sábado, 10 de outubro de 2009

ISSO É MUITO BOM!

Por: Profª Maria do Carmo Acácio

Estamos com 21 escolas com projetos inscritos no Portal Educarede - Projeto “Minha Terra 2009 – Aprender e Inovar”. Quero aqui parabenizar o engajamento dos professores das Salas de Informática Educativa (SIE), das direções das escolas, dos alunos e de todos os que aceitaram participar do projeto e assim desenvolver novas propostas pedagógicas.
Quero externar minhas alegrias, enquanto professora formadora do NTE Professor Washington Luis Barbosa Lopes (NTE Belém) que esteve presente nesta ação. Ação coletiva da equipe do núcleo, que pesquisou, organizou e realizou a oficina Educarede com finalidade de possibilitar aos participantes, (profº sala de informática) navegarem no portal para conhecerem o canal “aprender em rede – Comunidade virtual”.
Na oficina foi criada a oportunidade para exploração das ferramentas do Portal e em seguida foi lançado o desafio aos participantes para que examinassem os temas e pautas sugeridos pelo Educarede, discutissem com seus alunos e escolhessem qual o tema e pauta trabalhariam. O passo seguinte foi cada professor da SIE postar o projeto no Blog do NTE e a partir deste material as escolas foram distribuídas aos seguintes professores formadores: Rosistela Oliveira, Anilza Brasil e eu, a fim de assessorar esses professores no desenvolvimento de suas propostas.
Fiquei com um grupo de 06 escolas 21 professores, (sendo dez professores SI e 0nze prof. colaboradores). e dei continuidade ao projeto visando a participação no Portal Educarede - Projeto “Minha Terra 2009 – Aprender e Inovar”.
Para assegurar o sucesso do trabalho, iniciei o assessoramento que foi desenvolvido da seguinte forma:

1. Leitura e análise dos pré-projetos e posteriormente envio por e-mail aos professores autores.
2. visita às escolas para discutir junto aos professores as proposições levantadas por eles (postadas no Blog do NTE) afim de ajudá-los, na sistematização do projeto, deixando-o de acordo com propostas do Educarede.
3. acompanhamento às escolas para novas orientações para acesso e interação no ambiente (Portal Educarede), especificamente na Comunidade Minha Terra 2009.
4. conversa com a direção / vice-direção para esclarecer e solicitar apoio para o desenvolvimento das atividades do projeto dentro da escola.
5. postagem do projeto no Portal Educarede.
6. realização de oficina de produção textual (dicas de redação e reportagem) para alunos do projeto da escola Jorge Raposo (Esta ação foi solicitada especialmente por esta escola).

Em toda essa trajetória muitas coisas me deixaram feliz e otimista, como exemplo posso citar:

 que muitos professores movidos por uma grande força de vontade superaram limitações e barreiras do cotidiano escolar e se engajaram no processo por perceberem a validade da experiência e a oportunidade de um trabalho inovador;
 a compreensão dos professores e gestores de que o trabalho do Educarede proporciona/proporcionará a utilização adequada das tecnologias e ferramentas da WEB que estão no cotidiano escolar e principalmente dos alunos .
 a aproximação do NTE das escolas a partir de um trabalho colaborativo e que conta com o envolvimento dos alunos.
 conhecer e contribuir com o desenvolvimento dos projetos das 06 escolas que assessorei e venho assessorando até então, com o apoio do colega prof. Alberto Gomes. São elas:
01-EE.Magalhaes Barata
Projeto: A Língua Parauara e sua influência no processo de formação da Lingua Portuguesa e sua importância no falar dos paraenses como parte da cultura.
Coordenado por: Prof. Ademildes (SI) Alzira (Lingua Portuguesa)
02-EE Jorge Lopes Raposo
Projeto: Vamos Manter Nossa Escola Limpa
Coordenado por: Prof. Helionete e Profª Roselene
03-EE Lauro Sodré
Projeto: Aldeia Cabana de Cultura Amazônica Davi Miguel
coordenado por: prof. Ezequias e Roa Lia
04-EE.Augusto Montenegro
Projeto: Pequenos Ambientalistas Amazônicos: construindo um ambiente melhor.
Coordenado por: profº Sanches
05- EE.Eunice Weaver
Projeto: Cidadania em Construção
Coordenado por: profª Joseane
06-Instituto Estadual de Educação do Pará-IEEP
Projeto: Cinema, Cultura e Escola
Coodenado por: Prof. Lucia Andrade, Lucia Queiroz e Mercedes.
Portanto, esses educadores merecem atenção especial, por compreenderem que participar dessa comunidade virtual de aprendizagem é aderir a uma forma de trabalho, de se apropriar de ferramentas que a internet disponibiliza e construção de um novo padrão de ensino-aprendizagem pautado na autoria e co-autoria de professores, alunos e demais integrantes da comunidade virtual. A todos os que chegaram até aqui, meus sinceros agradecimentos, vocês tornaram meu trabalho mais instigante.

Maria do Carmo Acacio (NTE)

Vejam abaixo um dos vídeos produzidos por uma das equipes do Projeto "Aldeia Cabana" da E L. Sodré. Para ver fotos do assessoramento clique em http://profmcarm.blogspot.com/
...

Texto: Maria do Carmo
Postado por Maria do Carmo

9 comentários:

Ademilde Girard disse...

Olá, Maria do Carmo, a nossa escola estar muito feliz pelo apoio que vc vem dando aos professores e alunos envolvidos no projeto inscrito no Portal da Educarede, especificamente na Comunidade Minha Terra 2009. A sua atenção e generosidade com os envolvidos tem sido de grande valia para o andamento do projeto, tirando nossas dúvidas das ferramentas a serem utilizadas corretamente a fim de interagirmos com outras escolas e divulgarmos o nosso projeto. Como também é importante mencionar que os envolvidos estão lidando com tecnologias novas que lhes serão muito útil no uso da internet.

Rosa Lia (Escola Lauro Sodré) disse...

Oi, Mª do Carmo. Para nós da Escola Lauro Sodré sua ajuda está sendo imprescindível.Gostaríamos que você estivesse conosco até o final do projeto.

Neth Lisboa disse...

Nós,da escola Jorge Lopes Raposo estamos felizes em participar do projeto educarede e agradecemos a orientação que nos foi dada pela professora Maria do Carmo (NTE)Nossos alunos com certeza irão desepenhar um bom trabalho.

Escola Jorge Raposo disse...

A coordenação da sala de informática da escola Jorge Lopes Raposo agradece o apoio que nós foi dado pelo profª Maria do Carmo e gostariamos de continuar com seu auxilio até o fim do projeto.

ezeccky disse...

Maria do Carmo, a equipe do lauro sodre te agradece pelo apoio enquanto orientadora nesse Projeto,nossos agradecimentos também está no apoio da equipe técnico-administrativa, alunos e professores da escola, que nos deram essa oportunidade de participar desse proprojeto e mostrar o nosso interesse pela nossa cultura. Espero que tudo dê certo, que possamos chegar até o final com resultado positivo para toda a comunidades escolar.
Nossos agradecimentos em nome da Equipe do lauro sodré.

profª Maria do Carmo disse...

Ademilde, Rosa Lia,,Neth, Rose e Ezequias

A felicidade de fazer parte destas equipes é toda minha e a vontade de permanecer também, uma vez que considero essa intensa troca de experiência muito enriquecedora para todos nós.
Um forte abraço a cada um de vocês e um FELIZ DIA DO PROFESSOR.
Maria do Carmo

FUTURO MESTRE disse...

Sabemos quão grandes são as dificuldades que enfrentamos no cotidiano de nossas escolas tão sucateadas, mas precisamos fazer jus ao trabalho de muitos que primam por conduzir a educação ao sucesso, através do envolvimento dos alunos em projetos que os façam sentir-se, realmente, parte do mundo. A iniciativa dos projetos da Comunidade Minha Terra 2009 é maravilhosa e os professores do NTE fazem um trabalho grandioso com o acompanhamento e auxílio técnico.
Aos multiplicadores, parabéns e muita garra!
Nely Castello Branco

profª Maria do Carmo disse...

Nely
Obrigada por suas palavras, com certeza traz uma grande motivação para todos nós.
De fato nossa rotina muitas vezes é dura, mas é uma escolha que não nos arrependemos, por termos a consciência de que essa é uma profissão que pode mudar o rumo do mundo para melhor.
Felicidades para você.

Escola Ruth Passarinho disse...

Parabéns pela iniciativa do NTE na atuação do Educarede. Também parabenizo todos os professores participantes, pois, ações como essas que vislumbram a melhoria e atualização da educação são louváveis e devem ser cada vez mais presentes nas escolas.

Quem sabe poderia ser pensado num grande Congresso ou Fórum para socializar esses projetos escolares em âmbito estadual. que tal inserir esse encontro na agenda da educação?

Fica aí a sugestão.

Continuem fazendo diferença e sendo referência em educação aliada às Tecnologias da Informação e Comunicação!
Abraços, Elaine Souza
Aluna NTE