segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Educarede: nova analise do percurso

No mês de setembro realizamos a Oficina Portal Educarede, destinada aos professores coordenadores das Salas de Informática das escolas estaduais nos três turnos. No período vespertino compareceram 14 professores.
Nessa tarde, além de apresentar o portal educativo e destacar os recursos disponíveis aos educadores e alunos das escolas do ensino fundamental e médio, nosso objetivo principal era estimular os professores a participarem da Comunidade Virtual, inscrevendo-se na comunidade Minha Terra 2009: Aprender a inovar, com projetos sob sua coordenação, facultados aos professores de sala de aula, mas que, sobretudo, contassem com a participação dos alunos da escola, lembrando-os que o projeto deveria partir de uma investigação de uma situação na comunidade local para a elaboração de um projeto de intervenção com base nos problemas constatados e que visasse promover a melhoria das condições de vida da comunidade quanto ao assunto trabalhado pela equipe.
A partir do convite feito aos participantes da oficina, passamos para análise dos temas e das pautas para verificar os objetivos e a possibilidade de desenvolvê-los na escola dentro do prazo determinado pelos organizadores da comunidade Minha Terra 2009: Aprender a inovar. Foi constatado que a maioria dos coordenadores de Sala de informática presentes na oficina se comprometeu a participar, mas somente alguns professores do turno da tarde efetivamente estão participando (temos 21 projetos orientados pelo NTE, deste total, 7 estão sob minha responsabilidade). É uma pena, pois os demais com certeza perderam a oportunidade de apresentar o seu trabalho para o Brasil e para o mundo, em um portal de grande credibilidade e acessado por milhões de usuários e assim estão deixando de socializar suas idéias com outros educadores e de oportunizar aos alunos experiências que irão fazer a diferença em seus currículos.
O NTE/Belém disponibilizou, no seu blog, um modelo de projeto aos professores afim de orientá-los e, também para ter uma idéia da adesão e do engajamento ao projeto.
Da elaboração dos projetos à publicação no Portal, tivemos um caminho longo a percorrer em poucos dias. O telefone celular, o e-mail e as visitas às escolas foram os meios utilizados para acompanhar os professores, apoiá-los e estimulá-los. Vale destacar que as visitas às escolas foram fundamentais; os professores de sala de informática e de sala de aula mostraram-se interessados em participar. Mesmo não tendo ainda a oportunidade de conversar mais extensamente com a direção das escolas visitadas, não encontramos oposição à implementação dos projetos nas escolas visitadas.
Os coordenadores da sala de informática do turno da tarde que estão participando são: Clarice Santiago da E.E.E.F.M Maria Luiza C. Rego, Denise Figueiredo da E.E.E.F.M D. Gaudêncio Ramos, Eric Siqueira da E.E.E.F.M Helena Guilhon, Luciano Melo da E.E.E.F.M Pedro Amazonas Pedroso, Marlene Onofre da E.E.E.F.M Orlando Bitar, Maria do Socorro Pontes da E.E.E.F.M Costa e Silva e Mauro Alamar da E.E.EF.M Paulo Fonteles.
Cada professor com sua equipe de reportagem (alunos) estão empenhados em desenvolver seus projetos. A partir de agora teremos que trabalhar em equipe e para isso é preciso disposição, integração, responsabilidade, humildade e respeito. Nós do NTE/Belém estaremos acompanhando ativamente os participantes, dando suporte e incentivando-os a concluírem os projetos com sucesso!

Texto: Anilza Brasil

Nenhum comentário: