sexta-feira, 11 de abril de 2008

Oficina Ambiente de Aprendizagem Colaborativa E- Proinfo

Nesta sexta-feira, dia 11 de abril, realizamos mais a segunda oficina para professores lotados nas Salas de Informática de escolas públicas estaduais. Participaram cerca de 60 professores de 54 escolas, nos três turnos. Os participantes receberam apostila e aprenderam a utilizar as ferrametas do Ambiente Virtual de Aprendizagem E-Proinfo. Durante a oficina os participantes aprenderam a interagir na REVITEP - Rede Estadual Virtual para Intercâmbio em Tecnologia Educacional do Pará.
APRESENTAÇÃO DA OFICINA

O crescente interesse pela educação a distância é um dos fenômenos mais notáveis no contexto da educação contemporânea. Dessa forma, a proposta desta oficina é motivada pela necessidade de qualificação de professores das salas de informática no intuito de estimulá-los a se apropriarem das novas abordagens, práticas e tecnológicas que estão diretamente relacionadas a essa modalidade de ensino. A universalização da Internet permitiu a elaboração de ambientes de software conhecidos como Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) que proporcionam possibilidades para a aprendizagem autônoma, maior interatividade e mais orientação para os alunos. Como conseqüência deste avanço, observamos a necessidade da capacitação dos professores das salas de informática, quanto aos potenciais educacionais oferecidos por estes “espaços de aprendizagem” informatizados, para que sejam capazes de utilizar os recursos oferecidos por estes ambientes no processo de ensino-aprendizagem. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado em nossa oficina é a plataforma e-ProInfo da SEED/MEC (Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação). O e-ProInfo permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância e ao processo ensino-aprendizagem.

Objetivos:

Geral: Estimular, o uso do ambiente e-proinfo, como recurso favorável ao processo ensino-aprendizagem.

Específicos:

Conhecer a estrutura e funcionamento do ambiente e-proinfo;
Propiciar acesso e utilização das ferramentas do ambiente;
Estimular a sua aplicação no processo ensino-aprendizagem;
Oportunizar aos participantes situações que permitam a utilização das ferramentas do ambiente;
Envolver os coordenadores das salas de informática em um processo pedagógico de revitalização das mesmas e de credibilidade junto à comunidade escolar.

Metodologia:

Durante a oficina os participantes serão orientados em como se cadastrar no ambiente, inscrever-se num curso e acessar sua turma. Em seguida, quanto à utilização das ferramentas do ambiente e-Proinfo em apoio às atividades, interação e biblioteca. Nas situações de apoio às atividades, os participantes utilizarão ferramentas como Tira-dúvidas, Notícias, Avisos, Agenda, Diário e Biblioteca. A interação entre os participantes será viabilizada pelas ferramentas e-mail, bate-papo e fórum de discussões. Finalmente, será explorada a ferramenta Biblioteca. Avaliação A avaliação dos participantes acontecerá com base em sua participação e desempenho quanto à utilização das ferramentas do ambiente. Será registrada pelos participantes na Sala de BATE PAPO do seu respectivo turno (Manhã, Tarde, Noite) no ambiente virtual - REVITEP.

Avaliação:

A avaliação dos participantes acontecerá com base em sua participação e desempenho quanto à utilização das ferramentas do ambiente. Será registrada pelos participantes na Sala de BATE PAPO do seu respectivo turno (Manhã, Tarde, Noite) no ambiente virtual - REVITEP.

Operacionalização:

Apresentação do grupo e do plano da oficina.
O e-Proinfo e a EAD. Explorando a janela inicial do ambiente. Alterando o cadastro - Inscrevendo-se num curso. Acessando o ambiente de curso. Acessando o ambiente de turma.
Explorando as Ferramentas de Apoio. Explorando as Ferramentas de Interação. Acessando a Biblioteca.
Conclusão e postagem do Plano de Atividade proposto na oficina Objetos de Aprendizagem na ferramenta Biblioteca – Material do aluno da REVITEP. Download do “Guia de Orientações Pedagógicas do CTAE”
Avaliação da Oficina, através da sala de BATE PAPO na REVITEP

Nenhum comentário: