R$ 150,00 após o curso.

Falando pelo NTE, o professor Juscelino fez uma retrospectiva das ações desenvolvidas naquele Núcleo, realçando o trabalho e empenho da equipe diante das diversas dificuldades enfrentadas no primeiro semestre de 2008, tais como a interdição do antigo prédio devido aos riscos elétricos devido as enormes infiltrações e goteiras, a mudança para um novo espaço e a retomada dos Cursos de Formação em Tecnologia na Educação do Proinfo (100h) , e as oficinas de assessoramento pedagógico. Essas oficinas fazem parte do cronograma de ações do NTE desde 18 de março do ano passado, quando realizou-se a primeira reunião deste gênero no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da UEPA, com cerca de 80 participantes. Durante o segundo semestre de 2008 foram realizadas mais oito (8) oficinas no próprio NTE.

Para o professor Juscelino, essa linha de trabalho tem se mostrado efetiva e dinamizado a utilização das salas de informática na escola, tendo como carro chefe as oficinas de Blogs Educativos; que culminou com o I Concurso de Blogs das Escolas Públicas Estaduais do Pará - Grande Belém, promovido também pelo NTE. Em vista disso, o NTE irá manter a mesma linha de ação em 2009, com mais 11 oficinas, focando diversos recursos das TIC com potencial pedagógico, para subsidiar o trabalho dos Coordenadores de Salas de Informática. Veja abaixo a agenda de oficinas ofertadas para 2009.

  • Incrementado seu Blog - 20/03/09.

  • Google Docs – Produção coletiva on-line - 17/04/09.

  • Scribus – Criando Folhetos, Jornal, Folder... - 15/05/09.

  • Software HQ – Criando quadrinhos - 05/06/09.

  • Seminário – 1ª Socialização das ações da SI - 26/06/09.

  • Portal do Professor – Espaço de Aula - 14/08/09.

  • Educarede – Projetos Educativos - 11/09/09.

  • Objetos de Aprendizagem – Matemática e Física - 16/10/09.

  • Objetos de Aprendizagem – Biologia e Química - 13/11/09.

  • Webquest – Criando questões on-line - 11/12/09.

  • Seminário – 2ª Socialização das ações da SI – 08/01/10.

Além dessas oficinas, os professores de SI podem solicitar o agendamento da visita de um multiplicador do NTE em sua escola; para debates, palestras e assessoramento a projetos pedagógicos usando tecnologia com características consideradas inovadoras, etc. Também pode complementar esse intercâmbio com o NTE e outras escolas via Internet; através da Blogosfera das unidades de ensino da rede pública estadual do Pará e pelo Ambiente de Aprendizagem Colaborativa E-Proinfo. Estabelecendo, dessa forma, a criação da cultura de educação à distância na rede.

Por outro lado, qualquer professor público estadual pode solicitar sua inscrição nos cursos de formação em Tecnologias na Educação – 100h, oferecidos de forma permanente pelo NTE com turmas nos três turnos. Acredita-se que essa ação também dinamiza e facilita o trabalho do coordenador da SI, na medida que a requisição do acesso ao uso desses recursos tecnológicos disponíveis na escola aumenta.

Nenhum comentário: