segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Novo Linux Educacional da SEDUC - Pa


1. O que é o BotoSET?

Boto é uma personalização do UBUNTU destinado ás Escolas da Rede Pública de Ensino.

Seu objetivo fundamental é difundir os princípios filosóficos do movimento do software livre entre alunos, professores e a comunidade escolar e estimular a implementação de Projetos de Informática Educativa e Inclusão Digital nas Escolas, a partir da utilização de programas livres para computadores.

O Boto-Set é uma personalização de livre distribuição Ubuntu baseada na ideia que o maior ganho que um ser humano pode obter não pode ser mensurado em valores financeiros, mas na satisfação de ajudar seu próximo, permitindo seu crescimento, estimulando sua formação cidadã e sua inclusão digital.

Num país, que segundo os dados oficiais 79% da população nunca manuseou um computador e 89% jamais se conectou à Internet, a utilização de software livre Boto SET pode contribuir para a democratização de acesso a informação e de ampliação de direitos da população paraense.

O Boto-Set surgiu da necessidade de se ter um Linux voltado para a informática Educativa, que reunisse um conjunto de programas de livre distribuição, e que viabilizasse a realização de projetos educacionais e ações voltadas a inclusão digital e a criação de uma cultura de compartilhamento de informação e colaboração entre os sujeitos que constroem a comunidade escolar.

A nova versão do Boto-Set é denominada de CABANA e resultou de um grande esforço de atualizar a versão Boto AÇAÍ que cumpriu o seu papel de construir uma personalização fácil de usar nos laboratórios de informática das Escolas da Rede Estadual de Ensino.

1.1. Entre os objetivos do projeto Boto Set Linux destacam-se:

• A difusão da filosofia Gnu-linux na escola;

• Estimular a capacitação de professores e alunos em software aberto nas escolas;

• Utilizar os computadores como ferramentas que contribuam para melhoria da qualidade de ensino;

• Estimular a utilização de programas de livre distribuição da comunidade escolar;

• Criação de projetos educacionais baseados em software livre;

• Propiciar a inclusão digital da população paraense;

• Estimular o espírito de pesquisa, a cooperação e formação da cidadania entre os alunos(as) da Rede Pública de Ensino.

• Estreitar a relação entre a Universidade Federal do Pará e a Secretaria de Estado de Educação, propiciando a produção e compartilhamento de conhecimentos tecnológicos.

2. atualização Boto SET Linux

2.1. Propostas para a Versão do Boto SET Cabano

2.1.1. Justificativa:

Necessidade de suporte a Hardware atualizado

Conectividade

Necessidade de atualização de software

Integração com novas tecnologias (Cloud Computing)

Necessidade de solução adequada aos equipamentos mais recentes.

2.1.2. Propostas:

Atualização da base do sistema (Karmic Koala)

Facilitar atualizações posteriores

Melhoria do suporte a hardware, especialmente à conectividade (Ex. 3G)

Revisão, Atualização e ampliação do conjunto de aplicações educacionais

Revisão e documentação do papachibé

Criação de um repositório para o CD

Uso do repositório do MEC

Desenvolvimento de solução para máquinas Standalone

Adequação da interface de administração

Solução de Autenticação via rede

2.1.3. Versões dos Sistema em desenvolvimento

Versão para servidor: Arquivos e autenticação via rede

Versão Live CD: Adequada para as máquinas clientes nos laboratórios

Versão Live DVD: Adequada para instalação nos demais equipamentos, contendo mais softwares pré-instalados

2.1.4. Ambientes de Área de Trabalho

Interface que permite ao usuário acessar graficamente os aplicativos e dispositivos no computador

Comumente composta de painéis, menu principal, fundo de tela (“Papel de parede”) e ícones

2.1.5. Adoção da Interface KDE - justificativa

“Similar às interfaces gráficas encontradas nos sistemas operacionais Macintosh e Microsoft Windows “ (kde.org)

Interface padrão do Boto Açaí

Texto: Luis Cavalcante


Por: Marcelo Carvalho

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Homenagem a escola D. Helena Guilhon, vencedora do I Educablog


Visite o blog da escola e conheça o excelente trabalho desenvolvido por professores, equipe técnica e alunos. Como aperitivo leia o texto abaixo (extraído do blog da escola), uma bela defesa sobre a importância dos blogs escolares:


"O que muda com a política de blogs nas escolas"


1- Passamos a nos ver como um grupo, sabendo o que acontece em todas as escolas.

2- Os alunos passam a ter a quem escrever, tornando-se produtores de informação e não apenas receptores.

3- Trabalhos que professores realizam passam a ser divulgados e prestigiados com comentários de outros educadores.

4- Uma melhoria substancial na comunicação na escola e fora dela.

5- Uma ferramenta excelente para o ensino e aprendizagem. (hospedagem de exercícios, simulados, textos, etc.)

6- Registro das atividades e projetos da escola.

7- Espaço para enquetes e formulários de opinião.

8- Espaço para socializar e trocar experiências.

9- Espaço para construção de rede colaborativa de diversas disciplinas.

10- Espaço para críticas construtivas e debates diversos.


Postado por: Marcelo Carvalho

Ainda sobre os blogs...

A SEDUC (Secretaria de Estado de Educação do Pará) avança mais um passo em direção a solidificação de sua política de utilização das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na educação. A política educacional da SEDUC em relação ao uso das TIC tem registrado significativos avanços na formação de professores, no fortalecimento dos NTE (Núcleos de Tecnologias de Educação), na lotação de professores nas salas de informática e no fomento de desenvolvimento de projetos pedagógicos como: Aluno Repórter, Rádio-Escola, Aluno Argonauta, Projeto Educarede etc.

O passo significativo que queremos destacar é o reconhecimento dos blogs como mecanismo de incentivo a pratica de valorização de autoria e de co-autoria de conteúdos por alunos e professores das escolas da rede estadual.

Desde 2007 os NTE e as escolas estaduais trabalham com os blogs, inclusive realizando concursos como forma de atrair a atenção de professores e alunos e também para dar maior visibilidade as produções e formulações das escolas.

Porém, um velho sonho agora torna realidade: institucionalizar e reconhecer os blogs das escolas e professores.

O reconhecimento está expresso pela inserção dos blogs das escolas e dos professores no site oficial da SEDUC. A relação de blogs do site ainda está pequena, falta inclusive inserir os blogs dos NTE, porém, isso é um detalhe que em breve será corrigido. O importante é registrar e elogiar a equipe responsável pelo site da SEDUC pela iniciativa de valorizar a produção intelectual e pedagógica de nossas escolas.

Leia o texto sobre os blogs que está no site da SEDUC:


Uso de blogs na educação


Um dos muitos caminhos que a informática educativa possibilita aos educadores para dinamizar as suas aulas e proporcionar novos caminhos de aprendizagem para seus alunos, está o blog, como uma ferramenta que tem o potencial de reinventar o trabalho pedagógico.

Os blogs são páginas na internet (Web), onde as pessoas escrevem sobre diversos assuntos de seu interesse. A tecnologia atual dos weblogs permite que os usuários publiquem conteúdos sem a exigência de familiaridade com essa ferramenta ou entenda de linguagem de programação. Se diferenciam de um livro pela possibilidade de atualização rápida, freqüente e da utilização de figuras, sons, vídeos e outros de maneira rápida, fácil e dinâmica. Um outro diferencial dos blogs é a capacidade de interação: as pessoas podem colocar comentários sobre o que está sendo escrito proporcionando tanto ao autor como para o leitor um exercício diário de reflexão, análise e criticidade.

Leia o texto na integra, click aqui

Por: Marcelo Carvalho

I Concurso Estadual de blogs

Os vencedores do 2º concurso estadual de blogs receberam seus prêmios em uma simples e bonita cerimônia promovida pela CTAE no auditório do Museu Paraense Emílio Goeldi no dia 14 de Dezembro 2009.
O evento iniciou com uma abertura solene com o Hino Nacional e Hino do Pará, seguido das falas dos membros da mesa.



