quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A nova marca da SEDUC: Tecnologias na Educação

Com a presença de cerca de 70 professores da SEDUC ligados aos NTEs da capital e dos municípios de Ananindeua, Altamira, Benevides, Bragança, Castanhal, Marabá, Redenção, Santarém e Tucuruí, desde quarta-feira, 4 de agosto, acontece no auditório do NTE Prof. Washington Lopes o Encontro dos Multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional-NTE.

O objetivo desse encontro é ampliar o espaço de discussão e reflexão entre a Coordenação de Tecnologias Aplicadas à Educação-CTAE e os NTE, enquanto possibilita aos multiplicadores a apropriação de mais algumas ferramentas tecnológicas que possam contribuir para melhorar o processo de implantação das Tecnologias Educacionais no Estado do Pará e garantir uma melhor educação aos estudantes da rede pública estadual.

Dentre os presentes, além do Coordenador do CTAE, Prof. Marcelo Carvalho, o encontro contou também com a presença da Profª Áurea Albuquerque, Coordenadora Estadual do Proinfo, do Prof. Geraldo Donizete Cormino, Diretor do Ensino Médio e Educação Profissional da SEDUC, e da professora Bertolina, ex-coordenadora estadual do Proinfo. O destaque ficou para a participação especial do Secretário de Estado de Educação, Prof. Luis Cavalcante, que encontrou tempo em sua agenda para prestigiar a abertura do evento.

A nova Marca da SEDUC: tecnologia na educação

O Prof. Cavalcante falou sobre o Programa Um Computador por Aluno-UCA, que irá contemplar 5 escolas da rede estadual, ressaltando que em São José da Ponta todas as escolas estaduais receberão computadores do UCA; falou da renovação dos NTE e da reativação do NTE de Castanhal, desativado no governo passado; apontou o uso de Blogs Educativos com parte integrante das políticas públicas da SEDUC e destacou a PORTARIA N° 47/10-GS (veja AQUI), que institucionaliza os Núcleos de Tecnologia Educacional. Esta foi uma ação que trouxe muita satisfação para todos os multiplicadores, pois desde a implantação dos NTE há mais de 12 anos, esperam por esse reconhecimento.

O Coordenador da CTAE, Prof. Marcelo, em sua fala, com pinceladas rápidas e precisas, traçou o cenário em que atuavam os NTE até o momento em que a atual gestão assumiu, quando além do NTE de Castanhal outros quase foram fechados por problemas na lotação de pessoal, dificuldades de toda ordem na rede física e desamparo aos seus projetos e ações. Ressaltou as conquistas alcançadas, como o aumento de 300% no número de pessoal lotado, bem como nas melhorias nas instalações, citando o caso do NTE Washington Lopes, que encontrava-se em precarísimas condições de funcionamento no antigo prédio, mas que mesmo assim seus multiplicadores continuavam realizando cursos de formação.
Marcelo falou ainda da novidade tecnológica que irá compor o acervo dos 12 NTE do estado: a lousa Digital (veja o site AQUI e AQUI), que foi apresentada aos multiplicadores durante o evento.

Um destaque nesse evento foi a presença dos professores radialistas de Bragança, Aylton José dos Remédios Rocha e Carlos Roberto Amorim da Silva, com a equipe do Projeto Aluno Repórter – A Imprensa na Escola, precursor do Aluno Repórter da SEDUC. Eles fizeram a cobertura do primeiro dia, ao vido, diretamente para a Rádio Educadora de Bragança.

Durante o Encontro cada NTE apresentou um breve relato de suas ações, das dificuldades enfrentadas e dos seus planejamentos para o futuro.

Postado por Franz Kreüther Pereira

Um comentário:

Marcelo Carvalho disse...

Olá amigos do NTE Prof. Washington Lopes,

Gostaria de agradecer pela acolhida durante a realização de nosso encontro, vocês foram excelentes parceiros, espero poder continuar contando com o apoio de toda equipe.

Foram dias intensos, de trabalho, com momentos de grande alegria.

Agora nossa luta será concretizar nossas ideias em atividades que melhorem nossas Salas de Informática Educativa.

Um abraço,

Marcelo Carvalho
Coordenador da CTAE