segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PARCERIAS QUE DÃO CERTO

NTE BELÉM I ATENDE ESCOLAS ESTADUAIS EM SALVATERRA – MARAJÓ

Começam a dar frutos os trabalhos desenvolvidos pelo NTE – Washington Luis Barbosa Lopes em parceria com as escolas estaduais do município de Salvaterra/Marajó. A Escola Estadual Prof. Ademar Nunes de Vasconcelos, a mais antiga escola de Salvaterra, fundada na década de 1970, estava com sua Sala de Informática Educativa (SIE) desativada. A distância física e as dificuldades no acesso à formação também dificultavam a apropriação pelos professores dos recursos tecnológicos visando ao uso pedagógico desse espaço. Da mesma maneira, os computadores da escola estavam com problemas com relação ao funcionamento do sistema operacional.

Após apresentação das propostas de trabalho feitas pelo professor do NTE designado para este trabalho em Salvaterra, a direção, corpo técnico e professores da escola abraçaram as propostas com entusiasmo. Foi então traçado coletivamente um plano para reativar a SIE por meio da capacitação técnica e pedagógica de professores e técnicos da escola. Também, foi necessário instalar o sistema operacional nos computadores da SIE. Somente após cumprida esta etapa, a escola estaria apta a receber as oficinas e cursos de formação.

Assim, para encaminhamento do plano de revitalização do SIE da Escola Ademar Nunes de Vasconcelos, fizemos contato com a Coordenadora do NTE-Belém I, Joseane Figueiredo e solicitamos vagas no curso “Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC”, no que fomos prontamente atendidos. Convictos da importância da formação, a direção da escola apoiou a participação dos professores.

Para atender essa demanda foi formatado um curso especial, realizado pela professora Rosistela Oliveira no NTE-BelémI aos sábados, com a participação dos professores de Salvaterra, Anselmo Costa, Dário Pedrosa, Dinílcia Pacheco, Sidnei Portal; da própria diretora da escola da Escola Ademar Nunes de Vasconcelos, Profª. Eliana Coelho, e do Técnico Niedson Santos, responsável pela manutenção dos computadores das escolas estaduais de Salvaterra e Soure. Aliás, foi o técnico Niedson Santos instalou o sistema BotoSetCabano na SIE da escola.
Professores em formação (o curso finaliza em fevereiro de 2011) e sistema operacional instalado, a Escola Estadual Ademar Nunes de Vasconcelos está apta a receber as oficinas do NTE. Sendo assim, a escola espera no ano de 2011 realizar oficinas de formação em tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na sua própria SIE. A proposta é que as primeiras oficinas sejam realizadas durante a Jornada Pedagógica, que terá como tema “O uso das tecnologias no contexto educacional”. A direção da escola também já está tomando os procedimentos administrativos necessários para realizar a lotação de professores na sala de informática.

Durante o trabalho desenvolvido pelo NTE - Washington Lopes no município de Salvaterra foi possível conhecer e apoiar o excelente trabalho desenvolvido pelos professores André Luiz Freitas (Filosofia) e Letícia Carneiro (História), que junto com os professores Alcione Oliveira (História), Jardes Assis (Geografia) e Rosivane Santana (Sociologia), compõem o Núcleo de Ciências Humanas da E.E.E.M. Salomão Matos.

Estes professores desenvolvem uma experiência pioneira no município de Salvaterra. Junto com estudantes da escola Salomão Matos produziram nada menos que 10 filmes, para os quais os estudantes escolheram o tema, construíram os roteiros e produziram uma diversidade impressionante de filmes. André Luiz e Letícia Carneiro com seu trabalho mostram a potencialidade pedagógica que a apropriação das mídias pelos estudantes propicia. Os vídeos resultantes desse trabalho serão posteriormente apresentados neste blog. Por enquanto, passamos a palavra aos professores André Luiz e Letícia Carneiro para que falem sobre o projeto e os resultados alcançados:

Estudante da escola Salomão Matos (Salvaterra) produzindo os filmes.

O Projeto “Tecnologia e Produção: uma visão sobre a sociedade industrial" é uma ação do Núcleo de Ciências Humanas e suas Tecnologias da EEEM Salomão Matos, e foi trabalhado no último bimestre letivo com as séries finais do Ensino Médio.

Cada disciplina que compõe o Núcleo – filosofia, geografia, história e sociologia – aborda o tema da industrialização em seus diversos enfoques (Arte e técnica, Indústria Cultural; Indústria no Brasil e na Amazônia; Revoluções Industriais e suas consequências; Industrialização e modificações nas relações de trabalho, respectivamente) e a temática da tecnologia e produção ocorre de maneira prática, por meio da criação de vídeos pelos alunos, valorizando o protagonismo discente e superando o mero papel de espectador da utilização da tecnologia educacional, muitas vezes relegado aos alunos.

Mais de 200 pessoas prestigiaram a produção dos alunos no I Festival de Cinema Salomão Matos, ocorrido na noite de 10 de dezembro, na quadra de esportes da própria Escola. Esse Festival - culminância do projeto -, exibiu 10 filmes de curta-metragem, de diversos gêneros, produzidos pelos alunos de 3º ano do ensino médio, dos 3 turnos da Escola.

Um dos objetivos do Projeto era justamente compreender a especificidade da atual fase da industrialização, que não tem mais a produção atrelada ao ambiente fabril e sim inserida no contexto de tecnologia informacional. Assim, cada disciplina abordou o tema da industrialização em seus diversos enfoques: Arte e técnica, Indústria Cultural; Indústria no Brasil e na Amazônia; Revoluções Industriais e suas consequências; Industrialização e modificações nas relações de trabalho.

A temática da tecnologia e produção ocorreu de maneira prática, através da criação dos vídeos. Assim, foi atendida uma antiga demanda de inserção mais efetiva das tecnologias educacionais na prática docente. A utilização de tecnologias de informação e comunicação, por parte dos professores já é uma realidade. A gradativa inserção dos alunos no mundo digital também. A lacuna que se criou foi justamente a da produção discente, dentro de uma atividade pedagógica mais ampla que contemple a orientação, porém não o direcionamento total da atividade, deixando espaço para o protagonismo discente através das escolhas acerca das temáticas, o manuseio das ferramentas e, assim, a expressão da criatividade e não apenas o papel de espectador da utilização da tecnologia educacional.

Nossas congratulações aos professores pelo excelente trabalho, e aguardamos o envio dos filmes (junto com informações específicas de cada produção) para que os mesmos possam ser exibidos neste blog.

Petrônio Medeiros
----------------------------------------------------------------------------------------
Postado por Franz Pereira

3 comentários:

profª Maria do Carmo disse...

Gostaria de parabenizar ao colega Petronio pelo Maravilhoso trabalho, como também todos aqueles que contribuiram para que a formação acontecesse. Parabenizo também aos professores e alunos de Salvaterra envolvidos nessa ação.Os filmes que aguardamos, com certeza serão os primeiros de uma série.
Abraços

Marcelo Carvalho disse...

PETRÔNIO PARABÉNS PELO EXCELENTE TEXTO E TAMBÉM PELA INICIATIVA.

ESTA AÇÃO INSERE DEFINITIVAMENTE SEU NOME NA HISTÓRIA DO NTE BELÉM.

UM ABRAÇO,

MARCELO CARVALHO

Prof. Fernanda disse...

Os vídeos estão disponíveis no blog da escola Salomão Matos, já que os professores do projeto fazem parte desta escola e não da escola Ademar Nunes de Vasconcelos:

Acessem

www.escolasalomaomatos.blogspot.com