Durante a cerimônia de entrega dos prêmios, nosso colega multiplicador Franz K. Pereira foi homenageado por ser considerado o idealizador deste projeto. Franz agradeceu a homenagem ressaltando que dividia as honras recebidas com a Equipe do NTE, com todos aqueles que acreditaram que os blogs educativos podem melhorar a educação pública, quanto com própria Secretaria Estadual de Educação-SEDUC, onde a proposta foi abraçada e se transformou em parte das políticas públicas da SEDUC.
Ficamos orgulhosos em ver o professor Eric como o vencedor do 1º lugar neste concurso. Eric formado no NTE-Belém e com sua formação, na época, assumiu um laboratório de informática que há cinco anos estava fechado, mas acreditou, que poderia trabalhar e traduzir aquela ferramenta em algo positivo para a escola. Fica evidente que não basta a escola ter infraestrutura é preciso também ter gente como o Prof. Eric que parte do principio de que os desafios existem, superá-los é adquirir novos conhecimentos. Parabéns, Eric pelo 1º lugar - categoria professor, pelo trabalho e principalmente por acreditar na informática educativa. Parabéns também a Escola D. Helena Guilhon pelo seu 1º lugar categoria escola.
É com muito orgulho que nós do NTE – Belém destacamos os blogs vencedores (1º lugar categoria escola e professor). Os mesmos foram os vencedores do II Concurso de Blogs Educativos da Grande Belém promovido pelo nosso NTE Prof. Washington Luis, premiados na manhã do dia 27/11/2009.
Leia mais sobre I Concurso Estadual de blogs
Por: Maria do carmo Acácio

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

CONVITE: CERIMÔNIA DE CERTIFICAÇÃO – DEZEMBRO 2009

Um dos pontos nevrálgicos do processo de ensino e de aprendizagem é a formação de professores. Uma das condições para o sucesso da escola é o professor não só ter tido uma boa formação inicial nos bancos universitários como também constantemente renova-la por meio de uma formação continuada “antenada” ao chão da escola, às necessidades dos alunos e aos novos conhecimentos e competências que no mundo atual constantemente impulsionam a renovação de nossas concepções e, principalmente, de nossas práticas.

O nosso NTE-Washington Lopes trabalha no sentido de colaborar na formação continuada dos professores e técnicos educacionais da SEDUC, possibilitando-lhes com nossos cursos a apropriação tecnológica desde o nível básico até o mais especializado, onde por meio da reflexão e da ação, eles possam desafiar-se na reelaboração de seus conhecimentos e práticas com o auxílio das TIC.
Também acolhemos, em nossos programas de inclusão digital, alunos do ensino médio e pessoas da comunidade em geral que procuram conhecimento e qualificação que lhes possibilite maiores chances no mercado de trabalho.

Ao final de mais um semestre, é com imensa satisfação que nós, direção e multiplicadores do NTE Washington Lopes, convidamos para a Cerimônia de entrega de certificados a todos os formandos do segundo semestre de 2009 que se desafiaram e venceram mais essa etapa de sua formação cidadã.

Na ocasião, também ocorrerá a sociialização dos projetos que participaram do projeto Educarede “Minha Terra 2009 – Aprender a Inovar”.

Contamos com a presença de todos!

Evento: Cerimônia de entrega de certificados aos formandos do NTE Washington Lopes

Local: Escola Anízio Teixeira. Trav. Dom Pedro I, entre Municipalidade e Pedro Álvares Cabral

Data: 16/12/2009

Horário: das 14 às 18 horas

Texto: Rosistela Oliveira

Boas notícias devem ser espalhadas...

A escola Paulo Fontelles de Lima, na Pratinha II, comemora resultados positivos na sua participação na XII Edição Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que aconteceu no dia 15 de maio deste ano, organizada pela Sociedade Astronômica Brasil em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia. Para participar da Olimpíada, os alunos foram orientados pelo professor de matemática da escola, Mauro Alamar, para que pudessem responder à prova sobre conhecimentos de Astronomia, Astronáutica e energia solar. Os estudantes da escola Paulo Fontelles de Lima concorreram com 867.000 alunos de todo o país. O resultado saiu em novembro deste ano e quatro alunos receberam duas medalhas de prata e duas de bronze. Durante a cerimônia de entrega das medalhas, Luís Cavalcante, coordenador de Tecnologia Aplicada à Educação, da Seduc, falou da importância da premiação para a escola. “Sabemos das dificuldades que enfrenta a escola e também do esforço dos alunos. Isso mostra que o aluno da escola pública tem tanto valor quanto o aluno da escola particular. Daqui sairão futuros dirigentes, pessoas que irão nos substituir. A escola está de parabéns pela iniciativa”, comemorou o professor.

Leia a reportagem da ASCOM/SEDUC na íntegra, aqui.


