segunda-feira, 28 de abril de 2008

Oficina de Blogs das Escolas Estaduais

Nesta sexta-feira, dia 25 de março, realizamos mais uma oficina para professores lotados nas Salas de Informática de escolas públicas estaduais. Participaram cerca de 80 professores de 54 escolas, nos três turnos. Os participantes receberam apostila e aprenderam a criar blogs para suas escolas. Durante a oficina foram construídos mais de 30 blogs. Em breve estaremos criando nossa Blogosfera e colocando aqui os links para todos conferirem os trabalhos de nossos professores e alunos. Abaixo apresentamos a programação da Oficina.

APRESENTAÇÃO DA OFICINA

A Internet possui e disponibiliza excelentes ferramentas de interação para a construção colaborativa de conhecimentos e produção coletiva de informação e comunicação, destacando-se os chats, os blogs e os podcast, numa perspectivas interdiscursiva, portanto interdisciplinar. Como ferramenta de criação coletiva e a aproximação de alunos e professores, os blogs e podcasts são apontados como as mais dinâmicas e ricas para o processo de ensino e aprendizagem.

O processo de construção e veiculação de programas de rádio na Web, em formato MP3 (Podcast), juntamente com a publicação de textos e imagens em um Blog, contribuem para mudar o conceito tradicional de escola, dando-lhe uma nova perspectiva de ação, que transcende os muros da escola e a própria sala de aula. As perspectivas são inúmeras e empolgantes pois, além dos alunos poderem expor e discutir o que estão aprendendo em sala de aula com alunos de outros colégios e de outras regiões, com pessoas da comunidade circundante ou com qualquer pessoa no mundo, as ações envolvidas para a produção dos Podcasts e Blogs, além de potencializarem o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, pesquisa, análise, seleção e transmissão de informações, ampliam a capacidade sócio-comunicativa, enquanto proporcionam uma reflexão crítica e propositiva de realidade do estudante.

Este projeto vem somar-se aos esforços do Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE, no sentido de garantir a professores e alunos da rede pública estaduall de Belém, uma formação adequada para o uso das Tecnologias da Informaçao e Comunicação-TIC e dos recursos disponibilizados nas salas de Informática, bem como ser um instrumento de inserção tecnológica e de divulgação do que ensinam e aprendem na escola e de melhoria dos indicadores de desempenho escolar.

Objetivos:
Implantar uma política de educomunicação, tendo por base o uso de blogs como forma de possibilitar o intercâmbio de alunos e professores com Brasil e o mundo; oportunizar, aos professores participantes, a criação de blogs pessoais; criar o blogs das escolas participantes

Metodologia:
A metodologia é eminentemente prática. Os professores participantes observarão diversos blogs, serão cadastrados no GMail e serão orientados para a criação, publicação, manutenção de um Blog pessoal e outro da escola, e cada blog, pessoal ou da escola, deverá ter links para os demais.

No caso de termos dois ou três professores da mesma escola em turnos diferentes nesta oficina, caberá ao primeiro que iniciar a oficina, a criação do blog da escola, que deverá ser atualizado pelos demais. Para isso, deverá disponibilizar a senha do blog da escola para o instrutor repassá-la para o outro professor, caso este seja de outro turno.

Avaliação:
A avaliação dos participantes acontecerá com base em sua participação, desempenho e conclusão das atividades propostas. Como também da postagem sobre a temática em questão no fórum da REVITEP.

Operacionalização

  • Apresentação do grupo e do plano da oficina.
  • Construção do conceito de Blog.
  • Conhecendo alguns blogs.
  • Seleção do material para publicação (texto, fotos etc)
  • Criação do Blog Pessoal
  • Fazendo a Apresentação (1ª postagem)
  • Configuração do Perfil Pessoal
  • Inserir elementos de página (Links, Contador, Enquête)
  • Criando o Blog da Escola
  • Fazendo a Apresentação (1ª postagem)
  • Avaliação da oficina

Nenhum comentário: