quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Uma nova formação vai entrar no ar!

Entre os dias 16 e 18 de setembro ocorreu em Belém mais um Encontro Regional de Formação dos Formadores/Multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Região Norte organizado pelo MEC/ SEED/Proinfo Integrado, SEDUC/ SAEN / DEDIC/ CTAE, nas dependências do Hilton Hotel.
Esse encontro objetivou apresentar, discutir e planejar a terceira etapa das formações ofertadas pelo MEC/SEED/Proinfo integrado dentro das políticas públicas governamentais de inovação tecnológica nos processos de ensino e de aprendizagem.
Já conhecíamos as formações de 40 horas (Introdução à educação digital) e de 100 horas (Ensinando e aprendendo com as TIC). A partir de agora vamos também ofertar cursos de 40 horas visando à “Elaboração de projetos” mediados pelas tecnologias com o intuito de promover uma renovação do fazer pedagógico no “chão” de nossas escolas.
O foco principal dessa formação inovadora é propiciar a integração efetiva entre as tecnologias e os conteúdos curriculares por meio da pedagogia de projetos. Dentro desse perspectiva, os conteúdos do curso estão estruturados em três grandes eixos conceituais: Projeto, Currículo e Tecnologias. As atividades teóricas e práticas ocorrerão em encontros presenciais e em atividades a distância. No final do curso, cada cursista deve ter elaborado e aplicado um projeto na escola em que atua. A socialização desses projetos é outro ponto forte do curso, pois corresponde à divulgação do projeto com a possibilidade de reelaboração e de replicação das experiências bem sucedidas.
O curso “Elaboração de projetos” necessita da parte do cursista conhecimentos do uso pedagógico das TIC (conteúdos abordados nos cursos de 40 e 100 horas já ofertados por nosso NTE) e será preferencialmente ofertado aos professores lotados nas Salas de Informática da SEDUC.
Pelo Proinfo Integrado contamos com a presença das professoras Stela Cunha, Vera Suguri e Lia Cavellucci, uma das elaboradoras do curso, juntamente com as professoras Maria Elisabete Prado e Maria Elisabeth Almeida. Também esteve presente a professora Carmem Prata que fez uma apresentação bastante esclarecedora sobre o “Portal do professor”.
Contamos também com uma emocionante apresentação do projeto premiado “Aluno Repórter: a imprensa na escola”, apresentado pelos professores multiplicadores do NTE-Bragança Roberto Amorim e Ailton Rocha. A aluna-repórter, " Carlinha", foi o exemplo vivo de que esse projeto fortalece o protagonismo juvenil e que deve ser divulgado e replicado!
Representando o NTE- Prof. Washington Lopes (Belém) estiveram presentes as professoras multiplicadoras Maria do Carmo Acácio e Rosistela Oliveira que já começaram a trabalhar para a implementação do curso e se encontram à disposição de todos para repassar o conteúdo da formação.
Esses encontros de formação representam um momento muito precioso para os multiplicadores dos NTE e para todos que dele participam, por podermos manifestar e esclarecer nossas dúvidas junto aos representantes da SEDD, bem como entrarmos em contato com os multiplicadores de outras localidades de nosso Estado e de nossa região para uma troca de experiências sempre proveitosa!
Por: Rosistela Oliveira

Um comentário para encher nossa equipe de orgulho:

Olá a todos! Estar nesse encontro, conhecer vocês e conhecer um pouco do trabalho que desenvolvem foi muito gratificante para mim. Adorei rever as fotos... tem foto até do "mico do carimbó". Vocês são demais! Abraços a todos!
Lia Cavellucci

2 comentários:

TESTE disse...

Olá colegas! Parabéns pelo blog e pela belas postagens. Gostei muito do texto sobre o Encontro do proinfo em Belem, estive ai e amei o encontro. Esse texto servirá para implementar nossos relatórios.rsrs. Valeu
NTE-Guarai-Tocantins

Lia Cavellucci disse...

Olá a todos! Estar nesse encontro, conhecer vocês e conhecer um pouco do trabalho que desenvolvem foi muito gratificante para mim. Adorei rever as fotos... tem foto até do "mico do carimbó". Vocês são demais! Abraços a todos!
Lia Cavellucci