quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Feliz dia dos professores!

Procurei um texto para homenagear a equipe de professores multiplicadores do NTE Prof. Washington Luís Barbosa Lopes e todos os demais professores paraenses, lotados ou não, em sala de informática.

Um texto que fosse honesto, que retratasse com realismo o que é ser professor, um texto que não fosse piegas ou recheado de clichês. Um texto que desse prazer de ler e, no fundo, trouxesse um pouco de felicidade para todos que escolheram ser professor.

Não sei se pesquisei direito ou se o texto encontrado realmente concretiza meu intuito, mas ao ler a oração do professor tive a impressão de reencontrar um sentido para nossa profissão.

Então, parabéns a todos nós e aproveitemos nosso dia para renovar nosso compromisso, nossa opção profissional. Vamos exercer nosso ofício de aprender para melhor ensinar.


Oração do Professor

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.

Autor: Antonio Pedro Schlindwein

Por: Marcelo Carvalho

3 comentários:

FUTURO MESTRE disse...

Marcelo, obrigada! O texto é belíssimo e a sua alteridade em procurá-lo para nós é maravilhosa.
Parabéns também!
Nely Castello Branco

profª Maria do Carmo disse...

Marcelo
Achei perfeito seu texto
Podemos perceber que Antonio Pedro Schlindwein através de seu poema nos convida a refletir a respeito do ensinar, do aprender e do desaprender. Todos os versos são lindos e podemos realmente tê-los como nossa oração matutina. Mas o verso “Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender” é marcante, pois mudar é complicado. Abandonar conceitos arraigados é mais complicado ainda. Às vezes nos apegamos à tradição, ao hábito, ao preconceito, à preguiça e nos fechamos para a descoberta, em conseqüência disso inibimos nossa capacidade de criar de ver o novo que pode estar perto, e que se fosse visto, e entendido, provocaria nosso crescimento, mas para isso exige de nós um grande esforço - abandonar posições fechadas. Compreende-se que ensinar é aprender e também significa desaprender e abandonar conceitos e conhecimentos que não servem mais, que não conduz com a postura atual do professor. A tarefa não é fácil, mas desaprender pode ser necessário. Dai-nos Senhor, sempre, o dom da graça de aprendermos a desaprender em alguns momentos, para que possamos construir a felicidade individual e coletiva, ensinarmos os valores que promovem a vida e alimentam a esperança. “Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o educador que semeia a vida e escreve na alma”. (Brecht) Feliz e abençoado Dia do Professor.
Maria do Carmo

NTE BELÉM 2 disse...

Parabéns pelo dia de hj a tds os educadores deste NTE e da região metropolitana de Belém que buscam semear em terrenos áridos e conseguem extrair flores tão perfumadas em nossas escolas.

Um abração a esta equipe vencedora!!

Da equipe do NTE Belém II