quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Oficina Portal do Professor - Espaço de Aula

Que tal uma mina de recursos para incrementar a sua prática docente? Essa é a tônica do Portal do Professor, tema do nosso sexto encontro presencial de assessoramento, a ser realizado nas dependências do NTE-Belém, na sexta-feira, dia 14 de agosto, nos três turnos.

Criado por iniciativa do Ministério da Educação, esse ambiente educativo é gratuito e dirige-se principalmente a alunos e professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública. Um de seus principais objetivos – além da pesquisa, da comunicação e da publicação utilizando o potencial educativo da rede mundial de computadores -, é colaborar na renovação do perfil do educador, que segundo P. Perrenoud deve desafiar-se para ser um profissional que saiba utilizar as novas tecnologias, integrando-as, efetivamente, à sua prática docente.

Segundo o MEC, o Portal deve “(...) reunir em um só local na web um conjunto de recursos: multimídia (vídeos, áudios, animações, simulações, imagens, outros); recursos de interação e comunicação (fóruns, blogs, chat, outros); acesso às informações e conhecimento (cursos, links, materiais de estudo, notícias educacionais e aulas) e ferramentas colaborativas para criação de sugestões de aulas para enriquecer a atuação profissional e contribuir para a aprendizagem do aluno”.

Acredita-se que o uso dos recursos tecnológicos disponibilizados no Portal, juntamente com as sugestões de aulas nele publicadas pelos professores, propiciem cada vez mais práticas pedagógicas contextualizadas, significativas e que contribuam para elevar os índices educacionais de nosso estado.

OFICINA: EXPLORANDO O PORTAL DO PROFESSOR

LOCAL: NTE-Belém. Av. Almirante Barroso, nº 3107 (entre a escola Albanízia e o Tribunal de Justiça)

DATA: 14/08/2009

HORÁRIO: de acordo com o horário de trabalho na Sala de Informática.

2 comentários:

Orlando Moraes disse...

Parabéns ao NTE - Belém, pela sua iniciativa, sempre construtiva, oportunizando aos professores de S. I.ferramentas e instrumentos que auxiliam no desenvolvimento das práticas educativas nas escolas da rede pública de ensino.

Orlando Moraes Filho
Escola estadual "Deodoro de Mendonça".

Orlando Moraes disse...

Parabéns ao NTE, mais uma vez tomando iniciativa, criativa e facilitadora no intercâmbio entre professores e multiplicadores da rede pública estadual.