INFORMÁTICA EDUCATIVA - NTE I & NTE II / BELÉM DO PARÁ
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Reunião de trabalho com as escolas das USE 09 e 10 da SEDUC
Com o apoio decisivo do professor Marcelo Carvalho, coordenador da CTAE, as professoras multiplicadoras Anilza Brasil e Rosistela Oliveira acolheram professores lotados nas salas de informática dessas USE. O objetivo dessa reunião foi estimular a participação das escolas no Festival Mutimídia, nos Mini-cursos ofertados por este Núcleo e solicitar a colaboração de todos para implementação dos projetos Aluno Integrado e Educarede.
Sobre o projeto Aluno Integrado, os professores das salas de informática presentes se comprometeram a apoiar todas as suas ações: contato inicial com os alunos inscritos; organização dos encontros presenciais; disponibilização da SIE para que os alunos possam acessar o curso e postar suas atividades.
Contamos com esse apoio decisivo de nossos colegas das SIE para viabiliar esse importante projeto que deverá capacitar nossos alunos profissionalmente na área de tecnologia.
Após essa reunião, as multiplicadoras Anilza e Rosistela reuniram-se em separado com os professores de suas USE, dando início ao agendamento dos mini-cursos tanto nas dependências do NTE como nas escolas.
Solicitamos aos professores das SIE das USE 09 e 10 que não puderam participar dessa reunião, que nos contatem com urgência, via email ou pelo telefone do NTE.
Agradecemos a presença de todos nessa reunião!
Por: Anilza Brasil e Rosistela Oliveira
quinta-feira, 20 de maio de 2010
ATENÇÃO ALUNO INTEGRADO, FIQUE LIGADO!

Fiquem ligados!
Solicitamos aos coordenadores das Salas de Informática Educativa das USEs ligadas ao NTE-Washington Luís Barbosa Lopes, que também divulguem amplamente esse aviso.
terça-feira, 18 de maio de 2010
SEDUC apresenta simulação de contra-cheque
O Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do grupo do Magistério apresentado pelo Governo Popular à Assembléia Legislativa permite que 20 mil professores e técnicos em educação da Rede pública estadual de ensino planejem sua remuneração de acordo com a dedicação à escola e o empenho na própria qualificação. Isso significa melhoria na qualidade profissional e de vida para servidores que atuam em um setor estratégico para o desenvolvimento do Estado: o conhecimento.
O PCCR atende, portanto, a uma reivindicação histórica dos trabalhadores da educação pública do Estado do Pará, sobretudo os da carreira do magistério.
Os demais servidores da educação que não integram a carreira do magistério terão as vantagens do PCCR dos servidores públicos do Estado, objeto da mesa permanente de negociação com a intersindical, elaborado com a consultoria do Departamento Intersindical de Estudos e Estatística Sócio-Econômicas (Dieese), cuja expectativa é de que esteja concluído ainda este ano.
É importante ressaltar que todas as vantagens garantidas pelo PCCR entram em vigor de imediato, assim que o projeto de lei seja aprovado na Assembléia Legislativa e sancionado pela governadora.
Confira a seguir, na simulação, as vantagens que a proposta do PCCR lhe garante:
Contra-cheque PCCR
Fonte: Site da SEDUC
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Uma dupla dinâmica!
A CTAE, Coordenação de Tecnologia Aplicada a Educação, acaba de ganhar uma dupla que vive plugada em 220 volts!! É injeção de adrenalina pura para irradiar energia para todos os NTEs e salas de informática do Estado.
O professor Marcelo Carvalho assumiu na tarde de 17/05 a Coordenação de Tecnologia Aplicada a Educação – CTAE, desta forma, volta a integrar o quadro da SEDUC na busca pelo avanço nas políticas públicas de implantação das TIC nas escolas públicas do Estado.
Desde agosto do ano passado o profº Marcelo Carvalho, trabalhava como coordenador do NTE Prof. Washington Lopes (NTE Belém), onde ajudou a impulsionar o processo de formação dos professores das salas de informática e sala de aula, colaborou com o desenvolvimento de projetos educacionais como o Educarede e o concurso de blogs e de cursos de informática para alunos e comunidade. Deixa-nos um vazio no NTE mas, sabemos que na CTAE poderá contribuir muito mais com a inserção das TIC na educação, pois é de seu caráter e compromisso profissional, o desenvolvimento de ideias e implementação de ações que dinamizam a prática pedagógica e transformam o aprender num processo mais saboroso.
Certamente a CTAE retornará ao seu eixo produtivo e dinâmico, característica da gestão do professor Cavalcante, atual Secretário Estadual de Educação.
Ainda na mesma tarde, assumiu a Coordenação Estadual do PROINFO a profª Áurea Albuquerque que, até o mês passado coordenava com garra, coragem e dinamismo o NTE de Bragança. Quem já visitou o NTE Bragança é conhecedor das condições estruturais adversas que poderiam ser razão do emperramento das ações de formação e assessoramento do NTE mas, a equipe coordenada pela profª Áurea consegue transformar pedras em flores. O PROINFO ESTADUAL ganhou uma lutadora pela formação dos professores e pela implementação das tecnologias nas escolas. Com sua veia comunicativa e sensibilidade poética esta blogueira empedernida fará o blog da CTAE voltar a ter a poesia, carisma e utilidade pública, características da gestão do professor Cavalcante, blogueiro das múltiplas faces.
Parabéns à dupla e contem com nosso apoio para implementação das ações em prol da educação.
Por: Jamille Galvão
quinta-feira, 13 de maio de 2010
O diálogo continua
O blog do professor Cavalcante continua ativo e servindo de ponto de expressão de suas ideias. Leia o primeiro post feito por ele após a posse na nova função:
Diário de Bordo.
Bom dia leitor(a)
Estou escrevendo este post às seis horas da manhã. Daqui a pouquinho já tenho meu primeiro compromisso. Tenho trabalhado muito e dormido muito pouco nos primeiros dias da minha nova função.
Oceania é muito grande e cheia de problemas. Mas tenho convicção de que com apoio da comunidade escolar poderemos fazer muito pelas nossas escolas.
Ontem tive uma reunião importante e produtiva com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação – SINTEPP. Reafirmei meu compromisso pessoal e de nosso governo de manter aberto o diálogo com a categoria em relação às reivindicações dos trabalhadores de Educação. Discutimos o PCCR e várias situações apresentadas pelo Sindicato.
Teremos hoje às 18h uma nova reunião, desta vez com a comissão de negociação do governo, da qual faço parte. Fiz questão que ela acontecesse na SEDUC.
Em relação ao questionamento do SINTEPP do não repasse do dinheiro da contribuição dos seus filiados no presente mês determinei ao setor competente da SEDUC que o faça imediatamente.
Deixei claro aos dirigentes sindicais, à imprensa e representantes de USES e URES que o Secretário de Educação de plantão não deu orientação para que o ponto dos professores(as) seja cortado e nem deseja que as pessoas que ocupam cargos comissionados compareçam à Assembleia dos professores(as), mas orientou a todos os dirigentes da SEDUC que continuem esclarecendo a categoria sobre a conquista que representa o projeto PCCR encaminhado pelo governo popular a Assembleia Legislativa.
Fonte: http://professorcavalcante.zip.net/
Por: Marcelo Carvalho
Acompanhando o diálogo - O que diz o SINTEPP
Contudo nunca deixamos de cumprir o rito de negociar, principalmente agora que estamos em greve. Assim que soubemos da nomeação do Sr. Luiz Cavalcante, solicitamos uma audiência com o mesmo para que pudéssemos apresentar as nossas principais reivindicações. Com celeridade digna de nota o novo secretário nos atendeu e da reunião, realizada no dia 12/05, alguns encaminhamentos foram adotados. Ademais algumas considerações feitas precisam ser socializadas.
O novo secretário fez questão de afirmar que considera justas nossas reivindicações. Ao contrário do que afirmam alguns representantes do governo, reconheceu que nossa greve não tem conotação “política”, e descreveu como injusto que os professores que tenham formação superior não recebam a gratificação devida.
Em relação à gestão democrática disse que precisamos avançar, mas se comprometeu a empossar em até 15 dias todos os diretores eleitos, desde que não haja recurso interposto ao processo eleitoral. Reconheceu ser impossível reformar todas as escolas do estado, mas se comprometeu a entregar um cronograma com as reformas prioritárias.
Sobre o PCCR se comprometeu a retirar da proposta governamental a avaliação de desempenho (que será tratada por lei específica, após debate com a categoria). Sobre as questões econômicas do PCCR e da campanha salarial marcou “reunião decisiva” para hoje (13/05), ás 18h na SEDUC.
Reconheceu que há restrições orçamentárias e sugeriu que o governo deveria encaminhar proposta à ALEPA, visando alterar a Constituição Estadual no que diz respeito às verbas destinadas à educação, embora o artigo 283 da referida lei estabeleça apenas um percentual mínimo de 25% da receita de impostos para a educação, não limitando um percentual máximo, o que já possibilitaria ao governo investir mais que os 25% estipulados na lei.
Por último, mas não menos importante, se comprometeu a não descontar os dias parados da greve, respeitando assim a deliberação democrática e soberana da categoria.
O SINTEPP reitera seu compromisso com o diálogo e espera que as declarações do novo secretário não sejam apenas promessas. Estamos de olho!
Fonte: http://www.sintepp.org.br/sessao.php?idn=417&con=n
Por: Marcelo Carvalho
Acompanhando o diálogo



Secretário de Educação recebe dirigentes do Sintepp
Luiz Cavalcante vai manter a mesa de negociação que tem garantido nos últimos três anos diálogo aberto com os dirigentes sindicais. “Iremos priorizar a pauta de reivindicação da categoria, mas não poderemos ir além dos limites orçamentários, impostos pela arrecadação do Estado”, explicou o secretário, que reconheceu que existem demandas justas do movimento e afirmou que fará tudo o que for possível dentro do orçamento da Secretaria.
A primeira audiência na gestão do novo secretário foi solicitada pelo Sintepp para tratar de assuntos referentes à categoria, como pontos do PCCR, enviado à Alepa no início da semana, rede física e posse de diretores. “O clima de reciprocidade garantiu avanços significativos há muito desejado pelo sindicato”, ressaltou a coordenadora do Sintepp, Conceição Holanda, ao destacar as demandas que foram assegurados no encontro.
Após duas horas de diálogo ficaram estabelecidos alguns compromissos que serão ultimados pela instituição, entre os quais a criação de um plano de recuperação das escolas, aproximadamente 300, onde o Sintepp terá participação e o esforço concentrado para a solução dos casos dos diretores que foram eleitos no processo de eleição direta, mas que, por algum motivo ainda não foram empossados.
Cavalcante assumiu compromisso de dá posse aos novos gestores, tão logo seja solucionado as pendências administrativas. O secretário fez questão de ressaltar que a partir de agora, irá criar uma área de transparência, no site oficial da Seduc, com planilhas que possam mostrar as obras que estarão em andamento no Estado, assim como as contas da instituição.
Sobre o Plano de Cargos carreira e Remuneração (PCCR), o secretário definiu como um anseio antigo da categoria, compromisso assumido pelo governo estadual e como uma conquista dos trabalhadores. “A Seduc estará sempre disponível, aberta ao diálogo”, observou o secretário ao reforçar o objetivo da instituição em discutir e avançar nas questões voltadas à educação. Neste sentido, nova reunião está confirmada com o Sintepp, em seu gabinete, nesta quinta-feira, 13, para discutir valores, carreira, progressão vertical, entre outros pontos .
