quinta-feira, 17 de junho de 2010

ENCERRAMENTO DO CURSO “ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC”


UMA EQUIPE QUE TRABALHOU COM DEDICAÇÃO
No dia 17 de Junho concluímos mais um de nossos cursos na modalidade semipresencial “Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC”, um curso que focaliza a utilização pedagógica das TIC em situações de ensino e aprendizagem na sala de aula/escola. Foram 04 meses de curso, envolvendo momentos presenciais e a distância, com muitas leituras, pesquisas, navegação em repositórios de materiais de multimeios bem como criação de Blog fólio e outras práticas pedagógicas no uso de diferentes recursos tecnológicos para que a partir dessa vivência, os professores participantes possam trabalhar com seus alunos na Sala de Informática de suas escolas. Os professores encerraram o curso com um planejamento de uma atividade usando mídias digitais para colocá-la em prática em sua escola. Parabenizamos a todos os concluintes e desejamos que de fato, consiga colocar em prática a atividade aqui planejada e outras mais, utilizando como apoio as tecnologias da informação e da comunicação, na produção do conhecimento.
Maria do Carmo Acacio
Visualize aqui momentos do Curso

Fiquem de Olho! Novas Turmas abrirão em Agosto

10 comentários:

Tânia Jacó disse...

Neste curso, a metodologia utilizada pela professora Maria do Carmo, nos possibilitou ir além da compreensão dos referenciais teóricos apresentados nos textos, para a construção e elaboração de atividades que evidenciasse o aprendido, nos colocando assim, diante de possibilidades de articularmos os saberes adquiridos com o saber fazer. Nesse sentido, aplicamos o que aprendemos através da elaboração de várias atividades didático-pedagógicas, utilizando as TIC, e, mais particularmente, o computador, como recurso pedagógico de forma crítica, observando seus limites e possibilidades de acordo com conhecimentos específicos e/ou interdisciplinar e finalidades educacionais. Portanto, o curso foi excelente em termos de aprendizagens significativas por tudo que foi exposto a cima.
Agradeço a professora Maria do Carmo por sua competência e compromisso com a educação, pois com o seu exemplo, nosso aprendizado se torna mais significativo e com possibilidades maiores de resultados melhores em nossa atuação no contexto escolar.

Ramiro disse...

Os desafios fazem crescer cada vez mais o valor das conquistas, e a quebra de paradígmas a busca dos novos desconhecimentos. Diante disso, venho agradecer ao NTE-Belém pela oportunidade que vem oferecendo aos professores,como aluno do curso "Ensinando e Aprendendo com as TICs" sendo ministrado pela colaboradora Maria do Carmo Acacio, que nos orientou de forma competente para as novas tecnologias da educação, mostrando também o grande "leque" de opções o portal do MEC oferece aos professores, ainda que o curso de forma particular, ofereceu um planejamento, que propiciou uma direção na prática, e no uso das novas tecnologias aplicadas as novas formas de ensino-aprendizagem, assim alavancando o interesse do professor para uma nova prática: pedagógia X Tecnologia

Rosane Vieira disse...

A nova versão do Curso Apresndendo e Ensinando com as TIC nos faz refletir sobre nossa prática pedagógica, uma vez que nos possibilitou o encontro da teoria e da prática. De maneira geral, podemos dizer o que o curso tem uma proposta muita boa. Quanto a facilitadora, demonstrou ter domínio de conteúdo e manejo de classe. Todavia, gostaria de sugerir que nas proximas versões deste curso fosse pensado a possilidade de o facilitador(a) ter um ou dois estagiários para ajudá-lo (a) a tirar as dúvidas dos cursista.

mari disse...

O curso "Ensinando e Aprendendo com as TICS" possibilitou uma variedade de conhecimentos tanto teóricos como práticos. Agradeço a profª Maria do Carmo por ter proporcionado aos cursistas construir conhecimentos, elaborar projetos e trabalhar a interdisciplinaridade. Agradeço também aos colegas de turma porque juntos superamos problemas e contribuímos para nossa qualificação profissional. O curso foi excelente e com certeza participarei de outros que o NTE venha oferecer.

Teste IED disse...

Mônica Sanches Viana
O curso bem organizado e de fácil acesso pela INTERNET através da operação do Portal, houve a informação adequada dos textos e aplicativos, conseguir acompanhar as atividades propostas, logo houve conhecimento, pois meu saber já está sendo aplicado em sala de aula.
Espero poder participar de outros cursos importantes para minha formação para que eu possa contribuir com a educação, e também encontrar com educadores interessados na discussão de temas relevantes para mudança das práticas pedagógicas, pois vejo que é através da discussão e trabalho em grupo que se observa os melhores projetos desenvolvidos com os alunos.
Parabéns a profª Maria do Carmo pela condução da turma, aos colegas de sempre, em especial aquelas que vieram de outro município.

profª Maria do Carmo disse...

Oi Tânia
Não há o que agradecer. Vocês é que foram 100%. E não tenho dúvida de que o pouquinho aprendido aqui, vocês multiplicarão em vossas escolas, porque garra e força de vontade vocês tem.
Um forte abraço
Maria do Carmo

Joana disse...

Parabenizo os organizadores do curso "Ensinando e Aprendendo com as TIC". Este curso me tirou o medo do uso das TIC no processo de ensino-aprendizgem.
Estendo os parabéns aos meus colegas, sempre dispostos a ajudar, e à professora Maria do Carmo, profissional competente e atenciosa, sempre pronta a nos auxiliar, mas incentivando o aluno para que tentasse sozinho. Quanta aprendizagem resultou disso!
Aprendi que não basta ter acesso às mídias, mas saber usá-las para adquirir conhecimento.
Beijos! E até o próximo curso!
Joana Martins

Rosana Elleres disse...

O curso foi maravilhoso, aprendi muito adorei tudo, textos maravilhosos, metodologias para usar-mos em sala de fácil aplicação. A profa Maria de Carmo sempre atenciosa, nos momentos mais atribulados com tantos alunos chamando a atenção, ela com paciência conseguia atender a todos,nem acredito que consegui aprender um monte de coisas em tão pouco tempo, pois precisava muito para aplicar na sala de informática. obrigado Maria do Carmo valeu muito!!!

Socorro Santos disse...

Profª Maria do Carmo, muito obrigada pela sua atenção e generosidade em socializar com a turma a sua experiência e conhecimento o que foi muito significativo para a nossa formação não apenas como coordenador da sala de informática mas também como professor em sala de aula.
Com relação a nosa turma foi nota dez pois conseguimos nos tornar uma equipe bem entrosada e solidária,criando uma clma agradável durante todo o curso, tornando ainda mais motivador até o final do mesmo

mariajose disse...

O curso foi muito bom,tenho certeza que o pouco que pude aprender será de uma importãncia valiosa na minha vida.Desde já agradeço a profesosra Maria do Carmo por sua paciência e dedicação com o curso.
Maria José- Iga-Açú