A escola pública tem, de fato, inúmeros problemas e dificuldades. Por isso mesmo que resultados como este se tornam ainda mais importantes e com um peso ainda maior, pelo esforço conjunto dos educadores e alunos em driblar as dificuldades de toda ordem e conseguir expressão num evento a nível nacional.

Outro ponto de destaque nesta reportagem nos deixa extremamente felizes e fica a pergunta no ar: é o retorno de nosso coordenador? As escolas e NTEs agradecem!!

Texto: JGS

Imagem: ASCOM/SEDUC

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Concurso Educablogs 2009

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE, INCLUSÃO E CIDADANIA
COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO


Blogueiros e blogueiras, uni-vos e compareceis ao maior evento relacionado ao uso das TIC da história do estado do Pará.

O evento em questão é a premiação do Concurso Educablogs 2009 - Melhores Blogs de Escolas e de Professores da rede estadual de ensino, que ocorrerá no dia 14 de dezembro de 2009 no Auditório do Museu Emílio Goeldi no horário de 08 às 12h.

Categorias Escolas:

Escola Estadual Acy Barros

Escola Estadual Bolivar Bordallo Silva

Escola Estadual Conceição Gomes

Escola Estadual do Outeiro (NTE Prof. Washington Lopes)

Escola Estadual Edmundo Queiroz

Escola Estadual Helena Guilhon (NTE Prof. Washington Lopes)

Escola Estadual Jonahthas P. Athias

Escola Estadual Madre Imaculada

Escola Estadual Magalhaes Barata (NTE Prof. Washington Lopes)

Escola Estadual Mario Queiroz do Rosário

Escola Estadual Mª das Merces de O. Conôr

Escola Estadual Olinda Vera Alves

Escola Estadual Otávio Meira

Escola Estadual Papa Paulo VI

Escola Estadual Paulo Freire

Escola Estadual Pedro Alvares Cabral

Escola Estadual Rio Caete

Escola Estadual Rui Barbosa

Escola Estadual Santa Bárbara

Escola Estadual Simao Jacinto

Escola Estadual Terezinha de Jesus Rodrigues


Categoria Professor


Prof. Eric Siqueira (NTE Prof. Washington Lopes)

Prof. Francisco Lealci

Prof. Gilvander Queiroz

Prof. Jailson Santana

Prof. Luciano Borges

Prof. Marlice Alves

Prof. Mauro Torres (NTE Prof. Washington Lopes)

Prof. Rafael Herdy

Profa. Alaís

Profa. Ana Cecília (NTE Prof. Washington Lopes)

Profa. Daniela Torres

Profa. Eliana Costa

Profa. Eliene Araújo

Profa. Elisvania Braz

Profa. Mary Sonia

Profa. Mª Marlene Vieira

Profa. Sheila Luiza

Profa. Silene Faro

Profa. Socorro Cunha

Postado por: Marcelo Carvalho



A COMUNIDADE ESCOLAR DA SEDUC PRESTIGIA NOSSO EVENTO: 2ª CONCURSO DE BLOGS

Na manhã do dia 27/11/2009 o NTE - Prof. Washington Luis promoveu a premiação dos participantes do concurso de blogs educativos contando com a presença de um público diversificado composto por alunos do ensino fundamental e do ensino médio acompanhados por seus professores, coordenadores das Salas de Informática, por alguns diretores e técnicos de escolas, contando também com a presença da coordenadora e de colegas multiplicadores do NTE Belém 2, do diretor da USE 04, do diretor da DITEC e da representante do coordenador da CTAE-SEDUC.

O evento iniciou com as palavras de boas vindas de nosso coordenador Marcelo Carvalho e em seguida foram divulgadas outras ações e projetos ligados ao NTE Profº Washington Luis Barbosa Lopes.


Clique aqui para ampliar esta imagem

Após a palavra do coordenador foram convidados a compor a mesa os professores Luís Cavalcante, diretor da DITEC; Messiano Ramos, gestor da USE 04 e as professoras Jamille Galvão, coordenadora interina do NTE 02; Denise representante da CTAE e a professora Sandra Trindade da UFPA que em seguida apresentou o Projeto BotoSET Cabano – nova plataforma operacional a ser implementada a partir de 2010 nas escolas públicas estaduais.

