sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Marcelo! Felicidades em seu aniversário.

Marcelo Carvalho
Felicidades em seu aniversário. E que este dia especial traga tudo de bom para você, porque és uma pessoa maravilhosa. Sua maneira de ser, suas atitudes, são suas marcas registradas. Por isso merece toda felicidade do mundo!
Queremos aproveitar para lhe desejar uma vida cheia de realizações. E que com sua sabedoria e bondade continue conquistando as boas amizades. Você merece!
E que o tempo seja sempre o seu melhor parceiro, trazendo serenidade, equilíbrio e sabedoria - que lhe darão a receita ideal de como viver a vida, aproveitando o melhor que ela tem a oferecer. E mais, tudo que você conquistou até agora te traga não só alegrias, mas também a força e o entusiasmo para superar eventuais obstáculos e implementar os mais importantes projetos que você tem em mente.
Que Deus coloque em sua vida grandes bênçãos, saúde e alegria. E o mais você conseguirá.
São os votos de felicidades de seus colegas de trabalho (NTE-Belém)
Parabéns! Feliz aniversário!

Ismar de Oliveira Soares: um militante da Educomunicação*

Nascido em 1943, em Rezende (RJ), o Professor Doutor Ismar de Oliveira Soares tem formação inicial em Filosofia e em Comunicação Social. Seu nome está historicamente ligado a ações que visam ao estabelecimento de uma melhor comunicação entre entidades representativas da igreja católica e dos movimentos sindicais brasileiros e a imprensa em geral. Desde 1991 é livre docente pela Universidade de São Paulo (USP). Coordena o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP), pesquisando juntamente com sua equipe na área da Educomunicação. É vice-Presidente do WCME - World Council for Media Education e professor visitante da Marquette University, Milwaukee, WI, USA.

Muitos teóricos têm na comunicação um dos pilares da linguagem humana e da produção do conhecimento. As pesquisas do prof. Ismar e de sua equipe do NCE abraçam esses princípios teóricos destacando a “interrelação entre a comunicação e a educação (...) como um novo campo de intervenção social e de pesquisas em matéria de educação”.

Urge à escola cidadã, que educadores e educandos sejam críticos com relação à produção e ao consumo de bens e derivados da atividade comunicativa. Para tanto, ações concretas devem ser tomadas no âmbito da apropriação dos bens culturais em geral e daqueles mais específicos ligados à comunicação como o jornal, o rádio, a televisão, o vídeo, o computador e o celular.

O NTE- Prof. Washington Luís Barbosa Lopes (SEDUC-PA), ao inaugurar seu Centro de Estudo e Pesquisa Multimídia Prof. Ismar Oliveira, ao lançar nas ondas sua rádio Web e planejar para 2010 seu I Festival multimídia das escolas públicas, abraça essas ideias estimulando os professores da SEDUC-PA a se desafiarem no aprendizado de técnicas e metodologias que estimulem uma “leitura crítica da comunicação e da educação para comunicação”, integrando-as à sua prática cotidiana. Mãos à obra, Educomunicadores!


*As citações dessa postagem se encontram em: http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/29.pdf e em

http://encipecom.metodista.br/mediawiki/index.php/Ismar_de_Oliveira_Soares.

Ambos os links foram consultados em 25/01/2010.

A imagem está em:

http://4.bp.blogspot.com/_LRzZ9Wq6cYA/SMX8VCrcaQI/AAAAAAAABB0/WVYd-tT3pDs/s400/Ismar.jpg


Postado por: Rosistela Oliveira

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Vestibular: Alô papai, alô mamãe....


Buscando valorizar nossas escolas estaduais e os alunos aprovados nos processos seletivos (vestibular), abrimos espaço em nosso blog para publicar os nomes de alunos e de suas escolas.

Para que nossa homenagem seja bastante abrangente e significativa, solicitamos aos professores das salas de informática educativa que nos enviem os nomes dos alunos, da escola e fotos da comemoração (caso as tenham).

