terça-feira, 8 de setembro de 2009

Oficina Portal Educarede - Projetos Educativos

O NTE Profº Washington Luis Barbosa Lopes dando continuidade as suas oficinas de formação e assessoramento pedagógico realizará no dia 11 de Setembro de 2009, a oficina com o título: Educarede - Projetos Educativos.
Será a sexta oficina realizada por este NTE em 2009. Como de hábito, trabalharemos nos três turnos (Manhã 8:00h às 12:00h - Tarde 14:00h às 18:00h - Noite 18:00h às 22:00h). A oficina tem como alvo os professores lotados nas Salas de Informática da rede estadual de ensino.
Nesta oportunidade o foco principal será trabalhar dentro do Portal Educarede as ferramentas inseridas no canal “Apreender em rede – Comunidade virtual”, com a finalidade de estimular os professores das salas de informática a elaborarem projetos visando participar da Comunidade “Minha Terra 2009: Aprenda a inovar”, uma parceria entre o Programa EducaRede, Secretarias Estaduais de Educação de todo o país e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Como o próprio nome já anuncia, o mote do projeto é recuperar aspectos da identidade, dos costumes e da história locais, no intuito de valorizar a diversidade cultural do país.
O projeto Comunidade “Minha Terra 2009: Aprenda a inovar”, estimula o trabalho colaborativo entre escolas da rede pública das cinco regiões brasileiras por meio de produções em textos, áudio e imagens, elaboradas por equipes formadas por alunos e professores.
A oficina terá um caráter teórico e prático o que possibilitará aos professores navegarem no Portal Educarede e conhecerem as ferramentas que utilizarão no desenvolvimentos de seus projetos.
Dessa forma os principais objetivos desta oficina são:
  • Propiciar o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) para pesquisa, construção colaborativa de propostas de ações voltadas ao ensino e à aprendizagem;
  • Possibilitar aos professores das salas de Informática - SEDUC/PA, conhecerem o ambiente “Apreender em rede – Comunidade virtual” através da exploração das ferramentas desse ambiente.
  • Dar suporte aos professores das salas de informática quanto as orientações necessárias para elaboração de projetos e participação no projeto “Minha Terra 2009: Aprenda a Inovar”. para que eles irradiem a ação para os demais professores de sua escola a fim de sensibilizá-los a se tornarem parceiros nesta jornada.
Faça o download do material desta oficina em nossa Bilbioteca.

Nota:
Clique aqui para enviar a Proposta do Projeto Educarede 2009 para o NTE. (Prazo para o envio até 18/09/2009).

Texto: Equipe NTE Profº Washington Luis Barbosa Lopes (Belém).

29 comentários:

blogdosanches disse...

Nosso tema escolhido para trabalhar no educarede é Cidade e qualidade de vida. Nesse projeto pretendemos desenvolver ações que possam melhorar a qualidade de vida de nossa comunidade

Anônimo disse...

Escola Eunice Weaver - Joseane Figueiredo
Minha ideia é trabalhar como tema principal cidade e participação Social.

ESCOLA ESTADUAL ALEXANDRE ZACHARIAS DE ASSUMPÇÃO disse...

As professoras Carla e Regina da Escola Alexandre Zacharias de Assumpção optaram em trabalhar com a pauta cidade e qualidade de vida no projeto educarede.
Atenciosamente ao NTE.

Anônimo disse...

Olá, meu tema será Minha Terra - Qualidade de vida, E. Prof. Renato P Conduru, coordenadora, Rosangela Pinho

marlene onofre magalhães disse...

Ao visitar as pautas da comunidade "minha terra" no portal educarede percebe-se que todos os temas são interessantes, por isso escolhi o tema "Cidade&Cultura" para pensar melhor no projeto que poderei sdesenvolver com os alunos da escola.

Nildo disse...

Esola Raymundo Vianna. O projeto q pretendemos desenvolver é dentro do tema cidade e trabalho, tema: geração valente, faremos uma adaptação da pauta, onde iremos fazer um levantamento sobre as profissões que mais chamam a atenção dos alunos, qual o motivo da maioria preferir tal profissão e como anda o mercado de trabalho.

zulima vergolino dias disse...

Olá a todos do NTE. Sou Orbelio Neto lotado na Sala de Informática da Escola Zulima Vergolino Dias e nós estamos com a idéia de trabalhar com a Metareciclagem e a priori escolhemos a pauta "Cidade e Participação Social" já que acreditamos que está ação possui vários benefícios e um deles é a participação dos alunos no reaproveitamento de computadores considerados velhos, daquilo que poderia virar lixo.

socorro pontes disse...

O projeto a ser desenvolvido na Escola Costa e Silva é cidade e trabalho no qual os alunos poderão conhecer as profissões que podem escolher no futuro e a realidade do profissional no mercado de trabalho.

Mauro Alamar disse...

Esta oficina foi bastante interessante e nossa escola (Paulo Fontelles) vai participar deste projeto, cuja pauta é cidades e qualidade de vida(Do lixo à reciclagem).

lucia Martins disse...

Olá a tod@s do NTE.
Na escola Pedro Carneiro o tema escolhido é Cidade e qualidade de vida, com duas pautas: Comida da gente; e Do lixo a reciclagem.
A escolha desse tema e das pauta tem haver com os projetos pedagógicos das professores de ensino geral das séries 2 ano e 4 ano do fundamental, consecutivamente.

EEEFM AVERTANO ROCHA disse...

A Escola Avertano Rocha escolheu o tema cidade e trabalho com o objetivo de desenvolver ações para melhoria de nossa comunidade.

Denise Figueiredo disse...

A escola Dom Alberto Gaudêncio Ramos do PAAR escolheu a pauta "Cidade e Cultura", com o subtema "Espaços Culturais", para ser trabalhada por nossos alunos que são muito carentes de espaços e atividades culturais em sua cidade.

Anne Nemer disse...

Sou a Anne Nemer e trabalho na Escola Pinto Marques, a princípio vou escolher a pauta Cidade e Participação Social para promover o acesso à Internet para a comunidade carente.

Anônimo disse...

Sou da Escola EEM Bertoldo Nunes da cidade de Vigia de Nazaré. Até o momento a ideia é desenvolver dentro do tema cidade e trabalho a pauta geração valente, visando levar alunos, professores e comunidade a refletir sobre as opções de trabalho para os jovens da cidade.

Anônimo disse...

Estamos com dois projetos para a sala de informática. Temos o da Reciclagem de computadores e da Música em sala de aula, sendo que trabalharemos somente com os autores paraenses. Para incentivar a leitura e interpretação através das letras das músicas que falam da nossa cultura. Iremos decidir qual será a melhor proposta para uma possível intervenção.

Escola Dr. Agostinho Monteiro - Aderilson Parente disse...

A Oficina sobre Educarede foi bastante propositiva, objetiva e desafiadora.
O tema proposto pela Educarede na Comunidade minha Terra 2009, que oferece quatro temas, a que mais me interessou foi Cidade e Trabalho. Este tema encaixa dentro de uma realidade urbana, que são os trabalhadores informais que coletam ferro. alumínio, plástico e qualquer outro produto que possa ser vendido e garanta a sobrevivência do trabalhador.O que vou propor na escola será sobre o descrito acima, mas pode ser alterado de acordo também com o interesse do parceiro.

luiz nunes direito disse...

Escola Luiz Nunes Direito pretende trabalhar com o tema Cidade e Trabalho.Mostrando a comunidade que criança deve aproveitar todas as oportunidades que lhe são dadas e não trabalhar como o adulto

Luciano Melo disse...

Na oficina sobre o portal educarede, foi possível observar e conhecer um pouco mais sobre projetos para a escola, bem como, descobrir como funcionam ferramentas de editoração de áudio e video. Pretendo idealizar um projeto sobre "Cidade e participação Social" com professores e alunos da escola. Esta pauta faz parte do projeto Minha terra: aprender a inovar 2009 que consta no portal educarede.org.br. Muitos Projetos desta natureza,já ocorreram em anos anteriores com muita coisa boa postada na internet em contribuição à melhoria da educação.
sds.
Prof. Luciano Melo.

Anônimo disse...

A escola Luiz Nunes Direito irá trabalhar com o tema cidade e trabalho, mostrando a comunidade geral o quanto é importante a criança aproveitar todas as oportunidades que lhe são dadas como a de brincar e aproveitar sua infância.

Anônimo disse...

A escola Luiz Nunes Direito vai trabalhar com o tema cidade e trabalho mostrando a comunidade o quanto é importante a participação das crianças em brincadeiras.

E.E. Deodoro de Mendonça - Mª Denize A. Freire disse...

Gostei da oficina sobre o Educarede - Projetos Educacionais, foi bastante gratificante.
O tema escolhido para ser trabalhado foi CIDADE E TRABALHO e a Pauta A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO, considerando que o turno a ser aplicado é o noturno.

Anônimo disse...

Olá,turma meu nome é Lúcia trabalho na sala de informática a noite,pensei em trabalhar com os alunos os espaços da cultura.
A oficina como sempre foi excelente espero que o trabalho seja um sucesso para todos!

E.E.F.M Rui Barbosa - Jorge Andrade disse...

Ao navegar nas pautas da comunidade "Minha Terra 2009" no portal educarede reconheço a importância dos temas, a minha escolha foi o tema "Cidade e Cultura - pauta 3 - Hoje é dia de festa" para desenvolver com os alunos da minha escola que situa-se no bairro da cidade velha, sobre o Círio de Nazaré, relatar os aspectos relacionado a esta grandiosa festa.
A oficina foi muito gratificante por ter me oferecido informações importantes do educarede e da comunidade "minha terra 2009 aprender a inovar".
Agradeço ao NTE Belém e a todos professores por esta oportunidade.

Escola Orlando Bitar - Iorque Garcia Filgueiras disse...

A oficina sobre projetos educativos para coordenadores de salas de informáticas foi muito boa, com a professora Rosa Estela e o professor Dilton tendo perfeito domínio sobre o assunto e uma didática excelente.

temas & pautas: cidade e cultura:
"Bochicho Cultural: égua do movimento pai'dégua: a expressão cultural na escola Orlando Bitar".

Escola Maria Luiza da Costa Rego- Maria Fernandes disse...

Já havia escutado sobre educarede,mas não conhecido profundamente como hoje na oficina ministrada pelos professores Rosiestela e professor Dilson,eles são dedicados e atenciosos quando repassam uma oficina,então, partindo desse aprendizado nessa oficina decidir trabalhar com meus alunos o Tema: cidade e cultura e a pauta : espaços culturais.

E.E. Lauro Sodré - Rosa Lia e Ezequias disse...

Rosa Lia e Ezequias da Escola Lauro Sodré, vão desenvolver o projeto sobre a Aldeia Amazônica, escolhido no tema Cidade e Cultura na pauta Espaço Cultural.

Anônimo disse...

Fiquei encantada com a oficina sobre o Portal Educarede, por apresentar projetos bem estruturos e viáveis para realizar nas escolas. O laboratório de informática da E.E.F.M Barão de Igarapé Miri desenvolverá o projeto "Ajudando a economizar o planeta: energia que move o mundo" do tema: Cidade e qualidade de vida.
Luziane Lélis - Lab.Inf./noite

Escola Jorge Raposo disse...

A oficina sobre projetos educativos realizada pelos professores Alberto e Maria do Carmo foi excelente,pois foi muito importante para todos nós conhecer um pouco mais sobre o educarede.
eu,professora helioneth e a professora Rose lenne da sala de informática da escola Jorge Lopes Raposo decidimos trabalhar o tema Cidade e participação social.

Ademilde disse...

Estão de parabéns os professores Alberto Gomes e Maria do Carmo que coorderaram a oficina sobre projetos educativos com muia eficiencia e dedicação. Esta oficina foi muito proveitosa e cabe a nós coordenadores da sala de informática mostrar o que de bom estamos trabalhando e nossa escola.A E.E.E.M.magalhães Barata escolheu o Projeto Parauara para representa-la, o mesmo terá uma adaptação para mehor se enquadrar no tema Cidade e Cultura, este projeto já está em execução e faremos o 1º passo uma pesquisa em vários locais da cidade para colher dados sobre a linguagem parauara e o 2º passo vamos fazer várias produções na sala de informátia e em seguida fazer a divulgação em lugares publicos.