quarta-feira, 7 de maio de 2008

Blog da Escola Agostinho Monteiro no EducaRede

Chegou o livro “Minha Terra”, que traz a seleção das produções das 1.242 escolas participantes do Concurso promovido pelo Programa EducaRede. E nesta edição a Escola Estadual Agostinho Monteiro foi a única escola do Pará a ter presença, com um trabalho sobre a cultura paraense.

As principais ações do EducaRede, que é uma iniciativa da Fundação Telefônica em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e Fundação Carlos Alberto Vanzolini, são os projetos de aprendizagem em rede nas Comunidades Virtuais., acompanhadas por textos reflexivos especialmente elaborados para instigar o leitor a pensar sobre essa nova inter-relação: educação, cultura e internet.

O Concurso

Em setembro de 2007 o NTE divulgou em sua Rede Estadual Virtual para Intercâmbio em Tecnologia Educacional do Pará – REVITEP (hospedada no ambiente E-ProInfo), o concurso da Comunidade Virtual Minha Terra, cuja finalidade era dar aos participantes “a oportunidade de conhecer e de valorizar aspectos da diversidade cultural brasileira, estreitar um canal de comunicação com a comunidade local, além de trocar experiências com colegas das mais diversas regiões, ampliando sua rede de relações” (op.cit. p.5).

Na ocasião estávamos realizando nossa primeira Oficina de Blog para Escolas Estaduais, e os professores Tânia Cristina Sanches e Aderilson Parente decidiram criar o Blog da Escola Agostinho Monteiro já com o material que iriam apresentar no concurso. O resultado está no livro e no Blog da escola

Parabenizamos a escola, aos professores e alunos que participaram desse projeto que mostra a importância dos Blogs como ferramentas de construção colaborativa de conhecimento, de pesquisa, produção e divulgação de informação, de inserção tecnológica e letramento digital, capaz de fazer do aluno um autor no ambiente virtual..”

Queremos dizer que o NTE sente grande satisfação por ter contribuído para a criação do Blog laureado, e desejamos que ele seja um exemplo para as demais escolas utilizarem esta ferramenta virtual como vitrine de suas práticas pedagógicas e atividades sócio-educativas, bem como de valorização do trabalho de alunos e professores.

Minha Terra. Coordenação técnica CENPEC . São Paulo: Peirópolis, 2008.

Um comentário:

Marcelo Carvalho disse...

A equipe da CTAE, em nome da SEDUC/SAEN/DEDIC, parabeniza a equipe de professores do NTE-Belém e da Escola Agostinho Monteiro pala brilhante participação no Projeto "Coisas Boas de Minha Terra" promovido pelo Portal Educarede.
O resultado publicado no livro e no CD interativo estampa o trabalho, a criatividade e a dedicação do NTE, da escola e dos alunos. Parabéns!
Marcelo Carvalho
SAEN/DEDIC/CTAE