Abrindo esta homenagem, temos a escola Alexandre Zacharias de Assunção:

Na escola Alexandre Zacharias de Assunção foram três alunas aprovadas no processo seletivo PRISE da Universidade Estadual do Pará.
As alunas Thamima Castro, Jéssica Abreu e Tereza Lopes irão estudar o curso de Licenciatura em Pedagogia e Erlane dos Santos irá fazer o curso de Licenciatura em Física.
(visite o blog da escola)

Homenagem a Escola Dr. Agostinho Monteiro (Visite o blog da escola)


Dia 13/01/2010 a Universidade do Estado do Pará (UEPA) divulgou o listão com os nomes dos novos calouros e nossa escola não poderia ficar fora desta festa.
A comemoração iniciou na sala de informática educativa (SIE), onde os computadores foram todos conectados no site da instituição. Enquanto um aparelho sonoro anunciava os nomes dos aprovados - em meio a gritos, choro e alegria - os corredores da escola ficavam coloridos com ovos, trigo e colorau.
Parabéns aos que, aprovados ou não, deram seu máximo neste ano de vestibular!

"Ando devagar, mas nunca ando para trás." (Abraham Lincoln)
"Nada é impossível para aquele que persiste" (Alexandre, O Grande)

Por: Marcelo Carvalho

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Blog e a identidade da escola

O blog do Prof. Franz, em sua última postagem, traz-nos um tema que merece especial atenção. O texto trata do Planejamento Pedagógico e do papel dos Blogs no processo educativo, e já foi replicado em outros blogs e grupos de discussão, como o grupo "Nas ondas do rádio".

O professor Eric, num comentário recente feito aqui neste blog, faz eco ao apelo do Prof. Franz no texto "O Blog e a identidade da escola". Para você que ainda não leu o texto em questão aqui vai uma amostra.


O planejamento pedagógico em tempos de educomunicação


Começo de ano é também o começo da jornada pedagógica para milhares de pais, alunos e professores. Se de um lado os pais se entregam ao cansativo e dispendioso processo de matrícula, compra de material escolar etc, os professores iniciam o trabalhoso processo de planejamento pedagógico. E planejar o trabalho pedagógico é, de todos, o mais significativo momento do processo educacional.
Ler mais

Por: Franz Pereira

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Participação do Professor Cavalcante na reunião do NTE

Na última sexta-feira, realizamos nossa 1ª reunião pedagógica, e para nossa surpresa durante o encontro recebemos um telefonema do professor Cavalcante, diretor da DITEC/SEDUC e ele pediu para falar com os professores. Aproximamos o microfone do celular e ele deu seu recado.
Hoje, fazendo um passeio pelos blogs de nossas escolas, buscando garimpar bons projetos, encontrei no blog da Escola Renato P. Condurú ( http://renatopconduru.blogspot.com) um vídeo que registrou a participação do professor Cavalcante.

Visite o blog da escola e assista o vídeo, não esqueça de deixar um comentário.

Por: Marcelo Carvalho




Outro bom exemplo


O Projeto Mutirão da CriAção, elaborado pelos professores da Sala de Informática Educativa (Aderilson Parente e Tânia Sanches), com apoio do professor de Artes (Tadeu Nunes), tem contribuído de maneira significativa para que os alunos reflitam sobre a necessidade de reaproveitamento do lixo tecnológico, além de desenvolver a consciência de trabalho em grupo para a melhoria da escola.
Após a coleta do lixo tecnológico, os alunos - divididos em grupos - reutilizam os materiais para a produção de bijuterias, peças decorativas e utilitárias, brinquedos, robôs, etc. Há também um outro grupo de alunos responsáveis pela pintura da parede externa da sala, grafitagem de objetos e decoração.
A equipe está mesmo decidida a conscientizar a comunidade escolar da importância dos três "R": redução, reutilização e reciclagem.

Bom exemplo, garotada!