Clique aqui para ampliar esta imagem

Em seguida o professor Luis Cavalcante e sua equipe, demonstraram aos presentes o funcionamento do Portal Escolar e do SEDUC Móvel, projetos mais recentes em matéria de TIC aplicáveis ao universo escolar de nosso estado. Este último permite, através de utilização de celulares, acesso aos conteúdos da SEDUC, como: e-mails, boletim escolar, notícias e até os processos que tramitam na SEDUC.

O evento continuou com a premiação dos Vencedores do Concurso de Blogs educativos do NTE Profº Washington Luis.

Categoria Escola

1º Lugar: Escola D. Helena Guilhon

http://helenaguilhon.blogspot.com/

2º Lugar: Escola do Outeiro

http://escoladoouteiro.blogspot.com


3º Lugar: Magalhaes Barata

http://comunidademagalhaesbarata.blogspot.com/

Escolas agraciadas com certificados de participação:

4º Lugar: Avertano Rocha
5º Lugar: Lauro Sodré
6º Lugar: Projeto Prosseguir
7º lugar Projeto Prosseguir
8º lugar Jorge Lopes Raposo
9º lugar Núcleo de Altas Habilidades (NAHAS com Açaí)
10º lugar Paulo Fontelles

Categoria Blog do Professor

1º lugar: Prof. Eric Siqueira

http://ericsiq.blogspot.com

2º lugar: Prof. Mauro Torres

http://geomaurotorres.blogspot.com

3º lugar: Profª Ana Cecília

http://luadeouro.blogspot.com

Professores agraciados com certificados de participação:

4º lugar: Rosângela Pinho
5º lugar: Roseane Coelho
6º lugar: Helioneth Lisboa
7º lugar: Joseane Figueiredo
8º lugar: Jocimar Xavier
9º lugar: Léa Paraense
10º lugar: Marco Lucas

Prêmios Especiais:

Blog mais acessado: Escola D. Helena Guilhon

http://helenaguilhon.blogspot.com



Blog com mais postagens: Escola D. Helena Guilhon

http://helenaguilhon.blogspot.com

Blog com a postagem com mais comentarios: Aldebaro Klautau.

Após a premiação foi exibido o vídeo “Caminhos a Cultura no Tenoné” vencedor do 1º Concurso Navegatube, acompanhado de depoimentos emocionados da equipe de professores, direção, técnicos, alunos da Escola Tenoné e da professora multiplicadora do NTE que acompanhou o projeto.

O evento culminou com a mensagem de agradecimento pelo coordenador do NTE Prof. Washington, convidando o público presente a assistir a socialização, pelas equipes participantes, do Projeto Educarede Minha Terra 2009 – Aprender a Inovar.

A coordenação do NTE e seus multiplicadores agradecem a todas e a todos que participaram desse evento, em especial aos que, nos bastidores, asseguraram a organização e a realização plena de todas as atividades dessa frutuosa manhã! A manhã passou realmente rápido e deixou um gostinho de “quero mais”!

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS DO EVENTO

Texto: Maria do Carmo e Alberto.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Escolas participantes da 3ª EXPOINFO

Vinte e tres escolas estavam participando da III EXPOINFO promovida pela Prefeitura Municipal de Ananindeua por meio do Departamento de Tecnologia e da Divisão de Informática Educativa. O mais interessante nessa exposição foi conversar com professores coordenadores dos projetos e perceber neles uma outra concepção de uso do computador, ou seja, esses educadores evidenciam uma visão de que o simples uso computador não é o único e nem o principal objetivo da Informática Educacional, pois isto poderia ser feito em qualquer um dos muitos cursos existentes no mercado; o grande ganho no uso desta tecnologia nas escolas é a forma que ela poderá ser utilizada no processo pedagógico. Para isso deverá partir de projetos, tendo a informática como ferramenta, fazendo com que os alunos ao trabalharem as diversas disciplinas utilizem a informática, o que torna a aprendizagem mais interessante, pois, ao invés de estarem sentados apenas assistindo ao que está sendo falado pelo professor, eles atuam diretamente na construção de seu conhecimento.

Nesta oportunidade os alunos começam a perceber que as disciplinas não são coisas isoladas; percebem, também, a importância de se aprender determinados conteúdos das disciplinas para solucionar problemas.
Ao visitarmos os estandes e ver grande satisfação dos alunos ao apresentarem seus trabalhos, fica tão evidente que, quando o aluno não participa somente como espectador, os resultados são muito mais expressivos e comprometidos.