quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Curso Introdução à Educação Digital - Proinfo


Este curso Introdução à Educação Digital faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado – SEED/MEC em parceria com os estados e municípios, destinado a professores e outros agentes da educação básica, no sentido de colocá-los em contato com os recursos digitais voltados para a educação.

Na função de professor multiplicador do Núcelo de Tecnologia Educacional Prof. Washington Luis Barbosa Lopes - NTE Belém, iniciei no dia 29 de setembro de 2009 uma turma do referido curso para professores das escolas estaduais de Belém. O curso tem duração de 40h, distribuídas em 10 dias de aulas presenciais e com previsão para terminar em 05 de novembro de 2009. Os alunos também receberam a apostila de Introdução à Educação Digital fornecida pelo MEC. Nela estão programadas as seguintes unidades de estudo:

1- Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital
2- Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede
3- Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico
4- Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta
5- Elaboração e edição de textos
6- Apresentações para nossas aulas
7- Criação de blogs
8- Cooperação e interação em rede
9- Solução de problemas com planilhas eletrônicas

Segundo o formato do curso planejado pelo Proinfo Integrado, sua proposta pedagógica está embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos:

  • Formação contextualizada significativa que busca envolver o cursista na análise e solução de problemas/questões que fazem parte de sua vivência.
  • Promoção da autonomia do sujeito.
  • Interação na aprendizagem e construção do conhecimento.
  • Relação ação/reflexão/ação constante.
  • Ênfase na aplicação prática no trabalho docente.

A avaliação do aluno, para efeito de certificação tem como critérios a frequência nos encontros presenciais de formação e as atividades produzidas durante o processo formativo, considerando os objetivos e orientações de cada unidade. Espera-se também que o cursista ao concluir o curso adquira embasamento minimo para requerer inscrição e desenvolver de forma satisfatória o curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, na modalidade semi-presencial, componente também do programa de formação continuada do Proinfo Integrado e ofertado por este NTE.



Postado por: Juscelino Hernandez

16 comentários:

helena disse...

Ola, colegas! Visitando o site de vcs, deixo minha mensagem: Parabens pelo blog> Sou multiplicadora do NTE 05/BA, localizado em Itabuna. Atualmente estou ministradno curso semipresencial em Tecnologias Educacionais Inclusivas para profesores da rede estadual de ensino das direc 06 e07 que atuam em regencia de classe e que possuem alunos com necessidades especiais de aprendizagem na sala regular de ensino. O curso tem uma carga hporaria de 80 horas sendo 16 presenciais e 64 ead.
Sucesso no projeto de voces.
Bjs, Helendutra

Educação Ambiental disse...

O curso em questão me proporcionou novos conhecimentos a cerca da área da informática e tecnologias, conhecimentos estes que já estou empregando no cotidiano da escola em que trabalho. Acredito que o curso conseguiu alcançar seu objetivo principal que é o de incluir os professores no mundo digital. Fiquei bastante contente com o resultado e espero dar seguimento nos estudos proporcionados pelo NTE Belém. Um abraço a todos! Grace Kelly

ELANA GRACIELLE disse...

A oportunidade que tive em participar de determinado curso foi de grande valia para minha formação,pois pude apreender conceitos relacionados a tecnologia educacional , a qual não conhecia.O manuseio no programa LInux também foi uma novidade bastante agradável, onde espero prosseguir descobrindo coisas novas.

Adriano Siqueira disse...

O curso Introdução à Educação Digital contribuiu para darmos os primeiros passos na utilização do linux e na construção de nossos blogs!agora é só esperar o curso de 100 horas! Valeu colegas e Professor!

Anônimo disse...

O curso foi muito interessante. Me senti meio perdida, pois foi o primeiro curso que eu me disponibilizei a fazer e espero que não seja o último. O professor é muito atencioso é paciente gostei muito, embora as vezes sinta um pouco de angustia por não entender certas coisas na máquina gostaria de ter mais intimidade com ela.
Bjs!

Anônimo disse...

O curso com certeza foi bastante proveitoso,porém preciso repeti-lo pois foi dificil armazenar muitas informações em um tempo curto.

