Que tal uma mina de recursos para incrementar a sua prática docente? Essa é a tônica do Portal do Professor, tema do nosso sexto encontro presencial de assessoramento, a ser realizado nas dependências do NTE-Belém, na sexta-feira, dia 14 de agosto, nos três turnos.

Criado por iniciativa do Ministério da Educação, esse ambiente educativo é gratuito e dirige-se principalmente a alunos e professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública. Um de seus principais objetivos – além da pesquisa, da comunicação e da publicação utilizando o potencial educativo da rede mundial de computadores -, é colaborar na renovação do perfil do educador, que segundo P. Perrenoud deve desafiar-se para ser um profissional que saiba utilizar as novas tecnologias, integrando-as, efetivamente, à sua prática docente.
Segundo o MEC, o Portal deve “(...) reunir em um só local na web um conjunto de recursos: multimídia (vídeos, áudios, animações, simulações, imagens, outros); recursos de interação e comunicação (fóruns, blogs, chat, outros); acesso às informações e conhecimento (cursos, links, materiais de estudo, notícias educacionais e aulas) e ferramentas colaborativas para criação de sugestões de aulas para enriquecer a atuação profissional e contribuir para a aprendizagem do aluno”.
Acredita-se que o uso dos recursos tecnológicos disponibilizados no Portal, juntamente com as sugestões de aulas nele publicadas pelos professores, propiciem cada vez mais práticas pedagógicas contextualizadas, significativas e que contribuam para elevar os índices educacionais de nosso estado.
OFICINA: EXPLORANDO O PORTAL DO PROFESSOR
LOCAL: NTE-Belém. Av. Almirante Barroso, nº 3107 (entre a escola Albanízia e o Tribunal de Justiça)
DATA: 14/08/2009
HORÁRIO: de acordo com o horário de trabalho na Sala de Informática.