OFERTA
DE CURSOS PARA O 1º SEMESTRE – 2014
PERÍODO
DE
INCRIÇÃO:
15/01
à 05/03/2014
HORÁRIO:
8
às
20
h
LOCAL:
NTE
-
Belém,
na
Almirante
Barroso
ao
lado
do
Tribunal
de
Justiça
do
Estado
OBS:
Maiores
esclarecimentos
para
o
ato
da
inscrição,
veja
o
cronograma,
logo
após
a
apresentação
dos
cursos
1.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL – 60 h
Descrição:
Conceituar
tecnologias
e
mídias
digitais,
analisando
e
reconhecendo
o
impacto,
o
potencial
e
a
complexidade
da
sua
inserção
na
prática
pedagógica
e
na
vida
privada
e
em
sociedade.
Adquirir
competências
básicas
para
o
manejo
dos
recursos
mais
usuais
dos
computadores.
Conceituar
e
operar
as
funções
básicas
dos
principais
aplicativos
(editores
de
textos,
de
imagens,
de
apresentações,
navegadores
web
e
planilhas
eletrônica).
Organizar
e
sistematizar
conteúdos
em
vários
tipos
de
formatos
digitais,
reconhecendo
as
possibilidades
de
transferências
de
dados
entre
estes
diferentes
formatos.
-
Compreender
a
estrutura
do
conteúdo
web.
Analisar
a
importância
da
cooperação
no
aprendizado
e
refletir
sobre
a
importância
das
ferramentas
de
comunicação
digital
na
prática
pedagógica.
Conceituar
e
reconhecer
as
especificidades
comunicativas,
das
principais
textualidades
digitais
e
o
potencial
e
papel
pedagógicos
dos
seguintes
serviços:
bate-papo,
e-mail,
fóruns
e
listas
de
discussão,
redes
sociais.
Público-alvo: Gestores, coordenadores pedagógicos e Professores
2.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC – 60 h
Descrição: Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do ProInfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (60h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico- práticos para que os professores e gestores escolares possam: compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas; planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e que resultem efetivamente na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série; utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.
Público-alvo: Gestores, coordenadores pedagógicos e Professores
3.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS – 40 h
Descrição:
O
curso
Elaboração
de
Projetos
tem
como
foco
desenvolver
atividades
que
integrem
as
dimensões
teóricas,
metodológicas
e
práticas,
a
fim
de
que
professores
e
gestores
escolares
possam:
-
identificar
as
contribuições
das
TIC
para
o
desenvolvimento
de
projetos
em
sala
de
aula,
abordar
o
conceito
de
Projeto
a
partir
do
resgate
histórico
relacionado
com
o
contexto
educacional
e
tecnológico
(conceito
histórico,
projetos
em
educação
e
integração
de
tecnologias
ao
desenvolvimento
de
projetos);
-
analisar
o
conceito
de
currículo
na
perspectiva
da
integração
com
as
TIC;
-
planejar
e
desenvolver
o
Projeto
Integrado
de
Tecnologia
no
Currículo
(PITEC);
-
articular
os
estudos
sobre
Mapas
Conceituais
ao
trabalho
com
projetos
e
tecnologias,
como
estratégia
para
facilitar
a
aprendizagem
significativa
e
mapear
o
currículo
desenvolvido
em
projetos
de
trabalho.Público-alvo:
Gestores,
coordenadores
pedagógicos
e
Professores
4.
REDES DE APRENDIZAGEM – 40 h
Descrição:
Promover
a
análise
do
papel
da
escola
e
dos
professores
frente
à
cultura
digital
nesta
sociedade
altamente
tecnificada.
Compreender
como
as
novas
mídias
sociais
diversificaram
as
relações
entre
as
pessoas,
e,
em
especial,
como
essas
mudanças
afetaram
nossos
jovens
e
se
refletiram
na
sua
relação
com
a
aprendizagem
e
com
a
escola.
Compreender
o
potencial
educativo
das
mídias
sociais
digitais.
Público-alvo: Gestores, coordenadores pedagógicos e Professores
Público-alvo: Gestores, coordenadores pedagógicos e Professores
5.
FORMAÇÃO DE GESTORES PARA O USO DAS TIC NO CONTEXTO ESCOLAR – 60
h
Descrição:
O
curso
possibilitará
aos
gestores
a
compreensão
das
várias
dimensões
do
uso
pedagógico
das
novas
mídias
e
tecnologias,
favorecendo
a
reconstrução
das
práticas
educativas
e
seu
impacto
na
escola.
Público-alvo:
Diretores,
vice-diretores
e
coordenadores
pedagógicos
das
escolas
CRONOGRAMA
TURNO/
DIA
|
SEGUNDA
|
TERÇA
|
QUARTA
|
QUINTA
|
Manhã
|
Introdução a Educação Digital
|
Redes de Aprendizagem
|
Elaboração de Projeto
Tecnologias na Educação: ensinando e Aprendendo com as TIC |
Introdução a Educação Digital
|
Tarde
|
Redes de Aprendizagem
|
Tecnologias na Educação: ensinando e Aprendendo com as TIC
|
Elaboração de Projeto |
Introdução a Educação Digital
|
Noite
|
XXXXXXXXX
|
Tecnologias na Educação: Ensinando e
aprendendo com as TIC
|
Introdução a Educação Digital
|
Redes de Aprendizagem
|
Postado por Tânia Jacó
Nenhum comentário:
Postar um comentário