Meus primeiros passos disse...

É difícil para quem está pela primeira vez acessando o mundo da tecnologia nas suas particularidades,ou seja é preciso conhecer as ferramentas com profundidade para dominar o mundo do conhecimento tecnológico.
Reconheço minha deficiência nesse campo e por esta razão irei repetir o curso de 40h. Por melhor que seja o professor e por maior esforço que faça para atingir todos os alunos,torna-se inviável talesforço.

Anônimo disse...

Olá!
A todos que participaram do curso gostaria de transmitir minha felicidade e dizer que ao final deste curso pude perceber que precisava conhecer um pouco mais do botinho e também gostaria de ressaltar que A D O R E I !!!! a turma.
E ao professor Juscelino um muito obrigada!

O resgate da valorização de educador disse...

Olá sou aluna do curso introdução à educação digital,estou concluindo o curso com muita satisfação, pois ganhei novos conhecimentos e até estou passando a me interessar mais por esse mundo da tecnologia e descobrir a importãncia que ela tem na minha vida e dos meus alunos.
Quero parabenizar o professor juscelino pela dedicação e a paciência de nós ensinar. muito obrigado.

Unknown disse...

O sistema de ensino está de parabéns pelo Protejo! E muito obrigada professor pela sua dedicação, só assim com professores do seu tipo, ou seja,com a paciência que o senhor demonstra para repassar essas informações a todo nós, é dessa forma que a educação do nosso país pode melhorar a cada dia.
Abraços!

Unknown disse...

olá sou aluna do curso de pedagogia da universidade estadual vale do acaraú(uva).e visitando o blog de vocês achei muito interessante, pois este projeto é muito importante na nossa formação quanto professores para podermos formar cidadãos criticos e questionadores.

Regiane disse...

Regiane Gomes

Quando conheci o Curso do NTE, fiquei muita satisfeita em perceber o interesse de grande parte dos professores ali presentes, manifestaram vontade em mudar os antigos métodos tradicionais e desenvolver melhor o trabalho educacional com seus alunos. O NTE está de parabéns e espero que este trabalho cresça cada vez mais e possa capacitar muitos educadores.

Anônimo disse...

Olá! Sou acadêmica do curso de Pedagogia da turma SPDT-13 da UVA. Aproveito a oportunidade p/ parabenizar o projeto em questão. Tive conhecimento através da palestra, e posso dizer que que esta teve pontos bastante esclarecedores quanto aos cursos disponibilizados.
Com relação as TICs, penso que é de fundamental importância a formação do professor, pois sem o mesmo e suas estratégias de ensino, as TICs perdem seu significado no processo de aprendizagem.

Anônimo disse...

mediante as informações adquiridas ,pude expandir meus conhecimentos e modificar algumas posturas a respeito das TIC'S.

Anônimo disse...

boa tarde,o meu comentário é sobre as novas tecnologias digitais,as crianças e a educação,a sociedade passa por constantes mudanças, e muitas dessas mudanças está associada a evolução tecnológica que é a grande responsavel por essa revolução que envolvem jovens,crianças e adolescentes para eles o acesso é muito facil a essa nova tecnologia e aprendem a manipular celulares,MP4 e outros diante disso vem as modificações.

Pedagoga Neyde disse...

Olá eu me chamo Neyde, sou aluna da Universidade Vale do Acaraú e hoje 06 de nov. junto com minha turma SPDT I2/13 tive a oportunidade de visitar o NTE. Bom,estou muito feliz pela oportunidade de conhecer o projeto de aperfeiçoamento do professor no que diz respeito a inclusão do mesmo no mundo da informática, que muitas vezes não faz parte do seu mundo, mas que com toda certeza faz parte da vida de seu aluno. Além do que permite ao professor ter uma nova otica a respeito de toda essa tecnologia e a perceber em como ela poderá ajudá-lo a preparar uma aula mais atraente e fascinante, vai depeender apenas de sua criatividade. A partir daí o professor terá essa tecnologia como ssua aliada no processo ensino aprendizagem de seu aluno.