Texto e imagem publicado originalmente no blog da escola Dr. Agostinho Monteiro

Postado por: Marcelo Carvalho

sábado, 16 de janeiro de 2010

Helena Guilhon: exemplo de escola e de projetos importantes

O vídeo abaixo mostra um pouco dos eventos do ano de 2009, realizados na escola D. Helena Guilhon, no vídeo destaca-se imagens referentes as ações da CTAE/SEDUC, de nosso NTE e do NTE Belém 2, como os concursos de blogs.

Parabéns a toda a comunidades escolar!

Acesse o vídeo:



O vídeo também está disponível no site da SEDUC, que graças ao bom trabalho da DITEC, está exibindo o conteúdo digital (blogs, vídeos) produzidos em nossas escolas. Para acessar o site da SEDUC click no link abaixo:

Vídeo SEDUC

Postado por: Marcelo Carvalho

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

1ª Reunião Pedagógica do NTE Professor Washington L. Barbosa Lopes




Hoje, dia 15/01/2010, no auditório do NTE realizamos nossa 1ª reunião pedagógica, com uma pauta estritamente pedagógica, a reunião contou com a presença de gestores de USEs, diretores de escolas e professores que atuam em salas de informática da rede estadual de ensino (o auditório estava lotado).

Na oportunidade apresentamos nossos novos projetos, entre eles, o Centro de Estudo e Pesquisa Multimídia Prof. Ismar Oliveira, a rádio Web do NTE (transmitiu a reunião ao vivo pela internet) o Portal NTE (http://www.ntebelempa.suapagina.net/), e o I Festival multimídia das escolas públicas.

Também apresentamos os novos cursos e mini-cursos do NTE para 2010. Teremos 04 cursos regulares e 10 mini-cursos (cada mini-curso com carga-horária de 16 h). Os cursos ocorrerão sempre no NTE e os mini-cursos serão realizados nas escolas em parceria com as USEs.


Relação de cursos:


Introdução à Educação Digital – 40 h

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – 100 h

Elaboração de Projetos – 40 h

Construção de Objetos de Aprendizagem utilizando o software JClic – 40 h


Relação de mini-cursos:


Portal do Professor - MEC

Portal Escolar – SEDUC

Portal Educarede

Google Docs

História em quadrinhos (Hagaquê)

Produção de mídia impressa – Jornal, revista, fanzine, folder etc. (Scribus e Gimp)

Gravação e edição de vídeos

Gravação e edição de áudio (vinhetas, spots, podcast)

Objetos de Aprendizagem de Matemática e Física

Blog


Outra novidade é o assessoramento pedagógico às salas de informática educativa, este ano, cada professor do NTE ficará responsável por acompanhar o trabalho nas escolas das USEs, nossa expectativa é apoiar os projetos inovadores desenvolvidos nas escolas.


Relação de professores multiplicadores por USE (assessoramento pedagógico):


Alberto Gomes: USE 07

Anilza Brasil: USE 10

Dilson Aires: USE 06

Flávio Bacelar: USE 01

Franz Pereira: USE 03

Joaquim Jares: USE 11

Juscelino dos Santos Hernandez: USE 08

Maria do Carmo Acácio: USE 02

Rosistela Oliveira: USE 09


O NTE reafirma seu compromisso com a política pública empreendida pelo Governo Popular e contribui com a formação continuada dos professores, com os projetos de nossas escolas e com a melhoria da educação pública.


Texto: Marcelo Carvalho

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Oficina de Formação na Escola Graziela Mourão


A Formação aconteceu nos dias 05, 06, 07 e 13/10/2010







NTE Belém em - Formação do UCA - Retiro -Cachoeira do Arari - Marajó

O Projeto UCA é uma iniciativa do Governo Federal que visa distribuir a cada estudante da Rede Pública do Ensino Básico Brasileiro um laptop voltado à educação. A intenção do Programa é inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação no país. É preciso preparar desde já os alunos para serem agentes criativos. Dentro desse contexto, acredita-se que o laptop seja uma ferramenta fundamental, já que auxilia o aprendiz na criação e compartilhamento do conhecimento, através da interação na rede tecnológica. A constante troca de experiências e informações entre os próprios alunos e entre as crianças e suas comunidades poderá aproximar Escola e Comunidade, motivando os alunos a produzir conhecimento.











terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Centro de Estudo e Pesquisa Multimídia Prof. Ismar Oliveira

Hoje, dia do aniversário de Belém (394 anos), o Núcleo de Tecnologia Educacional Prof. Washington Lopes dá os primeiros passos para a implantação do seu Centro de Estudo e Pesquisa Multimídia- CEPEM, que tem como patrono o jornalista e emérito pesquisador na área da Comunicação e Educação Prof. Ismar Oliveira Soares, do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
* Nas imagens acima: o rack com a mesa de som e o amplificador (parte do equipamento do Projeto Rádio Escola); o Prof. Sanches montando o equipamento em nosso NTE e o Coordenador do NTE, Prof. Marcelo, verificando o aparelho de CD/ DVD, que juntamente com o micro system são do acervo do NTE.
A criação de um centro de estudo e pesquisas que integrasse ferramentas computacionais e multimidiáticas, numa perspectiva educomunicativa, acalentava os pensamentos do Coordenador do NTE, Prof. Marcelo Carvalho, e de alguns multiplicadores já há algum tempo.

E esse sonho começou a se concretizar com a chegada dos equipamentos do Projeto Rádio Escola (rack, mesa de som de 8 canais, amplificador e microfone), doados pelo CTAE/SEDUC.
* Nas imagens acima: o Prof. Marcelo observa o Prof. Sanches testar os equipamentos de audio e vídeo récem instalados; o sorriso de satisfação do Prof. Marcelo com o trabalho concluído.
Instalado, em um dos laboratórios do NTE (que a partir de hoje deixa de ser laboratório de informática e torna-se o centro multimídia), os equipamentos do Projeto Rádio Escola somaram-se aos equipamentos de som e vídeo do acervo do NTE para constituir o CEPEM Prof. Ismar Soares.
No centro teremos equipamentos para gravação e edição de áudio e vídeo, uma biblioteca e ainda reuniremos um acervo de CD-Rom, software educativos, textos digitalizados e também o Portal do NTE (ainda está em fase de finalização). No Portal teremos a Rádio-WEB e a TV-WEB do NTE.

Em março o NTE estará desenvolvendo projetos com criação e edição de pequenos vídeos (curtas, documentários, animações etc.) e de rádios digitais (Podcast) educativas. E já estão sendo programadas oficinas para habilitar os professores e alunos da rede estadual a empregarem os novos recursos de multimídia numa perspectiva educomunicativa, consoante com as propostas do Prof. Ismar Oliveira Soares.

*Postado por Franz K. Pereira

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Convocação

Convocamos todos os professores lotados em salas de informática educativa da rede estadual de ensino (SEDUC) - dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba - para participarem da 1ª reunião pedagógica de 2010.

Pauta:

Avaliação dos projetos apresentados e executados em 2009
Novos cursos do NTE
Projetos para 2010
Cronograma 2010
Plano de assessoramento do NTE para as SIE (Sala de Informática Educativa).

Data: 15/01/2010

Horário: 8 h

Local: Auditório do NTE Prof. Washington Luis B. Lopes (NTE Belém) - Av. Almirante Barroso (ao lado do Tribunal de Justiça do Estado).

Marcelo Carvalho
Coordenador do NTE Prof. Washington Luís B. Lopes

Professor da SIE da Escola Pedro A. Pedroso inicia projeto inovador

Projeto: Uso de ambientes computacionais como ferramentas de aprendizagem de Matemática e Física

Objetivo: O projeto tem como objetivo colocar o estudante em contato com diversos ambientes computacionais, estimulando a postura ativa frente à aprendizagem de Física e Matemática. Serão enfocadas duas linhas de ação:

a) o uso de interfaces computacionais altamente interativas do projeto Edukanet (financiado pelo CNPQ);

b) o uso de ambientes de computação algébrica (CA), tal como o sistema Open Source Maxima, Maple e Mathematica.

