sábado, 31 de outubro de 2009

Curso de Elaboração de Projetos

O Núcleo de Tecnologia Educacional de Belém – NTE Prof. Washington L. Barbosa Lopes abre inscrições para o Curso “Elaboração de projetos” mediados pelas tecnologias.
O curso iniciará na próxima sexta-feira (06/11/2009) e teremos 30 vagas, com aulas às sextas-feiras, das 8 às 12 horas, com carga-horária total de 40 horas, a professora formadora Maria do Carmo Acácio será a ministrante.
O curso é semipresencial e utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem e-proinfo. O público-alvo deste curso são os professores lotados nas salas de informática educativa das escolas da rede estadual.
Cada professor lotado em sala de informática e que se inscrever no curso de elaboração de projetos terá direito a levar outro professor da escola, assim, este professor convidado será o parceiro em potencial para desenvolver um “Projeto de Integração entre Tecnologias e Currículo na escola. São 30 vagas e a meta é inserir 15 escolas nesta primeira turma.
As inscrições devem ser feitas no próprio NTE e será respeitado o limite das vagas ofertadas.

Sobre o curso:

O curso visa promover uma renovação do fazer pedagógico no “chão” de nossas escolas. O foco principal dessa formação é propiciar a integração efetiva entre as tecnologias e os conteúdos curriculares por meio da pedagogia de projetos. Dentro dessa perspectiva, os conteúdos do curso estão estruturados em três grandes eixos conceituais: Projeto, Currículo e Tecnologias. As atividades teóricas e práticas ocorrerão em encontros presenciais e em atividades à distância. No final do curso, cada cursista deve ter elaborado e aplicado um projeto na escola em que atua. A socialização desses projetos é outro ponto forte do curso, pois corresponde à divulgação do projeto com a possibilidade de reelaboração e de replicação das experiências bem sucedidas.
O curso “Elaboração de projetos” necessita da parte do cursista conhecimentos do uso pedagógico das TIC (conteúdos abordados nos cursos de 40 e 100 horas já ofertados por nosso NTE).
O curso está inserido no contexto das políticas públicas de formação de professores desenvolvidas pelo Governo Federal, por meio do MEC/SEED/Proinfo Integrado e do governo do Pará, através da SEDUC/CTAE/Coordenação Estadual do Proinfo.

Texto: Rosistela Oliveira, Maria do Carmo e Marcelo Carvalho

11 comentários:

EEEFM Barão de Igarapé Miri disse...

Caros Marcelo e Rosis, inovar parece ser a marca registrada de vocês. Uma pergunta vai ter esse curso à tarde? Abraços fraternos. Ercio - BIM

antonio neudes dantas de paiva disse...

excelente

agente realmente precisa de formação e cursos como esses fazem valer o investimento do governo e ao mesmo tempo põe esperança em uma educação melhor, mais envolvida com a realidade dos nossos alunos.

antonio neudes
diretor da ee rosa alvarez rebelo
senador jose porfirio - pa

NTE BELÉM-PA disse...

Olá Antônio Neudes, obrigado por seu comentário, um abraço aos amigos da Transamazônica.

Ércio, teremos uma turma no turno da tarde em 2010. Este ano teremos apenas no turno da manhã. Espero que você consiga ajustar seu horário e participar do curso.

Um abraço

*.* Audrey Cers *.* disse...

As iniciativas que vocês promovem são essenciais para nosso crescimento, em consequência, o avanço de nossos alunos.

Mais uma vez, PARABÉNS!!!

Profa. Audrey
Escola Costa e Silva

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa de vocês! Farei o possível para participar do curso. Melhor ainda foi a ídéia de podermos levar um professor conosco, dessa forma a abrangência do uso das TIC's em projetos só tende a crescer. Os colegas professores de sala de aula precisam realmente de cursos dessa natureza. Abs. Jaime.

Unknown disse...

Marcelo e tod@s que compõem a equipe NTE, muito legal esse processo de dinamizar açãos educativas no espaço escolar integrados o cotidiano da sala de aula e da SIE.
Tenho interesse em participar do curso, pois percebi o quanto tenho dificuldade nessa área quando foi preciso elaborar o do Educarede, assim, espero que possamos diminuir as dificuldades e entender que podemos aprender a cada dia.
Espero que o curso seja em dias que possa fazer, vai ter no sábado? a noite tenho livre seg, quarta e sexta....rsrsrs acho importante saberes o horário dos interessados.
Abraçõs,
Lucinha

SULAMITA GABRIELE disse...

parabéns por mais uma inovação!
Qualificação tecnologica é sempre bem vinda. Enriquece e fortalece este projeto ousado que é a informática educacional. Que ela possa quebrar barreiras no tradicionalismo curricular.
abraços SULAMITA.

Neth Lisboa disse...

Parabéns a vocês pelo curso, com certeza nós, do laboratório de infórmática da escola jorge lopes Raposo iremos participar.

NTE BELÉM-PA disse...

Lucia
O Curso elaboração de projetos será ofertado as sextas feiras, das 8:00 às 12:00 sendo uma sim, outra não começando nesta agora dia 06/11 e término previsto para 18/12 Torcemos para que dê certo para você fazer.
Abraços

Prof. Mauro Alamar e Profª Renata Araújo, ambos da Escola Paulo Fontelles de Lima disse...

Muito boa a iniciativa de vocês. A formação continuada deve estar sempre presente na vida profissional de todos nós, numa constante busca por melhorias no fazer pedagógico.
Gostaríamos que o curso também fosse ofertado no horário da tarde, democratizando ainda mais a busca por novos conhecimentos a todos que estão realmente interessados no uso das tecnologias digitais.

NTE BELÉM-PA disse...

Prof. Mauro Alamar e Profª Renata Araújo

Não se preocupem, esse curso em 2010 será ofertado nos turnos da tarde e noite justamente para os professores desses respectivos turnos.

Abraços