Inscrições para o Seminário Internacional - dos Lugares e Contextos das Políticas e Práticas Curriculares: a escola como espaço de construção coletiva
A Secretaria Adjunta de Ensino da SEDUC convida a comunidade escolar da rede estadual de ensino a submeter experiências curriculares inovadoras para serem socializadas no Seminário Internacional - dos Lugares e Contextos das Políticas e Práticas Curriculares: a escola como espaço de construção coletiva, a ser realizado nos dias 26 e 27 de abril de 2010, no Centro de Convenções da UFPA.
Essa chamada tem como objetivo potencializar experiências curriculares inovadoras que vêm sendo desenvolvidas pelos professores e professoras fomentando o protagonismo das escolas como construtoras do currículo, considerando o processo de reorientação curricular da rede.
Podem participar da chamada todas as escolas da Rede Estadual de Educação, sendo consideradas experiências exitosas: projetos, ações ou práticas de sala de aula realizadas individual ou coletivamente pelos profissionais da rede pública estadual de ensino.
As experiências inscritas nesta seleção deverão evidenciar no seu texto:
* Título da Experiência
* Identificação (nome dos/as professores/as – Coordenador/a e professores/as participantes- quando for o caso e nome da Escola)
* Objetivos
* Metodologia
* Público envolvido
* Desenvolvimento (pode incluir fotografias, depoimentos, etc.).
* Impactos
Total de experiências a serem selecionadas: 25 experiências, sendo 15 para exposição oral e 10 para o painel.
Será considerada apenas uma inscrição por escola, obedecendo a ordem de inscrição. Cada experiência selecionada será certificada por escola e cada professor participante terá direito a um certificado.
Os arquivos deverão ser salvos em PDF;
Formatação:
1. Fonte Times New Roman 12
2. Espaçamento 1,5 linha;
3. Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm;
4. Título em negrito, caixa alta e centralizado;
5. A autoria (nome completo) deverá vir uma linha abaixo do título, à direita, seguida do nome da instituição de origem;
6. O texto deverá ser justificado e o tamanho mínimo de 5.000 caracteres, com espaço e no máximo 10.000 caracteres. Caso seu trabalho contenha imagens, estas deverão ser escaneadas JPG e gravadas no próprio documento.
7. As citações de até três linhas devem constar entre aspas ou itálico, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências das mesmas devem indicar entre parênteses nome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação e páginas (SOUZA, 1993:11-14);
8. As citações a partir de quatro linhas devem estar em Times New Roman 11, em espaço simples, com recuo esquerdo de 4 cm. As referências das mesmas devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima; as referências bibliográficas deverão ser colocadas no final do texto e respeitar as regras da ABNT, dispostas em ordem alfabética por autor;
Critérios para seleção:
1. Ação participativa envolvendo diferentes segmentos da escola;
2. Trabalho interdisciplinar envolvendo diferentes disciplinas, campo do conhecimento, turnos e níveis escolares;
3. Contribuição para a elevação da auto estima dos participantes;
4. Fortalecimento da relação escola comunidade;
5. Desenvolvimento de metodologias inovadoras;
6. Impactos positivos na sala de aula, no interior da escola e na comunidade;
7. Estímulo a elaboração de projetos educacionais;
8. Impactos nos processos e práticas avaliativas
Cronograma:
06/04 – divulgação no site da SEDUC
06/04 a 12/04 – apresentação das propostas pelas escolas, URES, USES.
12 e 13/04 - análise das propostas
14/04 – Divulgação do resultado da seleção
Comissão julgadora:
Técnicos da SAEN/SEDUC
Professores da UFPA
Enviar experiências para: seminariointernacional@seduc.pa.gov.br
Fonte: Site da SEDUC
Postado por: Marcelo Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário