quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ainda sobre os blogs...

A SEDUC (Secretaria de Estado de Educação do Pará) avança mais um passo em direção a solidificação de sua política de utilização das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na educação. A política educacional da SEDUC em relação ao uso das TIC tem registrado significativos avanços na formação de professores, no fortalecimento dos NTE (Núcleos de Tecnologias de Educação), na lotação de professores nas salas de informática e no fomento de desenvolvimento de projetos pedagógicos como: Aluno Repórter, Rádio-Escola, Aluno Argonauta, Projeto Educarede etc.

O passo significativo que queremos destacar é o reconhecimento dos blogs como mecanismo de incentivo a pratica de valorização de autoria e de co-autoria de conteúdos por alunos e professores das escolas da rede estadual.

Desde 2007 os NTE e as escolas estaduais trabalham com os blogs, inclusive realizando concursos como forma de atrair a atenção de professores e alunos e também para dar maior visibilidade as produções e formulações das escolas.

Porém, um velho sonho agora torna realidade: institucionalizar e reconhecer os blogs das escolas e professores.

O reconhecimento está expresso pela inserção dos blogs das escolas e dos professores no site oficial da SEDUC. A relação de blogs do site ainda está pequena, falta inclusive inserir os blogs dos NTE, porém, isso é um detalhe que em breve será corrigido. O importante é registrar e elogiar a equipe responsável pelo site da SEDUC pela iniciativa de valorizar a produção intelectual e pedagógica de nossas escolas.

Leia o texto sobre os blogs que está no site da SEDUC:


Uso de blogs na educação


Um dos muitos caminhos que a informática educativa possibilita aos educadores para dinamizar as suas aulas e proporcionar novos caminhos de aprendizagem para seus alunos, está o blog, como uma ferramenta que tem o potencial de reinventar o trabalho pedagógico.

Os blogs são páginas na internet (Web), onde as pessoas escrevem sobre diversos assuntos de seu interesse. A tecnologia atual dos weblogs permite que os usuários publiquem conteúdos sem a exigência de familiaridade com essa ferramenta ou entenda de linguagem de programação. Se diferenciam de um livro pela possibilidade de atualização rápida, freqüente e da utilização de figuras, sons, vídeos e outros de maneira rápida, fácil e dinâmica. Um outro diferencial dos blogs é a capacidade de interação: as pessoas podem colocar comentários sobre o que está sendo escrito proporcionando tanto ao autor como para o leitor um exercício diário de reflexão, análise e criticidade.

Leia o texto na integra, click aqui

Por: Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: