quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Concurso Ecovídeo das Escolas.

Concurso Ecovídeo das Escolas

Como participar do concurso?
  1. Produza um vídeo sobre um projeto de meio ambiente de sua escola, se baseando nos temas da Rio+20 e na seguinte pergunta norteadora: Qual é o seu papel na criação de um mundo sustentável? A abordagem do tema deverá contemplar o meio ambiente escolar e/ou a comunidade local, identificando problemas socioambientais e propondo soluções.
  2. um título para o seu vídeo a partir dessa pergunta.
  3. Poste seu vídeo no youtube. (Conforme tutorial abaixo).
  4. O título do seu vídeo no youtube deve seguir o seguinte modelo:
Concurso Ecovídeo das Escolas - 4ª Semana do Meio Ambiente da TV Escola – Título do Vídeo
  1. Envie um email para tvescola@mec.gov.br especificando: título e descrição do projeto (conforme modelo)/ Formato do vídeo/ Responsável / Email / Telefone e endereço da escola.
  2. Aguarde confirmação e aprovação do vídeo via e-mail.
  3. Seu vídeo será postado no blog da Semana do Meio Ambiente da TV Escola, no endereço: www.semanadomeioambiente.blogspot.com
  4. Caso você não tenha acesso à internet e não consiga enviar seu vídeo via youtube, você pode enviar pelos Correios para: Rua da Relação 18 – 4º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ / CEP: 20231-110
  5. A confirmação de recebimento e aprovação do seu vídeo será enviada via email ou telefone.
  6. Assim como os vídeos enviados por email via link do youtube, os enviados via Correios também serão postados no youtube e em seguida no blog da Semana do Meio Ambiente da TV Escola, no endereço: www.semanadomeioambiente.blogspot.com
  7. Divulgue seu vídeo para o maior número de pessoas possível. Utilize as redes sociais. Quanto mais visitas seu vídeo obtiver, maiores serão as suas chances de ganhar.
  8. O vídeo mais acessado receberá a equipe da TV Escola para uma reportagem especial, que será exibida no quadro ECO AÇÃO, durante a 4ª Semana de Meio Ambiente.
  9. A equipe produtora do melhor vídeo votado pelo júri da TV Escola e Coordenação Geral de Educação Ambiental do MEC irá para o Rio de Janeiro gravar um programa especial a ser exibido na programação da TV Escola, além do projeto do vídeo ser postado com destaque no Portal do Professor e em chamadas especiais que serão veiculadas no canal TV Escola.

O que os vencedores ganharão?
  1. O vídeo mais acessado no Youtube receberá a equipe da TV Escola para uma reportagem especial que será exibida no quadro ECO AÇÃO da 4ª Semana do Meio Ambiente.
  2. A equipe do projeto vencedor votado pelo júri ganhará uma viagem ao Rio de Janeiro para gravar um programa especial na TV Escola.
  3. Os projetos dos vídeos vencedores (enviado em formato digital) serão publicados no Portal do Professor, no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=15.

Regras do concurso:
  • Os vídeos devem ter até 2 (dois) minutos de duração.
  • O vídeo deve ser um trabalho original e inédito.
  • A apresentação do vídeo deve conter conteúdo livre de preconceitos, estereótipos, ofensas ou informações impróprias.
  • A equipe produtora do vídeo deve ser composta de no máximo 4 pessoas, sendo que uma deve ser um(a) professor(a) responsável. É permitida a participação de pessoas de fora da escola na composição da equipe.
  • Poderão participar alunos de todos os níveis, envolvidos nos projetos realizados pelas escolas.
  • Os alunos deverão inspirar-se na realidade da sua comunidade local e fazer o seu posicionamento a partir dos temas da Rio+20 e da pergunta norteadora, Qual é o seu papel na criação de um mundo sustentável?, convidando a comunidade escolar a participar, identificando os problemas socioambientais, propondo melhorias e soluções na produção de um vídeo que expresse a realidade do que se tem e do que se quer ter na escola.
  • As filmagens podem ser feitas com aparelhos celulares, máquinas fotográficas digitais ou filmadoras que apresentem uma boa qualidade de imagem.
  • Todo o processo deverá ser acompanhado pelo professor responsável.
  • Para o caso de vídeos que utilizem, no processo de edição, trilhas sonoras/músicas, a equipe deverá privilegiar a utilização de músicas de autoria da comunidade local e/ou músicos regionais, salvaguardando os devidos direitos autorais.
  • É importante que os trabalhos realizados pelos alunos não se encerrem com a culminância do projeto e que esse seja um trabalho sistemático e contínuo.
  • Os vídeos deverão ser postados no youtube e enviados via email ou pelos Correios (data máxima para postagem como carta registrada ou Sedex) até o dia 30 de março de 2012 .
  • A produção audiovisual deverá ser produzida em um dos formatos abaixo:
        - Campanha;
        - Dramatização: novela, teatro etc;
        - Animação: massinha, colagem, desenho etc;
        - Documentário: Reportagem, entrevista, etc;
        - Clip: música, dança etc.

O prazo para o envio do vídeo é 30 de março de 2012, sendo essa a data para envio do link do youtube por email ou data da postagem da mídia nos Correios como carta registrada ou Sedex. Qualquer entrada apresentada após essa data não será aceita. Qualquer vídeo modificado após a sua incrição no concurso não será elegível.

A conferência do número de acessos para eleição do vídeo mais acessado do youtube será feita às 12h do dia 05 de abril de 2012. Os resultados dos vencedos do Concurso Ecovídeo das Escolas, tanto para o Melhor Vídeo escolhido pelo júri quanto para o Vídeo Mais Acessado do youtube, serão anunciados oficialmente durante a 4ª Semana de Meio Ambiente, de 4 a 8 de Junho. 


Processo de Seleção


Critérios de avaliação dos vídeos
  • Os vídeos enviados serão julgados a partir dos seguintes critérios:
- Originalidade
- Criatividade
- Coerência com a temática
- Nível de envolvimento da comunidade escolar com a produção do vídeo
- Edição
- Serão dados pontos bônus para vídeos com estética excepcional e projetos  fundamentalmente inovadores.

  • O vídeo vencedor será escolhido por uma comissão formada por produtores da TV Escola e especialistas da Coordenação Geral de Educação Ambiental do MEC.
  • Os vídeos serão avaliados durante a semana de 2 a 6 de abril.

Aviso Legal

Ao submeter um vídeo para o concurso, o candidato aceita os termos e condições do concurso. Ao enviar um vídeo, o participante concede permissão plena à TV Escola / Ministério da Educação para usar livremente no canal e site da TV Escola, Portal do Professor e em outros portais do MEC, canais do YouTube, Redes Sociais, ou qualquer outro uso educacional, sem fins lucrativos. A TV Escola terá o direito de usar livremente o material de vídeo. Estes termos e condições estão sujeitos a alterações.


Acesse o arquivo do Regulamento em PDF clicando aqui.

2 comentários:

Mônica Freitas disse...

Oba! Já vamos divulgar para os alunos de Meio Ambiente da escola!

Arth Informática disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Lucas