As formações a elas direcionadas não são exatamente as mesmas que são ofertadas ao nosso alunado e professores, já que os objetivos são outros. No atendimento à comunidade em geral buscamos focar o processo de apropriação das TIC tendo em vista o mercado de trabalho e/ou alguma necessidade mais específica dos grupos formados por esses alunos.
Desta forma, os cursos ofertados à comunidade objetivam que os alunos adquiram competências e habilidades iniciais na editoração de texto, na criação de apresentações (slides), no trabalho com planilhas eletrônicas, na pesquisa na internet e no uso das redes sociais.
Nos últimos anos, por exemplo, frequentaram os cursos de nosso NTE, alunos da Comunidade Paraíso dos Pássaros, do Bairro CDP. Durante 40 horas de aulas presenciais, esses alunos frequentaram as dependências do NTE WLBL, no período noturno, ou seja, depois de seu horário de trabalho e/ou estudo. Creio que o aproveitamento foi bastante satisfatório, pois os alunos manifestaram a vontade de continuar sua formação e, assim, melhorar as competências e habilidades adquiridas no decorrer dessa formação inicial.
Desde o início de abril, o NTE-WLBL estabeleceu uma parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS/Marambaia), que visa, além da apropriação dos recursos tecnológicos, o fortalecimento do exercício da cidadania dos portadores de transtorno mental.
As duas primeiras turmas são constituídas por cerca de 12 alunos cada. Elas contam com a presença permanente de uma enfermeira/auxiliar de enfermagem e de uma assistente social. Ficou acordado que as aulas privilegiarão atividades que exercitem a atenção e a concentração dos alunos e que lhes possibilitem reatar seus vínculos com a realidade através da expressão simbólica e do exercício de sua criatividade. Para tanto, utilizaremos como base de trabalho os editores de imagem, de texto e de apresentação. Nossos cursistas também receberão uma iniciação à navegação e à pesquisa na internet e serão apresentados a algumas redes sociais que deverão, junto com os demais recursos explorados, potencializar sua autonomia, sua interação junto à sociedade em uma perspectiva de melhora continua tanto do seu quadro biopsicossocial como da sua formação para o mercado de trabalho.
Os multiplicadores do NTE já se acostumaram com o fato de que seu público é potencialmente muito grande e que trabalhar tendo como base as especifidades e objetivos desse público colabora para uma constante renovação de nossa prática didático-pedagógica, desafiando nossa capacidade criativa e, principalmente, o exercício real de saberes atitudinais que visem à extinção de toda e qualquer forma de preconceito e exclusão.
Continuaremos sempre abertos às novas parcerias, nos esforçando para cumprir com competência a nossa missão.
Por: Rosistela Oliveira
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