Fonte: http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.php?action=Destaque.show&iddestaque=730&idareainteresse=1
Por: Marcelo Carvalho
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Diálogo
Na pauta enviada ontem pelo Sintepp, são pontuados os seguintes temas para a reunião: aprovação do PCCR unificado, a efetiva implantação da gestão democrática, melhores condições de trabalho ( reforma e segurança nas escolas) e revisão salarial.
Fonte: Site da SEDUC
Por: Marcelo Carvalho
terça-feira, 11 de maio de 2010
Parabéns Cavalcante
Luiz Cavalcante é o novo secretário de Educação
O professor Luiz Cavalcante assume a direção da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), em substituição à professora Socorro Coelho. Cavalcante foi convidado pela governadora Ana Júlia Carepa, nesta segunda-feira (10), no início da noite. A governadora também conversou com a ex-secretária, a quem agradeceu o empenho pela contribuição na formação da proposta do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores da educação pública, cujo projeto de lei foi enviado à Assembleia Legislativa no último dia 7.
Luiz Cavalcante é professor de carreira da rede pública há 27 anos. É formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará e tem pós-graduação em informática educativa. Estava no governo desde 2007 e exerceu, até poucos dias atrás, o cargo de diretor de tecnologia aplicada à educação. Estava lotado na Escola Estadual Palmira Gabriel.
A posse de Luiz Cavalcante deve ocorrer nos próximos dias, quando a governadora Ana Júlia retornar de agenda que cumpre nesta terça-feira, em Brasília, em vários ministérios. Mas os atos de exoneração da ex-secretária e de nomeação do novo titular da SEDUC serão publicados na edição desta terça-feira (11).
Leia o texto publicado no blog pessoal do novo secretário:
Confirmo aos leitores (as) do blog que fui convidado pela governadora Ana Júlia Carepa para assumir o cargo de Secretário de Educação.
Marcelo Carvalho
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Um feedback instantâneo ou primeiros números de 2010

domingo, 9 de maio de 2010
Feliz dia das MÃES.
Mão é tudo!
Não precisaria dizer mais nada.
Bastaria ficar nesse estado de êxtase,
Imaginando o que seria de nós sem ela.
Mãe é cuidado.
Mãe é princípio de vida.
Mãe é carinho.
Mãe é ternura.
Mãe é presença que marca nossa existência.
Mãe é perdão.
Mãe é referência.
Mãe é amor. O amor mais sublime.
Mãe é muito mais do que possamos expressar,
Porque Mãe é tudo.
Nossos parabéns a todas as mães.
Que neste dia cada mãe receba o reconhecimento de ser MÃE!
Dilson Aires.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Minicursos do NTE
As turmas serão formadas quando atingirem o mínimo de 10 alunos inscritos. A metodologia será a seguinte, o professor interessado em participar de um dos minicursos (consulte os disponíveis aqui no blog) enviará um email para o NTE (ntebelem@seduc.pa.gov.br) informando o minicurso e o turno em que pretende participar. Nossa equipe ficará responsável por organizar as turmas e confirmar o início de cada minicurso.
Esta proposta de organização objetiva contemplar o maior número de professores e assim contribuir para o desenvolvimento de projetos pedagógicos inovadores nas escolas públicas.
Marcelo Carvalho
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Curso de Introdução à Educação Digital: início das aulas
As novas turmas do Curso de Introdução à Educação Digital terão início no próximo dia 10/05/2010. Sendo dia 10/05 para as turmas de Segunda e Quarta e dia 11/05 para as turmas de Terça e Quinta-feiras.
Obs: Se você já é inscrito clique em "Turmas" e veja sua sala e professor.
- Turmas Segunda e Quarta
- Turmas Terça e Quinta