Ao final do projeto, esperamos que os estudantes participantes tenham aprendido desde técnicas básicas de uso do computador, passando para uso de ambientes de computação algébrica (CA) e elaboração de programas com aplicações à solução de problemas de Matemática e Física, aprimorando o raciocínio lógico, analítico, crítico e a capacidade de solução de problemas.

Público a ser formado: alunos do 1º ano do Ensino Médio

Equipe do projeto:

Prof. Luciano Melo (Esc. Amazonas Pedroso)

Prof. Silvio Carlos Filho (Instituto de Educação Matematica e Científica - UFPA)

Prof. Joao Felipe M. Neto (Faculdade de Fisica - UFPA)

Prof. Danilo T. Alves (Faculdade de Fisica - UFPA)


Por: Marcelo Carvalho e Anilza Brasil

Até quando esperar?

Sobre o desligamento do professor Cavalcante da coordenação estadual do Proinfo, recomendamos o belo texto publicado no blog do NTE Bragança, disponível em:

http://ntebragantino.wordpress.com/


Por: Marcelo Carvalho

sábado, 9 de janeiro de 2010

Alunos inauguram nova mídia na Escola Saturnino Favacho



Educação por meio da comunicação e da cidadania é parte da realidade dos alunos da Escola Estadual Saturnino Favacho, em Ananindeua. A ferramenta pedagógica é a transmissão da tão sonhada Rádio Escola, implementada e inaugurada na manhã desta sexta-feira (08) na instituição.

Autoridades, professores e alunos festejaram mais uma conquista: a liberdade de expressão e o fortalecimento de uma educação democrática e participativa na rede pública de ensino. Na oportunidade, a gestora da Unidade Seduc na Escola (USE 15), Rosiana Garcia, entregou kits esportivos contendo bolas, colchonetes, tabuleiros de xadrez e centenas de livros de literatura regional e nacional para compor a biblioteca da escola.

A mãe do cantor Walter Bandeira, que dá nome à rádio, Risoleta Bandeira, de 92 anos, visitou a rádio e falou de sua alegria e gratidão. “Não tenho palavras para definir a grande satisfação que sinto em participar deste momento”, disse Risoleta que também é cantora e compositora. No mês de novembro passado lançou o livro “As areias feiticeiras”, no Teatro Gasômetro.

Mileyd Casé, 17, é aluna da escola e se mostrou cheia de expectativas quanto aos avanços da rádio. “Ainda não sei como funciona exatamente a rádio, mas estou muito feliz e quero aprender sempre que puder”, disse ela.

“A emissora não tem ainda uma programação definida, pois os coordenadores da rádio irão conversar com os demais alunos para saber o que mais lhe agradam”, disse Hilton Kayan, 17 anos, que já tem experiência com o veículo e se disponibilizou a ajudar os alunos. Ainda segundo ele, o objetivo é que, futuramente, se concretize a Rádio Web – por meio do Navega Pará e a Rádio Comunitária – onde toda comunidade poderá ouví-los.

Investimento - Representando a Secretária de Educação, Socorro Coelho, o Diretor de Tecnologia da Seduc, Luis Cavalcante afirmou que o projeto “Rádio Escola” é o resultado de uma integração de projetos. Lembrou que além deste, o projeto “Aluno Repórter” - desenvolvido em Bragança também trabalha a ferramenta de comunicação para garantir à comunidade cidadania e inclusão digital. Ele explicou ainda que no Estado já se tem 80 escolas beneficiadas com recurso inteiramente do Governo do Estado.


São equipamentos de boa qualidade orçados no valor de R$ 84 mil somente para este ano. Para montar uma rádio, é necessário mesa de som com doze canais, pedestal para microfone, amplificador de som e demais equipamentos sonoros. Todo este material foi garantido pela Secretaria de Educação.


Para inaugurar a rádio, a voz singular do cantor paraense Walter Bandeira, falecido em junho (2009), interpretando as músicas “Constelação Sentimental” e “Entre nós”.

Imagem: www.ufmg.br/rede.le/radio
Texto: ASCOM/SEDUC

Postado por: Marcelo Carvalho